8 Flores Roxas Mais Lindas da Natureza! Nomes, Fotos e Significados!


Uma cor que vem ganhando cada vez mais espaço em decorações de casas, festas, casamentos, etc, o roxo é uma cor forte e delicada ao mesmo tempo. Além de investirem em adornos desta cor, agora as flores roxas também estão em alta, já que dão um ar de sofisticação e impetuosidade ao local onde são colocadas.

tulipas coloridas

São tipos variados, com significados diversos e que atendem a gostos diferenciados. Desde flores mais discretas até mais chamativas, as flores roxas têm dominado espaços; estas plantas geralmente são relacionadas a bons sentimentos e fluidez; amor e tranquilidade. Há quem acredite que elas também simbolizam a realeza, despertam admiração e retratam orgulho e mistério ao mesmo tempo, já que são flores fortes e delicadas ao mesmo tempo. É o caso dos tons mais intensos, como o púrpura, bastante utilizado pelas famílias reais mundo afora.

Significado de Flor de Lótus

Também são símbolos de um afeto especial; por não ser tão comum quanto as outras, as flores roxas são consideradas uma forma de presentear alguém muito especial; uma nova paixão, alguém próximo e muito querido. Em decoração, é possível notar que as flores roxas se tornaram as queridinhas de mulheres de idades diferentes, pois se trata de uma cor jovial, delicada e romântica. Ao mesmo tempo em que as mais escuras criam um ambiente mais impetuoso, as mais claras trazem calmaria e harmonia ao ambiente em que são colocadas; muitos psicólogos estão escolhendo flores lilás para colocar em seus consultórios devido a essa sensação de tranquilidade. Em casamentos elas ficam maravilhosas. Apesar de não serem muito usadas, ao mesclar as mais escuras com as mais claras você obtém uma simetria perfeita de cores e uma decoração rica e que transmite paz.

em diversas cores

Que tal agora conhecermos alguns tipos de flores roxas para acertar em cheio na escolha da decoração?

flores

Violetas: a mais conhecida e clássica entre as flores roxas, a violeta possui flores pequenas e delicadas. São as mais vistas em ambientes porque são mais resistentes a condições climáticas e dão menos trabalho para cuidar. Normalmente ela é encontrada em tons mais escuros e fechados; um roxo bem escuro. Em alguns casos mais raros, elas chegam a tons de púrpura ou próximas ao azul.

no campo

Lavanda: Outra conhecida, talvez não exatamente pela flor em si, mas pelo cheiro, a lavanda possui uma coloração lilás levemente avermelhada. Quem vê de longe acha que é apenas uma espécie de bambu colorido, quando na verdade são pequenas flores que se agrupam no bastão, o que cria uma perfeita ilusão de campo. Procure por paisagens com estas flores; garantimos que não vai se arrepender pois são incríveis.

cor azul

Hortência: Capaz de forneces diversos tons de roxo em uma única muda, a hortênsia é uma flor encantadora e digna de admiração. As cores variam de acordo com a condição do solo em que são plantadas; elas podem ir de lilás até um tom mais escuro que beira o azul. A intensidade varia e a beleza desta planta está justamente por não saber em qual cor ela irá florescer; misteriosa e incrivelmente bela. Ficam perfeitas em jardins e entradas de casas.

as mais bonitas

Orquídea: Esta flor já é uma opção para quem tem tempo e paciência para dedicar cuidados. A orquídea é a que mais apresenta variedade de tons entre todas as espécies. Você encontra plantas lilás ou até mesmo púrpura. Em alguns casos, ela possui mais de um tipo de cor em suas pétalas. As orquídeas geralmente são caras e pouco resistentes a mudanças climáticas, principalmente ao calor.

primavera

Quaresmeira: Um pouco mais incomum, o nome desta flor vem de seu período de floração, que antecede a quaresma. Outro fator que dá este nome, é o tom de roxo que ela possui, que é muito utilizado em enfeites e decorações nesta época do ano. Elas se assemelham a pequenas árvores, com uma grande copa. Assim como a hortênsia, sua coloração varia de acordo com o local em que são plantadas, que variam entre um tom mais rosado ou mais puxado para o azul.

flores roxas

Alamandas: Não muito conhecida, a alamanda pode surpreender quem compra a muda. Nem sempre elas nascem roxas, puxando para um tom rosado ou para o azul. Em alguns casos as cores são misturadas e criam uma flor única, com coloração diferenciada e bela. Seu miolo é amarelado, fazendo uma junção e composição e cores bem inusitada.

fotos de flores

Tulipa: Esta flor possui vários exemplares, e claro não poderia faltar uma nesta tonalidade. Além da beleza do formato desta flor, a cor roxa faz com que ela se pareça com uma taça de vinho, dando um ar de sofisticação ao local onde é colocada. Apesar da coloração única e até mesmo cru, a tulipa é uma excelente opção para quem deseja enfeitar o interior de um ambiente. Exigem um cuidado especial, pois são pouco resistentes ao clima.

flor roxa

Rosas: Estas são muito raras de se encontrar, portanto, quem for adquirir uma muda, prepare o bolso. Suas cores geralmente ficam em um tom de lilás pálido, quase envelhecido, porém algumas flores podem desenvolver uma coloração mais viva e escura. Para chegar neste tom, algumas pessoas compram rosas brancas e colocam corantes específicos; isso ocorre graças a capilaridade das flores, que permite que elas absorvam a cor colocada e adquiram o tom desejado. Mas não é qualquer corante! Se informe antes de colocar algo inadequado e acabar matando sua flor!

Significado: o que significam?

As flores roxas são usadas para decoração de casamentos já que simbolizam prosperidade, excelência e felicidade. Estão substituindo as tradicionais rosas, não só pela cor diferente, mas também por serem -um pouco- mais baratas, o que gera uma economia no grande evento que é o casamento. Em casas e apartamentos, estas flores trazem beleza a ambientes sem luz natural, colocando um leve toque de natureza no concreto.

Assim como qualquer planta, estas flores precisam de cuidados; cada uma com a sua peculiaridade, porém não é apenas comprar e deixar lá. Se você não tem tempo ou paciência para cuidar, compre uma flor artificial. Agora, para quem gosta de cuidar, aconselhamos a compra de uma muda; imagina que bacana você ficar na expectativa de qual tom de roxo irá nascer sua flor.

O que você achou? Deixe um comentário!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)