Flor Frésia: Como Plantar, Decoração, Curiosidades e Dicas

Graça, beleza e perfume marcante estão presentes nas flores Frésias!

Quem não gosta de belas flores, com aroma delicioso e ainda por cima que sejam duradouras, acredito que todo mundo não é?

Se você é uma dessas pessoas, então está na hora de conhecer as lindas frésias.

flor frésia

Essas belas flores também chamadas pelo nome de junquilho são originarias da África do Sul, entretanto se espalharam pelos jardins do mundo todo.

Isso se deve ao fato das frésias serem de fácil cultivo, não exigindo muitos cuidados e atenção.

As frésias ou junquilhos pertencem a família das Iridáceas, e são constituídas de várias espécies de plantas bulbosas floríferas.

as mais lindas as mais bonitas fotos da flor frésia

Essas graciosas flores além do seu delicioso perfume, possuem cores fortes e vibrantes como:

  • Branco
  • Amarelo
  • Dourado
  • Laranja
  • Rosa
  • Vermelho
  • Malva
  • Lavanda
  • Roxo
  • Bicolor

Como plantar essas perfumadas flores

Elas podem ser cultivadas tanto em canteiros como em vasos ou jardineiras. Caso você opte pelo plantio em jardins, a primeira coisa a fazer é remexer bem o solo cerca de 15 centímetros. Após prepare a terra com adubo animal, húmus de minhoca e também composto orgânico de folhas.

Lembre-se, também de nivelar o terreno que irá receber as mudas, que devem ser inseridas a uma profundidade aproximada de cinco centímetros com um espaçamento de doze centímetros entre elas.

Mas, caso você não tenha espaço para fazer um jardim, pode-se fazer o plantio em vasos que ficam lindos, excelentes para a decoração de sua casa.

como cultivar

O vaso não precisa ser grande podendo ser de argila ou plástico. O importante é forrar esse vaso com brita de espessura media e por cima depositar um pouco de areia úmida. O restante é preenchido com a terra, composto orgânico de folhas e o húmus de minhoca.

No período da brotação a planta deve ser exposta ao sol, antes dessa fase, ela deve permanecer protegida, e os principais cuidados são:

  • Evitar o excesso de regas.
  • Manter sempre o solo fértil e fofo.
  • Fazer adubações periódicas.

Florescem do inverno até a primavera

na primavera

As frésias, costumam serem mais cultivadas em regiões onde os invernos são mais frios. Costumam florescer do inverno até a primavera.

Suas folhas são finas e lineares, enquanto as flores são campanuladas e perfumadas. Elas ficam alinhadas em pêndulos recurvado e dão início ao florescimento pela primeira flor de base até a ponta.

Essas flores para florescer precisam de local que receba pleno sol, caso elas tenham sido plantadas na sombra não vão florescer.

Elas chegam a atingir até 30 centímetros de comprimento, por essa razão são consideradas ideal para corte.

Algumas curiosidades sobre as frésias

A fresia não é cultivada só pela sua beleza e delicadeza, ela destaca-se também pelo seu aroma doce. Ela também possui algumas curiosidades como:

Existem 14 espécies dessa planta, todas oriundas do continente africano.

Ela é normalmente utilizada na produção de sabonetes, perfumes e loções.

O nome é uma homenagem ao físico Friedrich Heinrich Theodor Freese.

flor frésia

Essa planta também simboliza:

  • Nostalgia
  • Inocência

As frésias são consideradas uma das flores de corte mais populares do mundo. Por simbolizar a inocência é muito utilizada para guarnecer buquês de noiva.

Essas flores também significa amizade e calma, e as de cor rosa atraem um ânimo redobrado e renovado.

Outra curiosidade, sobre essa perfumada flor é o fato dela não atrair insetos, trazendo dessa maneira um grande vantagem, pois você poderá cultiva-las em sua casa sem o incômodo dos insetos.

Outro fato interessante é que após a floração deve-se suspender as regas pois o bulbo entra em processo de dormência. E após suas folhas secarem, o bulbo pode ser extraído, limpo e armazenado em local seco.

uso na decoração flor frésia fotos da flor frésia roxa e branca vermelha e amarela com degradê

Frésias na decoração

Essas belas flores fazem a alegria dos decoradores e paisagistas, tanto pela beleza de suas cores vibrantes como pelo seu aroma inconfundível.

Elas ficam perfeitas em bordaduras e maciços nos jardins, dando um ar alegre e colorido aos ambiente.

Entretanto elas são também muito bem vindas para a decoração de suas varandas e janelas. Podem ser cultivadas em vasos e jardineiras, desse modo ficam perfeitas em parapeitos das janelas ou mesmo de terraços.

As frésias são muito indicadas para presentear, devido ela simbolizar a inocência, você pode estar presenteando crianças, debutantes e até mamães de primeira viagem.

Essas flores, além de seu delicioso aroma ainda rende maravilhosos buques e arranjos para enfeitar festas de casamentos, aniversários e confraternizações.

dicas de cultivo para jardineiros para quem ama flores para os que adoram casamento jardinismo jardinagem flor frésia fotos da flor frésia imagens da flor frésia flor frésia

Algumas dicas para você

Como pudemos ver essa linda e perfumada flor alegra muito nossas casas, caso você resolva planta-las, tenha alguns cuidados como:

Mantenha o sólido sempre úmido, porém nunca encharcado no período do seu crescimento.

Regue as frésias no período da manhã, para que a cama de plantação seque antes do anoitecer.

Procure regar em torno da base da planta ao invés de só pulverizar as folhas e flores, dessa maneira você garante que as flores não sejam cozinhadas sob o sol muito forte.

Deixe-as em pleno sol, afim de que tenham uma longa temporada de floração, ao menos oito horas por dia.

Mantenha sempre adubada, lembre-se, que uma boa adubação orgânica com esterco bovino por exemplo, ajuda no bom desenvolvimento da planta.

Depois, é só esperar a floração e se extasiar com suas lindas flores, de cores vibrantes e de adorável perfume.

Tenho certeza que sua casa vai ficar muito mais alegre, caso você coloque diversos vasos em sua sala de jantar, em suas varandas e mesmo em seu jardim.

Caso você possua uma bancada em sua casa, vale a pena apostar em jardineiras com flores de diversas cores, além de ficar lindo, ainda vai ter um ambiente muito perfumado.

Gostou desse artigo?

E ai, gostou das nossas dicas? Decidiu plantas essas belíssimas flores em sua casa?

Conhecer as origens, os significados, a simbologia e toda a história é algo realmente interessante.

Como vimos, as frésias não só flores lindas e perfumadas, elas possuem diversos significados, fazendo dela uma flor ainda mais interessante.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *