Cultivo de Orquídea Azul: Temperatura, Luz, Umidade, Fertilizante

As orquídeas azuis, também chamadas de blue mystique, pertencem a família Orchidaceae do gênero phalaenopsis, originária da índia, China e algumas regiões da Austrália. Este gênero tem mais de 60 tipos diferentes de flores. Devido a sua beleza ímpar, estas orquídeas são bastante domesticadas em casas e apartamentos.

A cor azulada é oriunda de um processo de infusão de corantes na orquídea branca (diferente da opinião recorrente de que sua origem é por hibridização). Por conta disso, as novas flores que surgem são sempre brancas – curioso, né?

orquídeas azuis

As flores desse gênero são razoavelmente tranquilas de se fazer a manutenção. Elas podem durar até três meses, florescendo duas vezes por ano. Segue abaixo alguns dos principais requisitos que você deve considerar na hora de cuidar das suas orquídeas.

Temperatura

A temperatura ideal para estas lindas flores é de 23 a 29 graus durante o dia e 15 a 18 graus durante a noite. Por conta dessa temperatura ser o normal em muitas regiões do Brasil, estas orquídeas podem ser facilmente cuidadas em casa sem a necessidade de um temporizador.

tipo de luz

Luz

As orquídeas azuis adoram a sombra, principalmente nos dias mais quentes. Tampe o contato dessas flores com a luz solar direta, pois isso acaba por danificar as folhas e as flores. Porém, não tampe completamente, uma vez que elas necessitam de uma luz indireta.

Flores pequenasexcesso de luz solar
Folhagem verde escuracarência de luz solar

evasamento

Envasamento

Você vai precisar de um solo bem drenado para o cultivo desse tipo de orquídeas. Transplante as plantas caso elas cresçam muito.

umidade

Umidade

A umidade ideal para este tipo de orquídea é de 50% a 70% de umidade. Quando você perceber que elas estão secas de mais, faça valor de um umidificador. Caso a umidade esteja alta, ligue um ventilador para facilitar a circulação permanente de ar.

Imperdível:  Flor Azul: Nomes, Significados, Tipos e Fotos de Flores Azuis

orquídea azul

Como Regar

Regue com regularidade durante a estação em que ela esta em crescimento. O horário ideal é no começo da manhã, reduzindo a frequência durante o inverno.

como fertilizar

Como Fertilizar 

Durante a estação de crescimento, você pode fertilizar suas orquídeas azuis. Durante a época de floração, aplique a fertilização apenas uma vez por mês. Nunca se exceda no uso de fertilizante (para que não ocorra acúmulo de sal, tornando o crescimento mais lento).

pragas e insetos

Pragas

Os principais vilões quando o assunto são as pragas das orquídeas domésticas é os caracóis e as lesmas, além de alguns insetos. Mas não se apavore, existem produtos específicos que podem te auxiliar no combate a essas pragas. Você os encontra nas lojas de jardinagem mais próximas.

Essas são as dicas para você ter orquídeas saudáveis e bonitas na sua casa. Lembre-se que as novas não serão azuis, mas brancas. Não fique desapontado quanto a isso.

orquidario
orquideas asiáticas
direto da china
direto da ásia
lindíssimas
para criar em casa
para apartamento
dicas de cultivo
para seu jardim
cor modificada

O que você achou das nossas dicas? Tem alguma sugestão? Deixe abaixo o seu comentário!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *