9 Flores Lindas com Espinhos: Fotos, Nomes, Significados

Quando se fala em flores com espinhos, a primeira espécie que vem na mente da maioria das pessoas são as rosas. Porém, há uma variedade de flores diferentes que tem espinhos. Neste artigo, você vai conferir uma listas de algumas flores espinhosas.

Antes de mais nada, a função dos espinhos nas flores provavelmente surgiu de forma evolutiva, para que a planta se proteja de possíveis predadores herbívoros.

Coroa-de-Cristo

as mais belas
a natureza é linda
cor vermelha
em vasos

Eis uma flor oriunda da ilha de Madagascar que floresce facilmente em climas mais quentes. Por ser acostumada a altas temperaturas, ela não exige muita água e grandes cuidados. Por contar com um período longo de floração, ela é muito escolhida para decorar jardins. A coroa-de-cristo original tinha espinhos maiores e pontiagudos. Já as versões domesticadas e cultivadas atualmente tem espinhos menores e nada afiados.

Acácias Espinhosas

plantas lindas
flores belas

A acácia é um dos maiores gêneros de flores, tendo mais de 900 espécies catalogadas por todo o mundo. Os espinhos das acácias espinhosas crescem em duplas. Uma curiosidade sobre esta planta é que ela é utilizada na indústria alimentícia, farmacêutica e de cosméticos. Uma curiosidade é que a acácia é um dos símbolos da franco-maçonaria, uma sociedade secreta centenária envolta de muitas polêmicas.

Flor de Marmelo

imagens de flores
dicas em fotos
cor branca
flores com espinhos

Eis uma flor oriunda da China. Seus ramos são espinhosos e os frutos produzidos por esta planta podem ser consumidos por humanos, geralmente vendidos em forma de conservas. Esta planta exige sol, ainda que resista a pequenas quantidades de sombra. Esta flor também é conhecida como pereira-do-japão.

Rosas

sobre adubo
Dicas de Como Cultivar Rosas
em vários tons
tomando sol
temperatura ideal
sugestões de jardinagem
cores do amor

Não poderiam faltar as rosas na nossa lista, dado que esta é a flor espinhosa mais famosa que existe, que geralmente vem em mente quando se pensa em flores com espinhos. A rosa sempre foi tida pelas artes como uma metáfora para a beleza perigosa, para o romance proibido, para o amor que causa dores. Esta flor que pode assumir diversas cores tem mais de 4.000 anos de existência e provavelmente surgiu no Oriente Médio. Ela é muito dada como presente entre amantes, como também é utilizada em buquês de casamento. Os seus espinhos se encontram no caule da flor, crescendo por vezes apontando para cima e por vezes para baixo.

Confira no vídeo abaixo um tutorial passo a passo de como fazer um belo buquê de rosas:

Amora Preta

com flores
frutos
arbustos espinhosos

Eis uma espécie de amora silvestre encontrada em florestas. Muitas vezes, quem a acha se acidenta com os seus espinhos na tentativa de colher frutos. A amora é uma fruta com diversos benefícios para a saúde, rica em Vitamina C e diversos antioxidantes, além de um sabor ímpar, que a faz uma fruta muito visada tanto por humanos quanto por animais. Ao ser perfurado por um espinho de amora preta, você deve lavar a região com água corrente e álcool para evitar possíveis infecções.

As flores tem espinhos provavelmente por seleção natural. Algumas flores desenvolveram espinhos e as linhagens espinhosas foram mais resistentes ao ataque de predadores herbívoros, como humanos e animais que se alimentavam de plantas. Embora nem todas as flores tenham espinhos, há uma variedade considerável de espécies que vão além desta lista. Você conhece alguma flor com espinhos que não citamos na lista? Que tal deixar nos comentários e compartilhar com os nossos leitores?

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest