Nomes e Fotos de Flores Brasileiras: Populares e Raras do Brasil

Conheça as flores brasileiras mais bonitas

O Brasil possui uma flora e uma fauna ricas em biodiversidade, com espécies, inclusive, que só existem em nosso país. Isso não é diferente com as flores, que possuem exemplares totalmente nacionais. Desde as mais conhecidas até as mais exóticas, as flores brasileiras chamam a atenção por sua beleza e aspecto único. Assim, conheça mais sobre 10 flores brasileiras.

1. FLOR DO PAU-BRASIL

nomes e tipos de flores brasileiras
FLOR DO PAU-BRASIL
flores brasileiras
FLOR DO PAU-BRASIL

Flor oriunda da planta que nomeou o país, a flor do pau-brasil é característica do território nacional. Suas pétalas são amarelas com manchas em tom vermelho – a cor do pau-brasil.

Possui quatro flores e um aroma bastante delicado, suave e doce. Apesar de bela, a flor possui um período curto no qual permanece aberta: no máximo 15 dias. Em alguns casos, inclusive, a floração pode demorar 10 dias e o resultado final, apenas 24 horas. Devido à intensa exploração do pau-brasil no tempo da colonização, a flor dessa árvore não é encontrada tão facilmente no território nacional.

2. FLOR-DE-MAIO

com degradê
FLOR-DE-MAIO
branco e rosa
FLOR-DE-MAIO

Da família dos cactos e, portanto, uma suculenta, a flor-de-maio é outra entre as flores brasileiras e é bastante popular nos lares em todo o país. Possui cores que variam do branco ao vermelho intenso, passando também pelo amarelo. O nome dessa flor diz respeito à época do ano em que ocorre a floração da espécie.

3. ONZE-HORAS

dicas de flores brasileiras
ONZE-HORAS
fotos de flores brasileiras
ONZE-HORAS
flores brasileiras
ONZE-HORAS

Presentes em muitos jardins brasileiros, as onze-horas são flores brasileiras de aspecto delicado, colorido e vibrante. Por aguentarem o sol forte, são ideais para a composição de canteiros, inclusive públicos. Elas florescem na primavera e podem durar até o verão. Aprecem em cores como branco, amarelo, laranja, rosa e vermelho.

4. IPÊ

brasil
IPÊ
flor amarela
IPÊ

O ipê, por sua vez, é uma árvore também bastante conhecida no Brasil, assim como suas flores. As flores podem ser amarelas, roxas ou brancas e o ipê amarelo é considerado por lei a árvore símbolo do Brasil. Além disso, o ipê amarelo é encontrado mais comumente no Sudeste do país e é muito utilizado em espaços urbanos. Sua floração acontece logo no final do inverno. Quando as flores caem as ruas se tornam coloridas graças a essa árvore.

5. MANACÁ-DA-SERRA

em uma só cor
MANACÁ-DA-SERRA
em duas cores
MANACÁ-DA-SERRA

Já o manacá-da-serra é uma árvore característica da Mata Atlântica e possui flores tipicamente brasileiras. Essa árvore pode atingir mais de 10 metros de altura e dá origem a flores roxas e delicadas, encantando e embelezando qualquer ambiente. Curiosamente, as flores nascem na cor branca e só a partir daí é que vão ganhando o tom progressivamente mais arroxeado. A floração ocorre do meio da primavera até o final do verão.

6. BUGANVÍLEA

tipo de flor brasileira
BUGANVÍLEA
flor brasileira
BUGANVÍLEA
seleção de fotos
BUGANVÍLEA
flor comum
BUGANVÍLEA
flores raras
BUGANVÍLEA
raras e comuns
BUGANVÍLEA
nome de flor brasileira
BUGANVÍLEA

A buganvílea, por sua vez, é muito conhecida entre os amantes de flores e também é muito utilizada na decoração de casas. É ideal, inclusive, onde não há muito espaço para varandas e sacadas, por exemplo. Diferentemente do que se acha, entretanto, essa flor não é rosa e grande e, sim, pequena e amarela. A coloração rosada é, na verdade, uma estrutura conhecida como bráctea – e não pétala, como muita gente acredita.

7. ALAMANDA

flores brasileiras
ALAMANDA
dicas de flores brasileiras
ALAMANDA
flor do Brasil
ALAMANDA
nomes de flor do Brasil
ALAMANDA

Já a alamanda é uma trepadeira florífera que serve, inclusive, para a ornamentação de muros em geral. Pode atingir até 3 metros de altura e possui flores amarelas ou roxas e são delicadas e simétricas. O miolo da flor é, na verdade, afundado em elação às pétalas, criando um visual ainda mais bonito. Além disso, a folhagem é bastante volumosa, o que dá um aspecto ainda mais bonito a essa flor.

8. CALIANDRA

fotos de flores brasileiras
CALIANDRA
imagens de flores brasileiras
CALIANDRA

A caliandra é um tipo de arbusto que pode atingir uma altura de até 4 metros e que origina uma das flores brasileiras mais bonitas e diferentes: em formato globular e que possui elementos que se assemelham a tiras vermelhadas. O resultado é uma flor diferente e que se assemelha a um alecrim colorido. Embora ocorra o ano todo, a floração é favorecida no período mais quente do ano.

9. VIOLETEIRA

flores brasileiras
VIOLETEIRA

Outro tipo de arbusto bastante florífero, a violeteira dá origem a flores em um tom de roxo intenso e com arbustos bastante volumosos. A grande beleza dessas flores brasileiras é que elas são dispostas em cachos, criando uma aparência única e refinada. A floração acontece na primavera e no verão e também dá origem a pequenos frutos amarelos.

10. JACARANDÁ

plantas nativas
JACARANDÁ
cor roxa
JACARANDÁ

Assim como o manacá-da-serra, o jacarandá também é uma árvore característica da Mata Atlântica e que produz lindas e características flores. Pode alcançar até 15 metros de altura e suas flores são em tom de lilás, grandes e perfumadas. A floração acontece na primavera, dando origem a copas totalmente roxas.

Assim, conhecer as flores brasileiras é conhecer um pouco mais de nosso país e de sua rica biodiversidade. Qual é a sua flor brasileira preferida? Escolha a que mais te agradar e considere a possibilidade de ter um exemplar bem pertinho de você.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
11 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *