9 Dicas das Melhores Árvores para Plantar em Jardins

Para um jardim ficar bonito, colorido, empolgante, nada melhor do que lindas flores e plantas ornamentais. Mas as árvores também possuem um papel duplamente importante: são bonitas e ainda produzem sombra para o ambiente.

Algumas ainda nos presenteiam com lindos e saborosos frutos, fora suas flores que também colaboram no embelezamento geral. No entanto, para jardins, não se pode plantar qualquer árvore.
Dependendo do espaço destinado ao jardim, da quantidade de espécies que pretende colocar neste jardim, entre outros fatores, certas árvores não poderão fazer parte do mesmo. Isto porque, claro, existem árvores ornamentais, muito boas para jardins, mas que são gigantescas, chegando a medir 40 metros de altura.

qual plantar

Uma árvore deste porte ocupa um espaço considerável de seu jardim. Outras ainda possuem uma copa super expandida, o que também pode prejudicar a incidência dos raios solares para as demais plantas. Algumas espécies de árvores ornamentais nem servem para jardins.

Quantas árvores devo ter em meu jardim?

Novamente, isto dependerá do tamanho do espaço físico onde será o seu jardim, bem como da quantidade de espécies que ali pretende plantar. Tomando por exemplo um jardim amplo, com significativo espaço; mesmo este, você não poderá plantar muitas árvores ou as de maior porte.

Isto porque estas árvores irão produzir muita sombra e podem prejudicar a saúde das demais plantas. Mas, claro, existem espécies de flores e plantas que necessitam de pouquíssima incidência dos raios solares.

Portanto, você precisará, antes de decidir sobre quantidade, planejar detalhadamente as espécies de plantas e árvores que pretende colocar em seu jardim e, a partir daí, identificar as que não poderão ser plantadas. Vai depender do nível de prioridade escolhido por você bem como do seu gosto pessoal.

colorida na primavera

Quais os tipos de árvores indicadas para jardim

Levando-se em consideração o que foi explicado no tópico acima, teoricamente, você pode plantar todo tipo de árvore ornamental em seu jardim. No entanto, claro, existem aquelas que são comumente indicadas, tanto por sua beleza, floração, folhas, etc., como por seus tamanhos e modo de cultivo.

Confira abaixo 7 ótimas sugestões de árvores para o plantio em seu jardim:

As menores (pequenas):

amarela
Acácia Mimosa

Acácia Mimosa: esta bonita árvore é muito conhecida nas regiões mais frias, a exemplo a região sul do Brasil. Seu desenvolvimento é considerado melhor com baixas temperaturas.

Possui flores amarelas, muito bonitas, mas que não exalam perfume. Sua floração é maior, claro, na primavera.

Seu cultivo necessita de um solo devidamente preparado com material orgânico e uma rega, principalmente no início, regular. Esta árvore consegue alcançar até 7 metros de altura em sua fase adulta.

para jardim
Quaresmeira

Quaresmeira: você encontrará esta linda árvore em diversas regiões do Brasil. Ela é de fácil plantio e manutenção e tem sua beleza garantida em suas flores que aparecem exatamente no período da quaresma e, por isso, são chamadas de “quaresmeira”.

O plantio desta árvore exige um solo extremamente fértil. Portanto, é aconselhável prepará-lo antes de receber a árvore. A quaresmeira pode chegar a até 10 metros de altura e suas folhas nunca caem. Portanto, perfeitas para um jardim de um condomínio, por exemplo.

Veja dicas de árvores decorativas!

As Grandes:

vermelha
Liquidâmbar

Liquidâmbar: nunca ouviu falar deste nome? Mas esta grande árvore é muito conhecida principalmente em regiões mais frias. Possui folhas de 5 pontas e que, numa espécie de mágica da natureza, durante o outono se tornam avermelhadas. No inverno, elas caem e formam um lindo tapete vermelho/amarelado no chão. É uma visão fascinante.

Como esta árvore prefere o frio, deve ser plantada preferencialmente no sul do Brasil, ou em cidades que tenham baixas temperaturas em uma boa parte do ano, a exemplo de Campos do Jordão em São Paulo.

Em sua fase adulta, chega a medir até 20 metros de altura e gosta de espaço, portanto, reserve um bom espaço pra ela.

o que plantar
Flaboyant

Flaboyant: é uma árvore muito bonita e que é ideal para locais mais ensolarados, pois ela gosta de um solzinho. Possui uma folhagem extremamente verde, mas, novamente pela magia da mãe natureza, ganha tonalidades diferentes, como o vermelho, amarelo ou alaranjado, durante todo o verão, quando as lindas flores aparecem.

Seu ponto negativo são as raízes, que preferem “ficar do lado de fora”. Mas estas raízes afloradas para fora da terra podem ficar lindas em um jardim todo gramado. (Atente-se para não plantar esta árvore próximo à calçadões ou estruturas de cimento, pois serão destruídas por suas raízes, com certeza)
Sua altura máxima, na fase adulta, chega a 15 metros. O solo precisa ser bem drenado e fértil.

As de Sombra:

flores roxas
Imperatriz

Imperatriz: o nome é bonito e a árvore também. Esta árvore é muito querida pela maioria dos paisagistas e a explicação está na velocidade com que a mesma cresce, produzindo uma sombra considerável.

A Imperatriz alcança a vida adulta, com seus 15 metros de altura, em 3 anos, mas com apenas 1 ano já conta com a sua copa devidamente formada.

zoom
Oiti

Oiti: esta árvore é muito utilizada em projetos de paisagismo urbano, pois se adapta facilmente a qualquer região e consegue produzir uma sombra considerável; cresce relativamente rápido também.

Em sua fase adulta, chega a medir 10 metros de altura. Não exige solo extremamente fértil e sua manutenção é muito simples, bastando uma simples rega regularmente.

Suas folhas possuem uma linda coloração verde claro. No entanto, esta bonita árvore não produz flores ou frutos. Sua utilidade em jardins é para garantir a tonalidade verde do lugar e nas calçadas para produzir sombra.

amarela
Ipê Amarelo

Ipê Amarelo: esta árvore com certeza você já ouviu falar. Ela chega a medir 10 metros de altura e é fascinantemente linda quando totalmente florada. Sua única exigência no plantio é a incidência de sol.

Como visto, opções de árvores para um jardim não faltam. O ideal mesmo e você conhecer bem a espécie pretendida e que esta espécie se adapte ao seu terreno, ao tipo de solo e ao clima pois, caso contrário, você poderá não conseguir o resultado que tanto esperava e, a ideia, é ter um espaço verde e agradável.

Qual árvore você resolveu plantar na sua casa? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest