Flor do Pau Brasil: Características, Plantio, Cultivo, Fotos!

A Flor-do-Pau-Brasil tem quatro pétalas amarelas bem grandes e uma pequena no centro, de cor vermelha. É verdadeiramente uma obra mágica da natureza. Exala um perfume maravilhoso e muito agradável, quase parecido ao do Jasmim, só um pouco mais suave. Já a madeira do Pau-Brasil (Caesalpinia echinata) tem uma cor avermelhada bem específica.

pau brasil

Apesar de ser uma flor absolutamente linda, infelizmente, é uma espécie que só floresce uma vez ao ano, o que a torna uma raridade, uma flor impecável e muito apreciada. Estas flores do Pau-

Brasil são tão especiais e maravilhosas que permanecem por muito pouco tempo abertas, revelando toda a sua beleza.

O tempo máximo que ficam abertas é de 15 dias, tornando a espécie muito mais interessante do que já é. Por muitas vezes a abertura de suas pétalas acabam durando apenas 10 dias, isto considerando um florescimento de apenas 24 horas.

melhores ideias

Como já dito, tem um perfume muito parecido com o Jasmim e um aroma considerado cítrico e adocicado ao mesmo tempo. Este aroma diferenciado acaba atraindo muitas abelhas e borboletas que facilitam a sua polinização. A Flor-do-Pau-Brasil é realmente um legado histórico deixado pela mãe natureza.

Características

A Flor-do-Pau-Brasil nasce dos próprios cachos da espécie, bem ereta e bem próximo aos ramos de seu ápice. São flores aromáticas e em sua constituição possuem: dez estames, um pistilo e um ovário súpero, que é considerado bem alongado para esta espécie.

flor de pau brasil
espécies diferentes
características belas
como são
informações

Possui uma linda pétala vermelha delicadamente colocada em seu centro e é considerada a mais aromática de todas gerando ainda uma magnífica combinação de cores. Sua árvore chega a ter de 10 e 15 metros de altura e era abundante na Mata Atlântica, principalmente na época do descobrimento.

A principal utilização

Claro que a principal utilização de qualquer flor linda como a Flor-do-Pau-Brasil deve ser a de embelezar todo e qualquer ambiente, além de perfumá-lo.

Mas no caso específico da Flor-do-Pau-Brasil, provavelmente por conta do seu aroma fino, suave e muito parecido com o perfume do Jasmim, ela tem sido utilizada para a produção de produtos industrializados, a exemplo de alguns tipos de aromatizantes, sabões líquidos entre outros que podem ser fabricados com o extrato das flores do Pau-Brasil, mesmo considerando que esta flor é uma espécie em extinção.

Os fabricantes desses produtos, no entanto, acabam plantando a flor para que a mesma possa ser colhida em sua época, mesmo porque, a maioria desses produtos oriundos da Flor-do-Pau-Brasil são raramente encontrados em escala industrial. A maioria deles são produzidos de forma artesanal.

amarelas
flores amarelas
muito bonita
maravilhas
a natureza é bela
muito encantamento
muito linda

Cultivando a Flor-do-Pau-Brasil

O seu plantio é considerado muito fácil. Faça uma pequena cova com aproximadamente 20 cm de fundura e largura, tire o plástico que protege a muda e plante-a diretamente nesta cova. Acrescente adubo orgânico para garantir os nutrientes necessários à planta. No período de plantio e crescimento regue uma vez ao dia por um mês, mas nunca a encharque.

O pau-brasil é uma espécie muito resistente. Tanto é que quando identificar que o pé da Flor-do-Pau-Brasil pegou mesmo, nem precisa mais cuidar da muda. A planta do Pau-Brasil consegue sobreviver até em regiões que passam seis meses ou mais sem chuva.

Mas, no entanto, você não precisa deixar a planta em seu limite de sobrevivência. Então, após o período de total adaptação da planta, tente manter uma rega mínima periódica, evitando que o solo seque por completo e, semestralmente pelo menos, dê uma reforçada na dose de fertilizante. Nada como garantir uma planta sadia e com muita saúde.

Procure sempre plantar duas ou mais mudas a uma distância de aproximadamente 4 metros uma da outra. Isso facilitará a sua floração, polinização e reprodução.

Agora é só aguardar e maravilhar-se com as suas lindas flores. O pau-brasil também pode ser plantado em vasos ou em canteiros pois ele tem uma grande facilidade de adaptação ao local onde foi plantado.

No caso de um vaso não há a necessidade de expor a planta diretamente ao sol e sim apenas permita que ela tenha considerável luminosidade. Lembrando que a planta só floresce uma vez ao ano e suas flores duram no máximo 15 dias. Mas serão 15 dias fascinantes e deslumbrantes.

flores amarelas
fotos de flores
as mais bonitas
as mais belas
dicas de flores
pau brasil
fotos de pau brasil
imagens de flores

Curiosidades e detalhes da Flor-do-Pau-Brasil

Outros nomes da planta: ibirapitanga, orabutã, arabutá, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, pau-rosado, pau-pernambuco, entre outros.

Propagação: através de sementes ou o plantio da muda já germinada.

Tipo de Madeira: o Pau-Brasil possui uma madeira extremamente dura, pesada, compacta, com grande resistência e praticamente incorruptível. Talvez por este motivo tenha, por diversas vezes, entrado em períodos de pré-extinção.

Curiosidade histórica: a planta da Flor-do-Pau-Brasil, mais especificamente a madeira de seu tronco, antes mesmo de ter este nome, era usado como a principal matéria-prima para fabricação de tinta específica para colorir roupas no Iêmen.

Seu nome, em árabe, foi então traduzido para um outro idioma, o chamado “toscano verzino” e, posteriormente ainda, recebeu nova versão, agora francesa, ‘Brésil’. É exatamente desta versão francesa que surgiu ou deu origem ao nome ‘Brasil’.

Dia Nacional do Pau-Brasil: este dia foi criado unicamente como forma de conscientização da população da necessidade de se preservar a planta. É comemorado em 3 de maio, conforme a Lei Federal n° 6.607, de 7 de dezembro de 1978.

O Pau-Brasil, bem como e consequentemente a Flor-do-Pau-Brasil, quase chegaram a extinção, isto porque a árvore do Pau-Brasil, para ser considerada adulta totalmente, leva cerca de cem anos, alcançando então os seus 30 metros de altura ou mais com aproximadamente 1,5 metros de circunferência.

Esta árvore, muito abundante na época da vinda dos portugueses para o Brasil está hoje quase extinta, só sendo encontrada em jardins botânicos, parques nacionais e em algumas plantações esporádicas em regiões distantes ou mesmo quando ocorrem, vez ou outra, grandes eventos patrióticos.

Atualmente, inclusive, é raro encontrar a planta em seu estado adulto total, com os seus exuberantes 30 metros de altura. Neste sentido, sua flor passa a ser mais rara ainda. Quer preservar esta linda flor? Então, plante-a logo e garanta a sua contribuição na preservação desta espécie.

Você tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *