Flor de Jasmim: Cultivo, Significado, Simbolismo, Plantio, Fotos

Eis uma flor bastante popular. Não só por sua beleza, como também por seu cheiro incrível, que pode dar um ar fresco e doce ao seu quintal ou jardim. A flor de jasmim é encontrada em duas cores: branco e amarelo. Porém, a maior parte das espécies são brancas. Acredita-se que sua origem esta ligada ao Himalaia, na China, porém ela floresce bem em regiões tropicais, como o Brasil. Neste artigo, você vai conferir diversas dicas de como cultivar jasmim, como cuidar e, claro, belas fotos para o seu deleite.

ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta
ClasseMagnoliopsida
OrdemLamiales
FamíliaOleaceae
GêneroJasminum

A maior parte das flores da família olaceae tem cerca de quatro pétalas. A flor de jasmim, entretanto, tem entre cinco ou seis pétalas. Essa flor é perfeita para fazer um canteiro cheiroso para a sua casa. A floração da flor de jasmim ocorre, geralmente, no verão e na primavera, geralmente seis meses depois de ser plantada. O seu cheiro delicioso é exalado durante a noite, iniciando após o pôr do sol. Embora as flores sejam perfumadíssima, a grande parte do perfume se origina nos botões.

jasmim

Verdadeiro ou Falso?

Existe dois tipos de flores chamadas de jasmim, uma é o jasmim verdadeiro e a outra é o falso. A confusão se dá, principalmente, por conta do cheiro semelhante entre esses dois tipos de flores. E como identificar qual é o verdadeiro e qual é o falso? O jasmim verdadeiro tem um arbusto espesso, não é venenoso, tem folhas ovais e brilhantes. O jasmim falso, do gênero Gelsemium e da família Loganiaceae, é, ao contrário do verdadeiro, venenoso e perigosíssimo para seres humanos e animais de estimação.

flor de jasmim
para criar em casa
dicas de cultivo

Como cultivar jasmim

Eis algumas dicas e orientações para o cultivo desta bela flor:

  • O solo ideal para o cultivo desta flor deve ser argiloso, úmido e bem drenado.
  • A incidência de luz solar deve ser alta. O jasmim não é tão afeito a sombras.
  • Os melhores meses para plantá-lo é entre junho e novembro.
  • Mantenha uma distância entre as mudas na hora da plantação para que o crescimento não sufoque uma planta na outra. O ideal é oito pés de distância.
  • Você pode fertilizar seu jasmim durante a primavera.
  • Durante o verão e por dias quentes, você deve regar bastante as suas flores de jasmim.
  • Não esqueça que ela deve receber até quatro horas de luz solar por dia.
  • Caso for cultivar dentro de casa, lembre-se de manter sempre uma boa circulação de ar.
  • Ao cultivar dentro de casa, você pode, por vezes, notar que esta perdendo o controle do crescimento desta flor. Nessa hora, a poda é necessária.

 

É possível produzir um óleo essencial a partir das flores de jasmim. Eis um óleo bastante popular por conta do seu agradável aroma. Muitos shampoos, sabonetes, perfumes e outros cosméticos são feitos a base de óleo de jasmim. Uma ótima pedida é um banho de infusão de jasmim. Parece bom, não?

plantar
flores
imagens de flores
jasmim
para regar
para casamento
par jardim
cor branca
primavera
primaveril
para todos os gostos
as mais belas
as mais fofas
as mais lindas
dicas
fotos
ideias
como cuidar
como cultivar
brancas
com folhas

O que significa a flor de jasmim? Simbologia

Eis uma flor que tem forte associação com o amor. Seu cheiro doce é relacionado a doçura de um casal apaixonado. Outra ligação simbólica que se faz ao jasmim é a beleza e sensualidade. Por conta desses significados, o jasmim é perfeito para ser usado na decoração de casamentos e até mesmo no buquê de noiva.

Em algumas culturas, esta flor também representa grande sorte. Em cerimônias de algumas religiões, ela significa a pureza.

Sua beleza ímpar e seu cheiro que embebeda qualquer um que se aproxima dela a faz uma flor que evoca diversas sensações boas.

Se este artigo te ajudou, compartilhe-o com os seus amigos que também gostam de jasmins!

O que você achou das nossas dicas e orientações de cultivo? Você tem dúvidas relativas a como plantar jasmim? Deixe abaixo na área dos comentários!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *