7 Dicas de Como Cultivar Orquídeas em Casa e Apartamento

Confira 7 passos importantes de como cultivar orquídeas

As orquídeas são flores muitíssimo delicadas e que apesar de serem originárias de clima tropical são pouco resistentes a algumas condições adversas. Por isso, é fundamental saber como cultivá-las para garantir que estejam sempre bonitas, vistosas e em desenvolvimento para a floração. Assim, confira 7 dicas de como cultivar orquídeas.

Deixe as raízes sempre arejadas

As orquídeas são plantas que precisam que suas raízes fiquem arejadas, até porque muitas preferem ficar próximas a árvores ou então em fibras de coco, de maneira mais livre. Quando você coloca as raízes em um vaso e deixa-se totalmente sufocada o que acontece é que sua orquídea não irá florescer e poderá até mesmo morrer.

Por isso, você sempre deve cuidar para que as raízes tenham o máximo de contato possível com estímulos externos, evitando que elas fiquem completamente presas ou abafadas em uma terra úmida, por exemplo.

cor roxa
tons de roxo
roxo claro
orquídeas
cultivo de orquídeas
cultivar orquídeas
fotos de orquídeas
imagens de orquídeas
orquídeas
plantas

Não regue demais

Sobre as regas, inclusive, é fundamental que você não faça regas muito frequentes e nem em grande quantidade, já que isso pode encharcar as raízes. Além disso, as orquídeas são flores que respondem a estímulos e se você fornecer água com muita frequência, a floração dessa planta pode ser atrapalhada.

Quando se sentem em perigo, normalmente as orquídeas tentem a florescer e um dos melhores jeitos de garantir esse estímulo é fazendo com que a planta ocasionalmente receba um pouco menos de água.

flores lindas
as mais bonitas
tons de rosa
como cultivar orquídeas
dicas de como cultivar orquídeas

Tenha um sistema de drenagem

Se mesmo assim você decidir investir em vasos mais convencionais e fechados é indispensável que você possua um sistema de drenagem para impedir que as raízes apodreçam. Para que esse sistema seja efetivo basta utilizar 1/3 do tamanho do vaso para colocar materiais absorventes, como cerâmica, pedra, calcário e areia. Dessa forma, a água seja absorvida de maneira mais eficiente, impedindo que ela fique concentrada unicamente na terra.

tons de rosa
rosa choque
meio gótica
estilo dark
fotos de flores
imagens de flores

Evite a exposição solar direta, mas garanta luminosidade

As orquídeas são plantas que gostam de bastante luminosidade solar e que não se dão bem com ambientes muito fechados ou muito frios. Apesar disso, elas não gostam de sol em excesso, o que pode queimar as suas folhas.

Assim, o ideal é colocar a planta à meia-sombra desde que ela receba muita iluminação, principalmente no período da manhã e logo após o meio-dia. Como as folhas podem ser queimadas, é importante garantir a proteção dessa flor da incidência solar direta e também do calor gerado em dias mais quentes, já que isso pode atrapalhar o seu desenvolvimento. Nos dias mais quentes, inclusive, a rega precisa acontecer mais de uma vez e as folhas precisam ser borrifadas com água.

fotos de flores
imagens de flores
cruzamento
dicas de cultivo
como cultivar
plantar flores
flor exótica

Não faça mudanças bruscas

Orquídeas são flores muito delicadas e que demoram a se adaptar no ambiente em que estão. Isso inclui uma série de fatores como o nível de luminosidade, a temperatura e a quantidade de vento que ela experimenta em determinado local, por exemplo. A presença de uma árvore na qual ela fique também é um fator e por isso é altamente recomendado que você não faça mudanças bruscas se não for estritamente necessário.

Se a sua orquídea não está se desenvolvendo como você espera o melhor a fazer é variar outros fatores antes de mudá-la de lugar, já que a adaptação ao novo local pode demorar ainda mais.

Use fertilizantes

Embora a floração das orquídeas possa ser demorada você pode utilizar fertilizantes para estimular esse crescimento e desenvolvimento. O fertilizante mais indicado é o do tipo 10/30/10, que possui a combinação ideal de nutrientes para que essa flor se desenvolva.

O uso de fertilizantes, entretanto, deve ser feito com cuidado e na medida certa, já que uma quantidade exagerada de produto pode provocar o efeito exatamente oposto.

as mais bonitas
tons de azul
muito curiosa
feita por Deus

Tenha paciência

Algumas orquídeas florescem até três vezes ao ano, enquanto outras só possuem período de floração a cada biênio. Por isso, na hora de optar por essa flor é fundamental que você saiba que, sim, ela não é uma planta simples de ser cuidada, mas se você seguir os passos corretamente eventualmente ela irá te privilegiar com a beleza de suas flores.

Além disso, após a flor murchar não jogue a orquídea fora, ainda que ela pareça sem vida. Isso faz parte do processo natural de desenvolvimento da planta, então o melhor a fazer é continuar cuidando do melhor jeito possível.

As orquídeas são flores delicadas e que requerem muita atenção. Para aprender como cultivar orquídeas é preciso prestar atenção à rega, exposição solar e fertilização, mas também é preciso saber que cada orquídea é única em sua delicadeza e exigências específicas. Por isso, tenha paciência, siga os passos corretamente e em breve você será agraciada com uma bela flor.

Você tem alguma dúvida de como plantar em casa ou apartamento? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest