Como Acabar com Lesmas e Caracóis que Parasitam o Jardim

Eis duas pragas que costumam parasitar jardins, principalmente em regiões mais frias do Brasil como o sul. Eles costumam se alimentar de vegetais e brotos, estragando canteiros, hortas e flores. Os jardins mais úmidos costumam ser o refúgio favorito destas pragas. Embora a primeira ideia que vem a mente do jardineiro é exterminar as pragas com venenos, esta pode não ser a forma mais correta ecologicamente para resolver tal problema. Neste artigo, você vai aprender como acabar com lesmas e caracóis que parasitam suas flores e plantas.

pragas

Por anos, caracóis e lesmas foram as pragas dos jardineiros. Hoje, já existem alguns métodos eficientes que podem ser empregados para controlar o surgimento e dissipação dessas pragas. Neste artigo, vamos expôr diversos métodos que podem ser testados até que você encontre a melhor forma de lidar com o problema segundo as suas circunstâncias.

Optamos por escolher apenas métodos orgânicos e naturais, que não causam danos ecológicos para a natureza. Cada método tem um grau de efetividade diferente, mas garanto que você não vai sair daqui sem uma solução eficiente.

Antes de mais nada, é preciso entender quais são as diferenças e semelhanças entre lesmas e caracóis. Embora isso possa parecer óbvio, é bom entender os hábitos destes seres vivos para entender quais são as melhores formas de eliminá-los.

remover parasitas

As lesmas não têm casco, diferente dos caracóis. E também costumam ter um tom mais escurecido. Os caracóis tem seus cascos engrossados de acordo com o seu envelhecimento. As cores destes animais costumam ir do cinza escuro, verde ou preto. Ambos animais deixam trilhas de muco e lodo por onde passam. Seus ovos são clarinhos, podendo ser ovais ou redondos, depositados em líquidos gelatinosos visando a reprodução.

Danos dos Parasitas

danos

As lemas se alimentam das folhas das flores e plantas. Elas costumam parasitar todo o tipo de planta. Todavia, as lemas e caramujos também costumam consumir plantas em decomposição. Além de folhas, seus hábitos alimentares contam com caules e frutos. Estes moluscos costumam parasitar desde plantas mais velhas quanto plantas novas.

Caracóis e lemas tem a habilidade de escalar árvores e arbustos para sua alimentação. Assim sendo, nenhuma planta está livre dos danos causados por estes moluscos. Eles costumam preferir plantas cuja umidade seja maior.

eliminar

Ambos animais costumam ovular em locais úmidos, geralmente abaixo de pedras ou lixos espalhados pelo quintal. Os ovos costumam dar filhotes entre 2 a 4 semanas após a ovulação. As lemas crescem por 5 meses e tem sua atividade por cerca de dois anos antes de morrerem. Os caracóis demoram 2 anos para atingir a idade adulta.

quintal

Como Eliminar Lesmas e Caracóis do Quintal

Como dito acima, os melhores meios são aqueles mais ecológicos, dado que não queremos afetar o ecossistema natural do planeta. Segue alguns dos métodos mais eficientes em diversos graus para a aplicação no seu quintal:

  • Remoção Manual: antes de qualquer método, coletar estes animais manualmente pode funcionar. Isso se dá porque as lemas adultas costumam se juntar antes do período de ovulação. Assim sendo, remover eles manualmente pode evitar a reprodução, livrando o seu quintal destas pragas. E como realizar este procedimento? É muito simples. Basta sair com uma lanterna no período noturno e remover eles com uma luva colocando-os em um saco. Outra opção é jogar uma solução de água e sal nestes animais para matá-los;
  • Armadilha: você também pode criar uma armadilha, colocando folhas de alface para reunir os caracóis e então poder recolhê-los de uma só vez. Lembre-se de ficar esperto, dado que eles podem devorar as folhas de alface em um curto espaço de tempo. Uma outra opção de armadilha é misturar cerveja com mel para atrair tais pragas em um prato fundo no chão. Assim sendo, eles vão se afogar após tentarem se alimentar do mel;
  • Cadeia Alimentar: outra opção é apostar na cadeia alimentar, colocando no seu jardim animais que podem devorar caracóis e lesmas. Entre estes animais, estão os sapos, as tartarugas e as aves.

Você tem dúvidas? Quais dos métodos acima você achou mais interessante? Comente abaixo!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *