Flor Antúrio: Significado, Cultivo, Decoração, Curiosidades, Fotos

Se você gosta de flores, com certeza já reparou na beleza do Antúrio né? Folhas em formato de coração e cores vibrantes chamam a atenção nesta planta é sobre ela que vamos falar hoje.

Características científicas

  • Nome popular: antúrio
  • Categoria: flores
  • Ordem: alismatales
  • Família: aracae
  • Gênero: anthurium
  • Frutos: não
  • Comestível: não
  • Etimologia: anthos- flor ourá- rabo.

fotos de flores

Flor

Ao observar a planta, todos imaginam que a flor é a parte colorida da planta, na verdade não, a flor do antúrio é muito pequena, chega atingir o tamanho de uma cabeça de alfinete é amarela e brota da espiga.

dicas de flores

Ok! Então o que é a parte colorida?

É uma jogada de mestre da mãe natureza para atrair os insetos e agentes polinizadores, acontece quando a flor não é muito atraente.

Quando a flor é discreta e sem atributos, a natureza cria folhas diferenciadas próximo a flor para atrair os insetos, a essas folhas dá se o nome de espata. Ao conjunto da obra ( espata, espiga e flor) dá-se o nome de inflorescência.

As inflorescências do antúrio podem ter cores variadas entre vermelhas, brancas, rosadas, verdes, pretas e estriadas de roxo ou rosa. No Brasil as mais comuns de se ver são as brancas, rosas e vermelhas.

de todas as cores

Significado

Apesar de ser conhecida por ser afrodisíaca, devido a espiga ereta e flores em forma de coração, o significado dela passa um pouco longe disso. A flor do antúrio significa, hospitalidade, autoridade e luxo.

São presentes indicados para mulheres maduras, porque representam confiança e fortuna.

as mais lindas

Cultivo

É uma planta muito versátil que se dá bem em vasos ou jardins, ambientes internos ou externos e exige poucos cuidados.

Imperdível:  Significado de Flor de Lótus Roxa, Vermelha, Rosa, Azul

Deve ficar em um local bem iluminado e longe dos raios solares, por que o sol queima a planta. Para florir deve ficar na sombra. Caso opte por usá-la em um ambiente interno, mantenha-a longe do ar condicionado.

O antúrio precisa de umidade, o ideal é que seja regado a cada 2 dias e em tempos úmidos uma vez por semana, não deixa o solo seco e nem acumular água nos pratinhos para evitar a proliferação de fungos e apodrecimento da raiz. Em dias de muito calor, borrife água nas folhas para manter sua beleza e brilho natural.

Evite água da torneira por causa do cloro, use água da chuva.

como cultivar

Não deixe a planta exposta a temperaturas abaixo de 15ºC, se você vive em locais de temperaturas baixas, opte por vasos, para poder colocar para dentro de casa e abrigar do frio, mas se tiver em jardim, cubra a planta com saco plástico ou pano adequado.

A adubação do antúrio deve ser feita semestralmente. A casca de ovo seca pode ser usada como adubo.

Arranjos com antúrios, podem durar até 60 dias em um vaso com água, a água deve ser trocada a cada dois dias e juntamente com a troca da água o caule deve seu podado.

Dica de ouro: pode o caule embaixo da torneira, assim a planta não sente o corte e se mantém hidratada.

belíssima
plantas
flores
diversos tipos
modelos da moda
as mais bonitas
flores do dia
para jardim
decore eu jardim
poder da natureza

Como usar na decoração

Pode ser usado tanto na decoração em vasos quanto arranjos de corte.

Para plantar em um vaso, prepare uma mistura de uma parte de terra, uma de areia e duas de composto orgânico, colocando uma boa camada de pedras no fundo para escoar o excesso de água das regas. Adube a cada 15 dias e replante a cada 4 anos, aproveite o replantio para aumentar o vaso porque é uma planta muito espaçosa.

Imperdível:  Flor de Hibisco: Fotos, Significado, Imagens, Cultivo, Dicas

Mantenha em um lugar bem iluminado e NUNCA deixe a terra secar.

Antúrio no feng shui

O feng shui é a arte de organizar e purificar a casa usando a energia e a natureza.
De acordo com o feng shui a energia do antúrio está relacionada à expansão e ao sucesso, portanto devem ficar no escritório ou no guá trabalho.

Antúrio na religião umbandista

A religião faz uso das flores com muita frequência, seja para enfeitar, para fazer limpeza espiritual , para homenagear um orixá ou para ofertar às entidades.

Os antúrios são os preferidos pelos Exús, que são entidades de luz que reinam a noite.

flor anturio

Curiosidades

  • Em 1992, na novela global pedra sobre pedra, a planta fez sucesso em parceria com o galã Fábio Jr.
  • Alcança no máximo 1 metro de altura.
  • Suas folhas e flores são venenosas, contém oxalato de cálcio*.
  • Em algumas espécies as folhas são mais atraentes do que as inflorescências porque apresentam nervuras em tons contrastantes criando desenhos surpreendentes.
  • Multiplica-se por sementes, pelas mudas laterais e por divisão do caule. A primeira inflorescência surge um ano após o plantio.
  • É a segunda flor tropical mais comercializada no mundo, atrás apenas das orquídeas.
  • Na natureza existem mais de 900 espécies de antúrios.
  • Com suas folhas escuras, o antúrio tem o poder de sugar a amônia, formaldeído, tolueno e xileno e por isso são famosas por purificar o ar tornando-se boa opção para o ambiente de trabalho.
  • Existem relatos que a planta gosta de xixi como adubo, faça uma mistura de 3 partes de água para 1 de xixi e regue a planta.
  • É considerada uma das flores com maior valor unitário pela Ceagesp – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.
Imperdível:  GUIA - Flor Jacinto: Cuidados, Cultivo, Significados, Veneno

A natureza em sua perfeição criou as flores com cores lindas para colorir o mundo e deu aos insetos e polinizadores a tarefa de pintá-lo.

curiosidades

Sabemos que nem tudo na vida são flores, mas quando for, regue-as, tornando o seu mundo um lugar mais leve e colorido.

Já providenciei o meu vaso com antúrios, ele vai ficar na mesinha da sala e o seu?

*Oxalato de cálcio (CaC2O4) – encontrado no antúrio , são cristais com grande significado biológico, quando ingerido em pequena quantidade causam sensação de queimação na boca e garganta, inchaço e asfixia, os sintomas duram por até duas semanas.

Em ingestão de grandes quantidades,ocorrem mal estar no sistema digestivo, dificuldade de respirar, coma e até a morte. A recuperação é possível, mas o fígado e os rins são afetados permanente.
Portanto muito cuidado com crianças e animais de estimação.

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *