15 LINDAS Árvores Ornamentais para o Jardim da sua Casa

O que define, especificamente, o que é ou não uma árvore ornamental é a sua própria destinação. A base é que toda árvore que se destina a embelezar o ambiente, ou seja, tem sua importância estética, é uma árvore ornamental.

qual plantar

Claro que uma árvore frutífera também poderá ser ornamental, mas ao contrário pode não acontecer, pois nem todas as árvores produzem frutos. Assim, com a presença das árvores ornamentais o ambiente pode ficar mais bonito, elegante até. São comumente usadas em jardins, áreas públicas, parques, ruas, clubes, etc.

colorida na primavera

Outrossim, existem árvores que são especificamente e exclusivamente ornamentais e estas possuem diferenças das demais que as identificam: o seu tamanho, o tipo de tronco, o formato das copas e a cor das folhas, entre outras muitas características. Além de embelezarem o local, ainda produzem as tão importantes sombras.

amarela
Acácia Mimosa

Você consegue adquirir uma árvore ornamental já adulta, bastando plantá-la. Pode também cultivá-la, germinando-a ou mesmo plantando suas mudas. Tudo vai depender de qual utilidade ou a qual fim se destina.

para jardim
Quaresmeira

Quantos tipos de Árvores Ornamentais existem?

Existem inúmeras espécies de árvores ornamentais. Além destas tantas, algumas que são frutíferas também podem ser consideradas ou, simplesmente, plantadas como árvores ornamentais.

Confira abaixo algumas espécies de árvores ornamentais e suas respectivas características. Algumas, como você irá perceber, também são frutíferas:

  1. Albizia: é uma árvore extremamente cheirosa e cresce bem rapidinho. Suas flores são muito bonitas e possuem uma textura macia e suave, com pequeníssimos pelinhos brancos e róseos, aparentando plena fofura.
  2. Coreutéria: esta linda árvore é de pequeno porte, podendo chegar, no máximo, a médio porte. Sua altura máxima fica entre 6 a 17 metros e é uma árvore originária do Japão, Coreia e China.
  3. Canafístula: esta árvore possui lindas flores, muito utilizadas em decorações de diversos ambientes. Por toda América do Sul, é comumente utilizada em ruas, praças e parques de diversas cidades. Seu porte é grande, chegando aos seus 40 metros na fase adulta.
  4. Mulungu-do-litoral: esta é uma árvore ornamental tipicamente brasileira, e é uma das mais bonitas. Suas flores, da cor vermelho-vivo, ficam muito parecidas com um imenso candelabro. Muito bonito de se ver. A própria árvore também é utilizada em algumas decorações de grandes pátios ou salões com área externa.
  5. Bracatinga rósea: esta também é uma árvore nativa brasileira e suas folhas parecem pura magia, pois são da cor verde prateado. Impressionantemente lindas.
  6. Chapéu-de-sol: é ornamental e também possui propriedades medicinais.
  7. Pitangueira: é uma lindíssima árvore ornamental e também produz lindos e doces frutos, conhecidos como pitanga. Estes frutos também são perfumados.
  8. Pinheiro-de-buda: esta gigante árvore ornamental pode alcançar seus 20 metros de altura na fase adulta, possui folhas perenes e é totalmente ereta. Os paisagistas a adoram.
  9. Cedrinho: muito usada para enfeitar praças, ruas e parques, esta bonita árvore ornamental tem sua copa em forma de pirâmide. É muito bonita.
  10. Grevílea: esta pequena árvore ornamental é ideal para pequenos jardins, canteiros e praças. Geralmente sua altura fica entre 4 a 6 metros e suas folhas são afiladas como se estivessem recortadas, da cor verde com tons acinzentados somado a umas pequenas manchinhas brancas na sua parte de trás. Podemos chamá-la facilmente de “bonitinha”.
  11. Bôrdo-Japonês: uma árvore ornamental muito bonita também. Suas folhas sofrem mutações durante as mudanças de estações do ano. É considerada de pequeno porte, podendo medir de 6 a 10 metros.
  12. Chapéu-de-napoleão: a árvore é ornamental, suas folhas e flores são também ornamentais e muito utilizadas em decorações de festas e eventos e seu caule, que tem uma casca num tom cinza, colabora para tornar a árvore uma verdadeira obra de arte. Seu único ponto negativo é ser altamente tóxica e, desde modo, precisa ser manipulada com cuidado.
  13. Pau-ferro: é uma árvore lindíssima nativa da mata atlântica, mas também pode ser encontrada facilmente no nordeste brasileiro.
  14. Magnólia: esta árvore é singular e, porque não, espetacular ao mesmo tempo. Suas flores, grandes e formosas, são absolutamente lindas e resistem até mesmo no inverno, quando as folhas da árvore já até caíram. A Magnólia é uma árvore ornamental muito popular e causa um efeito visual surpreendente para quem a admira.
  15. Sibipiruna: esta bela árvore ornamental cresce rapidamente e, talvez por isto, é adorada pela maioria dos paisagistas. Também é nativa da mata atlântica e é semidecídua (suporta estações chuvosas intensas, seguidas de uma estiagem bem longa).
vermelha
Liquidâmbar
amarela
Ipê Amarelo
zoom
Oiti
flores roxas
Imperatriz
o que plantar
Flaboyant

Cultivo e Cuidados

Antes de plantar e/ou cultivar uma árvore ornamental, você precisa ter bem definido o local onde pretende colocá-la, bem como precisa saber em detalhes tudo sobre a espécie escolhida.

Esta afirmação parece óbvia, mas muita gente se esquece disto e compram árvores muito belas se esquecendo que as mesmas crescem muito, ou que possuem raízes que se expandem para fora da terra, ou que são pequenas demais. Tudo vai depender, claro, de onde você quer plantá-las.

O cultivo em si, para a maioria destas árvores ornamentais, não é nada dificultoso. Pode-se dizer que segue os procedimentos normais de rega, adubo, etc., de qualquer outra planta. Mesmo assim, confira 6 passos básicos para se plantar uma árvore destas:

  1. Procure a árvore correta para o local apropriado;
  2. Plante na época certa, respeitando o tipo de planta/árvore;
  3. Atente-se à qualidade da muda escolhida. Sua cova deve ser duas vezes maior que o tamanho do torrão da muda. Atente-se também à importância da prévia fertilização do solo;
  4. Coloque terra devidamente preparada nas covas, preferencialmente com material orgânico, fósforo, etc., garantindo os nutrientes básicos que a sua árvore necessitará para crescer sadia;
  5. Proteja o solo preparado, para que o mesmo não se perca, por exemplo, durante uma chuva mais forte. Sugestivamente, utilize alguma forração ou proteção drenante, como, por exemplo, uma grelha;
  6. Regue adequadamente. No geral, nenhuma planta gosta de muita água (encharcada) e também não gostam de secas. Regue com equilíbrio.

É só isso? Isso mesmo, só isso para se ter uma árvore ornamental linda. Capriche na escolha da espécie.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *