Flor de Maracujá: Plantio, Cultivo, Cuidados, Fotos, Dicas

Também chamada de flor da paixão, a flor de maracujá é cultivada como uma planta ornamental, e muito bonita, por sinal, tanto apoiada em pérgolas ou mesmo suspensa, amarrada a muros ou paredes, ou recobrindo algum cantinho de um jardim qualquer.

O maracujá, esta fantástica planta que fornece uma linda flor e um delicioso fruto, nasce espontaneamente; isso mesmo, sozinha, e é típica das matas tropicais e subtropicais do continente americano.

como ela é

O maracujá tem uma das flores mais fantásticas de que se tem notícia. Foi também a planta americana que conseguiu admiração dos colonizadores espanhóis, nos séculos XVI e XVII. Aliás, maracujá é o nome popular dado a diferentes espécies do gênero botânico Passiflora.

As chamadas passifloras são plantas trepadeiras, com caule fino e espesso. Suas folhas são da cor verde, um verde bem forte, e as flores são isoladas na ponta de seus ramos, sendo vistosas e geralmente contendo 5 pétalas no máximo.

flor de maracuja

De início, o maracujá era conhecido como granadilla, pois seu fruto muito se parecia com uma romã. Só bem depois, recebeu o nome passiflora ou flor da paixão. O nome de flor da paixão está associado a religiosos, da fé católica, que antigamente associavam partes da flor e das folhas com instrumentos relacionados à paixão de Cristo.

As técnicas de cultivo da planta variam muito, conforme a região e também as condições climáticas, fora o solo. Verdadeiramente, a flor de maracujá é muito especial, e tem uma beleza singular.

flor de maracuja
fotos de flor de maracuja
flores lindas
as mais belas
imagens e modelos
obra de arte
obra de Deus
maravilhosa

Conheça a Gazânia!

Cuidados e Cultivo

Há de se considerar que a planta prefere o solo leve e bem profundo, com uma equilibrada drenagem (nunca encharcar, pois suas raízes podem apodrecer) e não tolera, de forma alguma, temperaturas muito frias, geadas, ventos fortes e frios. É típico das flores, a influência de uma climatização adequada.

A temperatura ideal para o maracujá, ou a flor de maracujá, é de no máximo 25ºC. A planta do maracujá cresce o ano todo e, se por ventura houver um inverno mais rigoroso, ela quase que hiberna, adormece mesmo, só florindo e dando novos frutos quando a estação fria passar.

Mas o maracujá (a planta) também não vai muito bem em períodos chuvosos. Há de se dizer que ela não gosta de nada em excesso, seja chuva, ou umidade, seja sol, ou temperaturas muito altas.
A umidade pode prejudicar o florescimento, favorecendo inclusive a incidência de pragas. O calor excessivo, pode até matar a planta.

Por falar em pragas, a flor de maracujá é muito suscetível às mesmas. Para evitá-las, não plantar sua flor de maracujá perto de pepinos, melancias, abóboras, melões, ervilhas, tomates entre outros leguminosos, pois são muito atrativas para os chamados pulgões.

dicas de espécies
as mais lindas
as mais belas
cor branca
cor vermelha
branca
roxinha
roxa
branco

Plantando a Flor de Maracujá

Considere que a melhor época para se plantar o maracujá é julho e agosto. Desta forma, siga as etapas abaixo:
Semeie 3 a 4 sementes, em caixas, caixotes ou mesmo sacos plásticos. Após aproximadamente 20 dias, estas sementes estarão germinando.

Estas mudas, oriundas da germinação das sementes, já poderão ser plantadas após 60 a 80 dias, quando terão em torno de 20 a 25 cm de altura. Fique atento à correta irrigação, pois neste período há uma necessidade grande de umidificação. Como sempre, sem encharcar.

Adube e prepare bem o solo das covas que receberão as mudas. Este adubo precisa fornecer matéria orgânica, calcário, fósforo e potássio, ou seja, nutrientes básicos e importantes para a planta.

O espaço entre uma planta e outra deve ser de 2 a 3 metros.

Preferencialmente, realize o transplante das mudas em um dia chuvoso. Uma vez plantadas, fiscalize e evite que as novas mudas tenham a incidência direta do sol.

Continue regando, regularmente, nunca encharcando. Quando a planta estiver maior, poderá receber os raios do sol diretamente. Isto a fortalecerá ainda mais.

Os pés plantados irão crescer, florir lindamente e darão frutos. Caso o seu intuito principal seja a planta e as flores, amarre as ramas para os lados, fazendo aparecer a planta como ela é e suas lindas flores.

as mais belas
as mais lindas
roxa
com branco
flor de maracuja
imagens de flor de maracuja
fotos
como ela é

Mais Informações

A flor de maracujá, também chamada flor da paixão, possui toda uma simbologia religiosa por detrás do seu segundo nome, ou seja, flor da paixão.

Esta simbologia foi relacionada da seguinte forma: os 3 estigmas da planta correspondiam aos 3 cravos que prenderam Cristo na cruz, bem como as cinco anteras representavam as cinco chagas; as gavinhas da planta eram os açoites e, por fim, no formato exato da flor era visível a coroa de espinhos usada por Cristo.

Outra curiosidade envolta ao maracujá é que muita gente acredita nas propriedades calmantes do fruto, do maracujá. Mas, pouca gente sabe que não é o fruto que contém as substâncias atuantes no sistema nervoso central. Quem é verdadeiramente responsável pela redução dos níveis do estresse, tratamento da insônia, entre outros males relacionados, é a flor do maracujá, a passiflora.

Isto acontece porque a flor de maracujá é rica em flavonoides, alcaloides e saparinas, sendo capaz de agir diretamente no sistema nervoso central e esta ação é capaz também de relaxar tensões musculares, pressão arterial, respiração, etc.

Assim, podemos considerar então que a passiflora (flor de maracujá) tem ação direta como calmante natural e sedativo, controlando a ansiedade, distúrbios do sono como a insônia, estresse, distúrbios gastrointestinais geralmente ocasionados por nervosismo, hiperatividade infantil, irritabilidade, o nervoso desponderado e os altos níveis de estresse, inclusive, amenizando os principais sintomas da depressão.

A flor de maracujá é realmente admirada por todos que a veem e também é motivo para novas pinturas e crochê, sendo incentivadora do artesanato nordestino que se espalhou por todo o Brasil, com magníficas criações a exemplo de lindíssimos tapetes totalmente cobertos com as mais puras tonalidades roxas da flor de maracujá.

Você sabe dizer a real importância da flor de maracujá? Ela vai bem mais além do que uma simples flor bela: tem simbologia, tem cura, tem artesanato…tem até música. (Música “Flor de Maracujá”, de João Donato e Lysias Enio).

O que achou das dicas? Deixe um comentário!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest