7 Dicas de Como Cultivar Rosas em Jardins, Vasos, Quintal

Aprenda como cultivar rosas em 7 passos

As rosas são flores altamente populares não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Versáteis e aparecendo em diferentes opções, essas flores também são uma das mais fáceis de serem cuidadas, garantindo que você possa ter a sua seja no jardim ou em um vaso bem pertinho de você. Para conseguir o aspecto desejado, confira 7 dicas de como cultivar rosas.

sugestões de jardinagem

Mantenha as flores em temperaturas amenas

A condição ideal para cultivar rosas é mantê-las em uma temperatura amena, ou seja, que não seja quente demais e nem fria demais. Normalmente, as rosas se desenvolvem de maneira satisfatória em uma faixa de temperatura que vai de 18 a 25°C.

temperatura ideal

Como o Brasil é um país tropical e que faz muito calor praticamente o ano inteiro, o ideal é mantê-las em um lugar fresco da casa. Isso não significa, entretanto, colocá-las no ar condicionado, por exemplo, já que isso pode fazer com que a flor fique atrofiada.

Deixe-as no sol por tempo suficiente

tomando sol

Diferentemente de muitas outras flores, as rosas são do tipo sol pleno, ou seja, precisam de exposição solar direta por algum tempo. O ideal é deixar a sua rosa por pelo menos 6 horas no sol, garantindo que ela receba tudo o que precisa para se desenvolver.

pintadas a mão

Você pode se perguntar, entretanto, como é possível garantir que a rosa fique por 6 horas no sol, mas em temperaturas amenas. A resposta para essa pergunta é simples: basta deixá-las expostas ao sol no período de 7 às 11 da manhã e de 4 às 6 da tarde, pois nesses períodos o calor está menos intenso. Com isso, você garante que a flor receba a luminosidade necessária sem que isso afete seu desenvolvimento.

Regue do jeito certo

cultivo de flores

Um erro muito comum entre quem não procura previamente como cultivar rosas é o jeito de regar a flor: ao molhar as flores e as pétalas você aumenta as chances de que se desenvolvam doenças na planta. Por isso, o mais recomendado é regar diretamente na base da planta junto ao caule, garantindo o desenvolvimento certo.

em vários tons

Nos estágios iniciais da flor a rega deve acontecer diariamente. Quando ela já estiver desenvolvida, total ou parcialmente, a rega deve acontecer uma vez por semana no inverno ou duas vezes por semana no verão.

Garanta um solo rico e com boa drenagem

solo rico

De maneira geral, as rosas se desenvolvem bem em qualquer que seja o terreno – afinal, quem nunca viu uma roseira em um solo que parecia não ter nada demais? Isso não significa, entretanto, que o solo deva ser pobre em nutrientes porque se for esse o caso, sua rosa nunca ficará tão bonita quanto ela é capaz.

Como Cultivar Rosas

Dessa forma, o solo precisa contar uma boa quantidade de matéria orgânica, mas também precisa possuir um sistema de drenagem eficiente. Com isso, a terra não ficará encharcada e nem ocorrerão prejuízos para a raiz da flor.

Não se esqueça de podar

jardim florido

Muitas plantas respondem melhor quando passam com podas, mas com as rosas isso é totalmente indispensável. Assim, a poda deve acontecer em dois momentos principais: após um ano do plantio e após cada floração.

Dicas de Como Cultivar Rosas

Para a primeira poda e todas as anuais subsequentes o ideal é que seja feita no período de junho a agosto, sendo julho o ponto ótimo. Já após a floração, o ideal é cortar algumas folhas abaixo do botão de maneira diagonal, garantindo que a rosa possa continuar crescendo e se desenvolvendo.

Adube regularmente

sobre adubo

Somente garantir que o solo seja rico não será o bastante, já que as rosas precisam de um “incentivo” para crescer em alguns momentos. Assim, a adubação deve ser feita com material orgânico, como esterco e compostos específicos. Essa adubação deve acontecer em três períodos diferentes do ano: após a primeira poda, entre janeiro e fevereiro e entre novembro e dezembro, garantindo que a rosa possa aproveitar ao máximo o aumento da exposição solar.

Elimine as pragas

Não é incomum que as rosas sofram com fungos e outras fragas, então se você quiser que sua flor esteja sempre bonita você deve manter-se sempre atenta à sua aparência. Se as pétalas ou folhas aparecerem com pequenos furos ou manchas estranhas então o ideal é comprar um pesticida ou utilizar soluções caseiras para proteger a sua flor.

Como Cultivar Rosas

Como cultivar rosas é mais fácil do que parece e devido a isso a rosa é uma das flores mais populares e mais comercializadas em todo o mundo. Ao tomar cuidado para garantir que a flor tenha as condições necessárias ao seu desenvolvimento você conseguirá lindas flores por muito tempo.

Alguma dúvida sobre o cultivo de rosas? Comente abaixo!

4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *