Como Fazer um Canteiro de Flores: Tutorial Passo a Passo

Um belo canteiro de flores surpreende qualquer um. Nesse artigo, trazemos um tutorial bem fácil do passo a passo de como fazer um canteiro de flores na sua casa ou apartamento. Vamos passar desde a escolha do local até os cuidados e manutenções finais. Vamos lá?

dicas de  jardinismo

Escolha o local

Como você provavelmente já previu, o nosso primeiro passo para criar o canteiro é decidir em que local você vai instalá-lo. Aqui, vamos enumerar alguns elementos importantes a serem considerandos antes de elencar o local que instalação. Vamos a eles: qual a incidência de luz solar no local? A incidência é compatível com as necessidades dos tipos de flores que você pensa em plantar no local? O local é bem visível? Porque diabos você vai fazer um belíssimo canteiro para ninguém ver? Ou seja: a área escolhida é bem visível por você e quem visita a sua casa?

Cavando

preparando a terra

Após a decisão do local, remova toda a grama, toda a sujeira e todo o lixo (caso exista), além de, claro, as ervas daninhas. Com uma pá, procure por todos esses detritos durante a terra em que você vai usar como solo. Jogue fora todas as pedras encontradas. Queremos um ambiente livre de qualquer obstáculo que impeça o crescimento das suas flores. Se o solo estiver duro na hora da escavação, molhe o local para deixá-lo mais soltinho e facilitar o seu trabalho. Por fim, utilize um ancinho para alisar a terra ali presente.

Calibrando o solo

Após limpar e ancinhar, avalie que tipo de flor é mais favorável para o plantio segundo as características do seu solo. Você pode colher uma amostra da terra e medir o pH e os nutrientes utilizando uma sonda de teste para solo (vendida nas melhores lojas de jardinagem). Com esse resultado, você pode achar a melhor flor que responda as características do seu solo. Em alguns casos, você vai precisar fazer algumas mudanças no seu solo (seja adubando, fertilizando ou utilizando outros modificadores da terra).

Imperdível:  Flor Gardênia: Significado, Simbologia, Cultivo, Cuidados, Fotos

Como Plantar

como fazer um jardim bonito

Após o solo estar no ponto, você pode começar a plantar as mudas e sementes. Pense, primeiramente, no resultado final para poder posicionar as mudas de acordo com o resultado desejado. Para um maior apelo visual, você deve apostar em colocar as flores mais altas de fundo e as flores mais baixas na frente. Todavia, não há regras e você pode soltar a sua criatividade para criar novas configurações de plantio e decoração.

Cuidados

Após plantar as mudas, você só deve esperar as flores ganharem vida. Mas lembre-se de prestar atenção nos processos necessários para o cultivo e manutenção das plantas. Você deve regá-las com a frequência necessária, além de observar a quantidade de incidência de luz solar e sombra de cada uma das flores.

flores
dicas de como fazer
passo a passo
fácil de fazer
artesanal
para prédios
para apartamento
redonda
com vasos
diferentes
reciclagem
canteiro legal
dicas de plantas
flores e plantas
como fazer jardim
branco e roxo
para campo
dicas de flores

Relembrando o passo a passo:

  1. Escolha um bom local (arejado e iluminado);
  2. Cave e trabalhe a terra;
  3. Liste as flores que melhor se desenvolvam no seu tipo de solo;
  4. Plante as mudas e sementes;
  5. Cuide, regue, atente as necessidades das flores;

Agora você está pronto para fazer o seu canteiro de flores e deixar todos de boca aberta com as suas habilidades de jardinagem. Basta seguir esse passo a passo fácil e esperar a floração que a mágica tá feita. Você tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

 

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *