10 Receitas de Fertilizantes Naturais, Orgânicos e Caseiros

Os fertilizantes orgânicos ainda são raros em lojas de produtos para o jardim. E os que existem costumam ter valores acima do orçamento da maioria dos amantes de jardins. E, por vezes, muitos dos que se rotulam orgânicos não o são de fato. Por conta desta conjuntura, vamos te ensinar como produzir em casa os seus fertilizantes de forma segura, fácil rápida e barata. A maior parte deles vai utilizar ingredientes que você já tem em casa.

Os fertilizantes comercializados por aí costumam ter três letras no rótulo. O N, o P e o K. Tais letras significam as três substâncias químicas presentes nestes produtos. A saber: nitrogênio, fósforo e potássio. Tais substâncias são nutrientes necessários para o crescimento forte e saudável das suas plantas. Os nossos fertilizantes naturais vão ter estes três mesmos ingredientes e, em alguns casos, com quantidades maiores do que os comercializados.

O ser humano, para viver e sustentar o funcionamento do organismo, precisa de carboidratos, gorduras e proteínas. Já os seres vivos no reino vegetal precisam dos três nutrientes supracitados (nitrogênio, fósforo e potássio). Todavia, há 13 outros elementos que podem auxiliar no crescimento das plantas e suas raízes. Estes 13 vamos chamar de nutrientes secundários. Entre eles, se encontram o cálcio, o enxofre e o magnésio.

Dado esta introdução, você já tem o conhecimento de importância de tais nutrientes para a saúde das suas plantinhas. Agora vamos conhecer dez receitas incríveis para fazer fertilizantes naturais, orgânicos e caseiros. A grande vantagem dos fertilizantes caseiros é que eles são livres de elementos químicos e tóxicos. Se uma alimentação natural faz bem aos humanos, com as plantas não é diferente.

Café em Pó

como fertilizar o jardim

O pó de café é rico em nitrogênio, um dos três nutrientes que vimos que compõe a maioria dos fertilizantes vendidos no mercado. Para utilizar o pó de café como fertilizante, basta jogar o pó acima do solo. Uma opção é reutilizar o café velho (oxidado) que você não vai mais tomar e aplicar a versão líquida no solo, reciclando o que iria para a pia. Se você optar por esta segunda opção de aplicação, você pode diluir o café em água para render mais.

Cascas de Banana

fertilizante natural

Todos sabemos que bananas são ricas em potássio, um nutriente essencial para o funcionamento do organismo humano. As flores também adoram potássio, principalmente as rosas. Para utilizá-lo em sua horta ou canteiro, basta bater cascas de banana com água no liquidificador e colocar em um buraco, onde você vai fazer a sua plantação. Eis uma opção que vai oferecer diversos nutrientes para o seu solo.

Cascas de Ovos

Os ovos são excelentes para fertilizar um solo pobre em nutrientes. Para utilizá-los, você deve primeiramente fazer a lavagem das caras, então esmague-os até que se tornem um pó. O cálcio presente nessas cascas vão prevenir diversos males que atacam as suas flores, como podridão.

É possível fazer um mix dos três ingredientes já citados. Cascas de ovos, pó de café e cascas de bananas.

Algas Marinhas

ingredientes caseiros

As algas são ingredientes utilizados na culinária do mundo todo, especialmente em países asiáticos. Ela é excelente para o consumo humano por conta de ser rica em iodo, um nutriente essencial para o funcionamento da glândula da tireoide. Tanto a versão seca quanto a fresca é eficiente para se fertilizar um solo. Para aplicar, você deve, antes, deixar as algas em um balde de água por cerca de um mês. Então aplique o resultado no solo.

Ervas Daninhas

como fazer

Você acredita que tais plantinhas nada mais são que fertilizantes prontos, crescendo nos seus pés? Você pode utilizá-las para realizar um caldo nutritivo para as suas plantas. Para realizar este procedimento, você precisa deixar as ervas no sol para desidratar. Após isso, você vai esmagar (triturar) e jogar ao solo. Este composto é rico em nitrogênio. Uma opção é fazer um chá de ervas daninhas. O procedimento é bem simples, você vai deixar as folhas em um balde com água por um mês (mexendo semanalmente o balde). O conteúdo final será uma mistura gosmenta que você vai aplicar no solo.

Urina Humana

Por mais estranho que possa parecer (e um pouco inescrupuloso), a urina humana é um excelente fertilizante caseiro. A ureia, presente na urina, contém altas quantidades de nitrogênio, além de nutrientes essenciais como fósforo e potássio, que se encontram na maioria dos fertilizantes vendidos em lojas de jardinagem. Você pode misturar em uma proporção de 1 de urina para 8 de água e aplicar nas suas plantas. Só atente para o fato de que a urina deve vir de alguém saudável e sem doenças causadas por vírus.

Grama

receita caseira

Por ser rica em nitrogênio, a grama decomposta é um excelente fertilizante caseiro para o seu solo. Para fazer este fertilizante, você vai precisar cortar grama até encher um balde de cinco litros. Você pode adicionar algumas ervas daninhas para deixar a sua receita ainda mais nutritiva para as plantas. Adicione água ao balde e aplique ao solo que você deseja nutrir.

Estrume

natural e orgânico

O esterco de animais são encontrados facilmente. Você pode pedir para fazendeiros ou trabalhadores do campo, como pode colher em regiões onde se encontram estes animais. Alguns lugares também vendem estrume por preços acessíveis. Quanto mais velho, melhor é o esterco. Portanto, o critério de qualidade é o quão seco ele esta. Você pode enrolar um pano velho ao estrume e deixa na sombra por alguns dias antes de levá-lo ao solo.

Comida de Pets

ração canina

Sabe aquele resto de comida de cachorro, gato ou outro animal de estimação? Ela pode virar um fertilizante natural para o seu solo. Elas são ricas em proteínas e nutrientes essenciais para as plantas. Você pode polvilhar a ração e aplicar no solo com água. Caso não queira atrair animais para o local, você pode cobrir o pó com um pedaço de papelão até que ocorra a decomposição do mesmo. O papelão também vai reduzir a umidade e evitar com que apareçam as temidas ervas daninhas. Algumas lojas de ração para pets vendem ração de animais estragadas, que podem ser utilizadas para este fim.

Dúvidas? Comente!

 

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest