Flor Amarílis: Como Cultivar e Cuidar, Fotos, Espécies, Cores, Imagens!


Uma flor 100% brasileira, resistente ao clima tropical e com grande beleza, a flor amarilis tem ganhado espaço como adorno e até mesmo como buquê. Considerada a tulipa brasileira, esta flor possui características únicas; ela é a perfeita união entre versatilidade, beleza resistência e sofisticação. Por se adaptar a climas quentes, a amarilis pode ser cultivada em todos os cantos do país, ponto que a classifica como melhor perante os variados tipos de flores existentes na natureza.

flores amamos muito fotos as mais belas

O nome parece estranho? A amarilis também é conhecida como açucena ou flor da imperatriz. Não muito grande, essa flor atinge cerca de meio metro de altura e é altamente utilizada para fins ornamentais, já que possui flores grandes e com cores variadas que vão do branco ao laranja. Sua floração é anual e geralmente ocorre durante o começo do verão. Como nosso país é cheio de riquezas e variedades, a amarilis não poderia ser considerada uma flor brasileira se não tivesse diversos tipos, certo? Todas igualmente bonitas, as variações desta flor permitem escolhas sofisticadas ou com mescla de cores. Vamos conhecer os tipos?

  • Branca: começando pela mais básica – porém igualmente bonita – temos a amarilis branca. Esta flor é uma opção para quem gosta de delicadeza. Suas pétalas são abertas e completamente brancas, mas seu interior é suavemente amarelado, gerando um contraste belo e delicado.
  • Vermelha: Para quem gosta de cores vivas, a amarilis vermelha é a escolha certa. Com um tom rubro muito vívido, a coloração se aproxima de um vermelho sangue. Assim como a branca, seu miolo possui a coloração diferente, assumindo um tom de vinho, criando um aspecto de sombra e dando uma sensação de profundidade na flor. O que dá um toque diferenciado e delicado a esta variação são as antenas amarelas. Suas pétalas são um pouco irregulares, o que causa um efeito bacana de movimento quando estas flores são colocadas em buquês ou em camadas.
  • Laranja: Apesar de a cor ser considerada mais chamativa que a vermelha, a amarilis laranja é uma opção para quem deseja unir vivacidade e sutileza, já que seus tons de laranja variam de um mais delicado a um mais queimado. Este tipo é perfeito para enfeitar lugares com alta iluminação, como varandas. Seu contraste com a luz a deixam mais bonita e refletem a cor no ambiente. Ela vai desde um tom abóbora até aquele laranja de telha, reforçando que é uma flor típica do clima tropical brasileiro.
  • Amarelo: Esta já não engana quem prefere chamar à atenção. A amarilis amarela é resplandecente e transmite muita vida ao ambiente em que é colocada; por isso mesmo é importante saber onde colocá-la. O ideal é optar por locais que não contam com muitos enfeites, assim deixando o brilho apenas para a flor. Geralmente suas antenas são vermelhas, o que acrescenta um charme especial a esta variação.
  • Vermelha e branca: Claro que não poderia faltar uma variação mesclada desta flor. Nesse caso, as flores são brancas e possuem algumas manchas vermelhas, deixando um efeito rajado e exótico nesta flor. A tonalidade contrária não é impossível (vermelha com manchas brancas), porém é mais difícil de ser encontrada.
  • Rosa: Um pouco mais difícil de ser encontrada, a amarilis rosa possui um tom diferenciado, com uma nuance azulada, o que dá uma coloração púrpura quando entra em contato com a luz.

Como dito antes, a amarilis é uma flor tipicamente brasileira, mas isso não quer dizer que apenas devemos deixá-la exposta ao sol sem cuidados especiais. Embora mais resistente que a maioria das flores ao calor, ela se dará melhor se for mantida em temperaturas amenas, entre 22 e 30°C. Por isso mesmo, o seu período de plantio é no outono, assim ela estando pronta no verão.

Cores da Flor Amarílis dicas de espécies

A exposição solar é necessária. O ideal é deixar a flor na iluminação natural por pelo menos 4 horas. Para não correr o risco de matar a planta afogada, você deve regá-la uma vez a cada cinco dias; não jogue água nas flores e sim nas raízes. Até mesmo quando está fechada, a amarilis é uma bela flor; mais simples e pouco exuberante, mas ainda assim dando certo destaque e beleza ao ambiente em que é colocada.

Por oito meses, a amarilis ficará fechada, enterrada no solo e se desenvolvendo conforme a temperatura do ambiente muda. Na época do frio, o bulbo fica na terra, juntando energias para uma nova florada, o que pode se repetir por mais de 10 temporadas. Durante o inverno é importante garantir que a planta tome sol e não tenha contato constante com ventos gelados, pois isso pode ressecar suas flores e acabar com sua beleza.

Flor Amarílis fotos e imagens branca vermelho

Nos vasos em que a amarilis for plantada, utilize pedras e areia grossa em seu fundo. Tanto as pedras quanto a areia ajudam na drenagem da água, o que é importante para o desenvolvimento não só da planta, mas também das suas flores. O excesso de água possibilita o aparecimento de fungos, o que apodrece os botões da flor e podem causar a morte da planta.

Flor Amarílis Fotos de Flor Amarílis Imagens de Flor Amarílis

A terra colocada no vaso também é importante; use terra com adubagem vegetal e também fertilizantes orgânicos. Se for plantada no verão, o período do plantio até a floração possui um intervalo de 20 a 30 dias. Caso for comprar uma muda, prefira aquela que possui bulbos mais separados cujo caule está o mais intacto possível. Para quem não deseja apenas usar a amarilis como adorno, mas também cultivá-la, elas são ótimas escolhas, pois são fáceis de cuidar e se adaptam a pequenas áreas.

Veja o tutorial de como cultivar Amarílis em casa:

Cuidar desta flor, apesar de ser aparentemente mais simples, ainda exige uma atenção especial; é como ter um bichinho de estimação, que precisa ser alimentado e de carinho para crescer saudável. Esta flor é uma opção para quem está planejando o casamento e está com o orçamento um pouco apertado para a decoração; ela florece rápido e deixa qualquer ambiente em que é colocada com uma aparência exuberante; basta apenas acertar na coloração ideal e garantir uma decoração romântica e delicada.

O que achou? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)