10 Ideias de Árvores Frutíferas para o Jardim da Sua Casa!

A natureza nos proporciona sensações incríveis como tomar banho de mar, admirar uma paisagem ou apreciar o sabor de uma fruta.

Você já parou para pensar sobre as frutas? O que realmente são as frutas? Nesse post vamos falar sobre algumas árvores frutíferas.

A fruta

Nem todas as árvores produzem frutos, apenas as angiospermas, a fruta é o amadurecimento do ovário da flor, do qual contém sementes.

As frutas possuem sabor característico único de cada árvore. Abaixo uma lista de belas árvore que produzem frutos deliciosos.

Goiabeira

as mais deliciosas
como é a flor
flores

Da família myrtacae a goiabeira ocorre de forma espontânea em quase todo o Brasil, é versátil em relação ao solo, tolera tanto solos úmidos como secos e possui alta regeneração natural devido a ajuda dos pássaros em espalhar suas sementes.

Com tronco sinuoso, ramificado e liso a árvore pode atingir até 10 metros. Sua copa é irregular e rala, com folhas simples e opostas que podem atingir até 13cm.

As flores são brancas e vistosas, os frutos são bagas com casca amarelada e polpa branca ou vermelha com muitas sementes pequenas e muito duras.

Florescem de setembro a novembro e a frutificação ocorre de dezembro a março.

Jabuticabeira

jabuticabas
dicas de frutas
toda preta
as mais deliciosas

Árvore elegante com crescimento lento que leva em média 10 anos para frutificar, depois que frutificou uma vez, não para mais e a produtividade aumenta a cada ano.

Com tronco ramificado e copa em forma de pirâmide a árvore adulta pode atingir cerca de 15 metros de altura.

Durante a primavera surgem do tronco muitas flores pequenas e brancas que cobrem ele quase por inteiro, enquanto isso as folhas caem é quando ocorre a polinização.

Após a polinização, as flores são substituídas por pequenos frutos verdes que quando maduros ficam negros.

Após a frutificação a sua casca lisa se renova.

Macieira

maças
flores
dicas
frutos

A macieira pode medir até 10 metros de altura, com o caule pardo e liso, flores brancas ou rosadas e copa arredondada, produz um fruto adocicado com muito valor nutritivo.

Precisam de uma quantidade mínima de frio durante o ano para produzir seus frutos.

Além de grande, a macieira também é uma árvore muito duradoura, podem durar até 50 anos.

Com sua copa arredondada a macieira produz uma sombra agradável para dias ensolarados, perfeita para um piquenique em família.

Pessegueiro

uma boa pedida
como são as flores

Árvore pequena que pode atingir até 6 metros, têm folhas estreitas e compridas de cor verde claro.

O pessegueiro pode durar até 30 anos, mas sua vida produtiva vai até os 20 anos em média.

Em época de floração o pessegueiro é um verdadeiro espetáculo, com lindas flores que variam do branco ao vermelho.

Laranjeira

laranjas
dicas de árvores
sugestões
o que plantar

Árvore de porte pequeno que mede em torno de 8 metros, muito ramificada com a copa arredondada. Ideal para casas com quintais pequeno, porque não são muito espaçosas, produzem uma sombra gostosa e exala uma fragrância agradável.

O tronco possui casca acinzentada e as folhas um verde intenso que soltam seu perfume quando esmagadas.

Já as flores são perfumadas e sentimos isso sem precisar esmagá-las. Elas são brancas e pequenas, com seu pólen as abelhas produzem um mel de excelente qualidade.

Mangueira

verde
sobremesa
docinha
madura

Uma árvore de porte alto que pode chegar até 30 metros, com folhas sempre verdes e frutos que variam do amarelo ao vermelho.

Sua copa é arredondada e varia de baixa à densa a ereta e aberta.

Suas raízes ramificadas possuem variações que se aprofundando no solo, o que traz boa sustentação e sobrevivência duradoura em longos períodos de estiagem.

A mangueira possui flores masculinas e hermafroditas, suas flores são dispostas em cachos ramificados em forma de pirâmide com uma quantidade de flores variável.

Produz poucos frutos em relação a quantidade de flores. A fecundação não é eficiente porque é diretamente atingida por fatores climáticos.

Fruta- pinha

dicas de frutas
uma delícia

A árvore mede cerca de 8 metros de altura, seu tronco possui uma casca castanho- acinzentada e ramificado desde a base. A árvore cresce no sentido vertical, trazendo pouca sombra.

As folhas são verde escuras e as flores amareladas, agrupadas em grupo de quatro.

O fruto eu conheço por nona, mas muitos conhecem por fruta do conde. Seu sabor é doce e um pouco ácido e sua aparência é quase esférica coberta por escamas.

Abacateiro

fruta do abacate
espere amadurecer

Árvore de grande porte que pode atingir 20 metros de altura com seu tronco reto e volumoso.

Com folhas lustrosas na cor verde escuro é uma árvore muito comum em quintais na cidade ou em casas no campo.

Em época de floração, produz numerosas flores pequenas e hermafroditas.

O fruto com casca que varia do verde ao marrom possui uma polpa cremosa e adocicada que envolve uma semente grande. Ele deve ser colhido verde e aguardar enquanto madura lentamente para comer.

Mamoeiro ou pé de mamão

café da manhã
vários juntos

Sua altura varia entre 2 metros e 10 metros, seu caule é frágil e fibroso e as folhas grandes e recortadas ficam na coroa da árvore.

Os mamoeiros se dividem em árvores femininas, masculinas e hermafroditas.

As masculinas possuem inflorescências com caule longo e estames onde produz e aloja o pólen, o pistilo, que é onde o óvulo fica alojado, é atrofiado e não funciona, o mamoeiro macho não produz frutos e se produzir é deformado.

Árvores femininas, produzem flores com pendão curto, o pistilo funciona perfeitamente, mas para produzir o fruto ela precisa do pólen do macho ou do hermafrodita, já que faltam os estames pra ela. Para isso ela precisa da ajuda dos insetos. Produz frutos arredondados e com sulco.

As hermafroditas, possuem a flor completa e podem se autofecundar e produzir o pólen para as plantas fêmeas. O fruto das árvore hermafroditas, são alongados e com sulcos.

Além de deliciosos frutos as árvores nos proporcionam oxigênio deixando o ar mais puro, sombras que amenizam o calor de dias quentes e lindas paisagens.

Quem não gosta de passear em um parque cercado de árvores e ar puro?

Eu poderia fazer isso todos os dias, não tem sensação melhor do que sentar sob a sombra de uma árvore ler um livro e apreciar o sabor do seu fruto.

Mas e você? O que gosta de fazer junto às árvores?

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest