Flor Catavento: Fotos, Como Fazer Passo a Passo, Imagens

A flor Tabernaemontana laeta é da família das apocináceas e é uma planta bem popular no Brasil, presente em diversos jardins. Talvez você não conheça a planta por este nome, mas os demais são super populares: flor catavento, jasmim de leite, cinco chagas, goeirana, flor bem te vi, jasmim de cachorro, dentre outros. A planta é popular até no artesanato, sendo uma das mais populares para aprender a fazer para decoração.

Uma das vantagens do seu cultivo em jardins é ser uma planta constante, ou seja, constante. Apesar de ser mais bonita na primavera, pode-se encontrar suas flores durante todo o ano bem abertas, o que deixa a planta como excelente opção para jardinagem em órgãos públicos. Também é do tipo perene, ou seja, ela tem um ciclo de vida longo. Algumas plantas necessitam ser replantadas após um ano porque chegam a seu ápice, enquanto as perenes sobrevivem por anos apenas com os cuidados básicos.

Habitat natural da flor catavento

Quer deixar seu jardim mais regional? Então esta é a flor esperada. A planta é endêmica brasileira, ou seja, seu local de origem e consolidação é por aqui. Os estados mais comuns a mostrarem de forma natural a flor são São Paulo e Rio de Janeiro, mas também é bem comum em Minas Gerais e Paraná. Os climas ideias para cultivo são o tropical e subtropical, ou seja, suportando tanto os dias mais quentes como os invernos mais chuvosos e intensos. Basta observar as regiões nas quais são comuns e seus climas de inverno. O seu solo ideal é úmido mas não encharcado.

Características da flor catavento

As folhas da planta são semi circulares e com verde intenso e assimétricas. Já as flores possuem tipicamente cinco pétalas largas em grande quantidade por planta, por isso é uma das preferidas para projetos de jardinagem em órgãos públicos. É uma flor perfumada de aroma agradável e calmante. O caule pode vir na cor branca ou amarelo mais claro e com bastante látex. Seus galhos tem formação em Y, tornando-a mais fácil de identificação.

É uma planta de pequeno porte, alcançado no máximo até três metros de altura, sendo a versão com um metro a mais comum. Pode necessitar de um pouco mais de espaço no jardim, pois a largura da planta chega a dois metros e meio. Portanto, espaçamento entre as mudas é importante para garantir um bom desenvolvimento e espaçar as podas.

Flores Catavento fotos de croche Flores Catavento tutorial passo a passo Tutorial de Flores Catavento Fotos de Flores Catavento dicas de croche Modelos de Flores Catavento modelos de tapetes Dicas de Flores Catavento Imagens de Flores Catavento imagens de croche Flores Catavento

Confira como fazer em crochê passo a passo:

Cultivo da flor catavento

É uma planta de fácil cultivo, mas necessita de alguns cuidados para a sua beleza ser aproveitada em seu máximo esplendor. Um deles é regagem diária para manter o solo sempre úmido e pode usara borrifador para hidratar melhor as folhas e flores. Também precisa de pleno sol ou meia sombra durante o dia.

Preço da flor catavento

Por ser uma planta popular, pode ser encontrada facilmente em lojas especializadas tanto em sua versão em sementes como muda. O valor médio de mercado é de R$ 10 a muda e R$ 6 o pacote de sementes.

O que você acha desta flor? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *