Flor Caracol: Fotos, Informações, Como Fazer Passo a Passo

A Vigna Caracalla pode ter um nome estranho, mas talvez você já tenha ouvido falar por seus nomes mais populares: flor caracol, trepadeira caracolada, caramujo real, caracol real, flor caracol judel, dentre outros apelidos mudando conforme a cidade ou região. Não podemos dizer que é uma planta apenas nossa porque pode ser encontrada tanto na América Central como América do Sul, mas por aqui é bastante conhecida. Nos Estados Unidos está na lista de uma das mais plantas mais bonitas para arborização de fachadas residenciais.

Características da flor caracol

Por ser do tipo trepadeira, é uma planta muito usada em projetos externos como fachadas e muros e com muito charme para isso. É uma planta leguminosa (ou seja, é uma prima bem próxima da ervilha) e tipicamente tropical, conseguindo desenvolver muito bem no Brasil nos mais diversos climas e suas variações, com excesso do sertão nordestino. As folhas são verde intenso e trifolhadas, uma beleza mesmo sem flores.

Na fase adulta chega a oito metros de altura facilmente, por isso podem muito bem ser usadas em fachadas prediais como decoração. O período de surgimento das flores é o mesmo da maior parte das plantas, a primavera, quando chega ao seu auge, mas também floresce do verão ao outono. Ou seja: são 9 meses de pura beleza!

Em forma natural as flores podem ter três cores: branco, lilás e amarelo com toques esverdeados. O diferencial da planta é que uma muda pode gerar flores das três cores em uma primavera, enquanto outras ficam em apenas um tom, a grande maioria, na verdade. Há frutos, pequenas vagens em forma cilíndrica. O aroma exalado pela flor é agradável e leve, atraindo as abelhas, as grandes responsáveis por sua polinização.

dicas de flores flor catavento como fazer flor caracol flor caracol de croche galeria de inspiração fotos inspiradoras fotos de flor caracol tutorial de flor caracol modelos de flor caracol de croche seleção de imagens

Conheça a flor catavento!

galeria de fotos flores caracol passo a passo de flor caracol tutorial de como fazer

Confira o passo a passo de como fazer em croche:

Cultivo da flor caracol

A vantagem da escolha desta planta é sua flexibilidade de crescimento, pode ser plantada tanto em jardins como em vasos. Suas raízes são rasas, então qualquer terreno levemente úmido pode receber a planta sem problemas. A melhor forma de replantio é em mudas, garante um melhor desenvolvimento. Contudo, se a opção for por sementes, não há problemas. Plante-as em terra úmida e apenas 30 dias depois comece a adubar, mas regando todos os dias. A brota acontece entre três a quatro meses depois, sendo uma das mais longas a mostrar resultados. Mas cuidado corretamente vai acontecer, não é necessário se preocupar.

Indica-se uma regagem diária, mas para quem não tem tempo, não há problema. Ao menos a cada dois dias é o ideal para o desenvolvimento saudável e flores mais brilhantes e viscosas. O cenário ideal é sol pleno (mas não há problema de cultivo em meia sombra) e um enriquecimento do solo constante com adubos naturais e borrifar as flores mais altas para não secarem mais rápido por falta de nutrição. Quanto mais úmido ficar a terra melhor, sem a necessidade de encharcar.

Infelizmente é uma planta de clima tropical típico, não conseguindo sobreviver em climas frios e muito menos geadas. Necessita do sol e não sobrevive ao congelamento.

O que você acha desta flor? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *