Flor Gazânia: Como Plantar, Cultivar e Cuidar! + Significado

Esta linda flor é uma planta com altura de aproximadamente 10 a 30 cm, chegando algumas vezes a até 50 cm de altura. Suas pétalas possuem cores intensas, variadas e vibrantes e, curiosamente, estas pétalas se fecham a noite ou em dias muito nublado.

São plantas resistentes, suportando muitas vezes solos mais pobres, arenosos e até mesmo um tanto salinos. Quando plantadas juntas, conseguem formar uma linda paisagem, como uma espécie de tapete no jardim. Ela também pode ser facilmente cultivada em vasos ou jardineiras.

maravilhas de deus

A Gazania tem origem africana, sendo uma herbácea florífera de baixa estatura que possui grande quantidade de flores, suportando dias mais quentes e até a períodos de seca. Assim, é uma planta ideal para quem costuma se esquecer de regar suas plantinhas, por exemplo. A Gazania também possui folhas de duas cores: verdes e cinzas.

O que chama muito a atenção para este tipo de flor é que a parte inferior central é de uma tonalidade muito forte, mas que possui, no entanto, a mesma cor do restante de suas pétalas, dando uma aparência surpreendente e muito bonita à flor. Geralmente esta cor varia do brando ao vermelho, utilizando-se de todas as variáveis possíveis entre ambas.

como plantar

Como plantar a Gazania

Apesar de serem plantas consideradas muito resistentes, as Gazanias precisam ser cultivadas em um solo muito bem adubado e rico em todo tipo de matéria orgânica, realizado especificamente sob sol, devendo ser regada, inicialmente, com uma maior frequência.

  1. Se você for plantar sua Gazania em um canteiro, providencie a limpeza do mesmo, retirando toda e qualquer erva daninha, por exemplo. Se for um vaso ou jardineira, providencie que os mesmos estejam com os devidos furos para drenagem da água.
  2. Coloque a terra e o adubo e misture areia, independentemente se este solo é duro ou argiloso. Revire a terra do canteiro, vaso ou jardineira, já com a areia, e faça uma cova de 15cm no máximo.
  3. Plante as mudinhas de Gazania nas respectivas covas. A Gazania se multiplica facilmente pois ela se divide dando origem à uma nova planta. Portanto, quando for colocada em um vaso, por exemplo, este deve ter espaço suficiente para mais umas duas ou três plantas.
  4. Regue suas Gazanias garantindo que o solo permaneça úmido nos primeiros dias por pelo menos 15 centímetros abaixo da terra, mas nada em excesso, só o suficiente para garantir esta umidificação. Quando perceber que a planta já está crescendo, a rega deve voltar ao normal.

Sua rega recomendada deve ser feita somente quando perceber que o seu solo já não contém qualquer umidade. Toque a terra para ter certeza se está seca ou se ainda tem alguma umidade.

floração

Qual a época de sua floração?

Quando consideramos regiões de clima mais frio, a Gazania costuma florescer no final da primavera ou mesmo do verão até o comecinho do outono. Já em regiões de clima quente, a exemplo o Brasil, consegue florescer durante todo o ano, desde que em condições adequadas de plantio e cultivo.

Quando é plantada, geralmente já floresce em 60 a 90 dias, considerando condições climáticas adequadas. Por isto, são consideradas também como plantas perenes quando em regiões de clima subtropical ou tropical, como o Brasil.

Quais os cuidados devo ter com a Gazania

Como já citado acima, a Gazania é muito fácil de ser cuidada, pois é uma planta muito resistente a climas frios e secos, mas existem alguns cuidados que deverão ser observados para garantir a saúde da planta e ótimas florações, como:

  1. Renove o seu jardim a cada 5 anos pelo menos. A Gazania com certeza vive muito mais que 5 anos, mas, no entanto, a este tempo, a planta já terá um porte considerável e estará provavelmente produzindo poucas flores ou quase nenhuma. É exatamente neste momento que você poderá extrair mudas da planta para um replantio. E nada melhor que uma completa renovação de seu jardim, não é mesmo?
  2. Promova a correta irrigação de sua planta, evitando deixar o solo completamente seco. Sabemos que a Gazania resiste até a períodos de seca, mas deixá-la neste estado, sem motivos, não resultará em nada, afinal, a planta não terá floração e pode até vir a murchar em casos extremos. Por isso, cuide bem de sua Gazania, irrigando-a corretamente. Lembrando que o extremo também não será benéfico, muito pelo contrário. A drenagem da água deve ser adequada. Se o solo estiver úmido, não irrigue. Se estiver começando a secar, regue a planta.
  3. O solo em que você pretende colocar sua Gazania deve estar corretamente preparado para recebe-la. Esta preparação significa colocar no solo um adubado com fertilizante orgânico, o que fará com que sua planta consiga retirar do solo os nutrientes necessários para o seu crescimento próspero e consequente floração. Inclusive, quando a floração se iniciar, você deve adicionar ao solo fertilizantes ricos em fósforo. Isto vai estimular sua Gazania a florir mais ainda. A Gazania gosta muito de luz, de sol, mas nada em excesso, ou você poderá queimá-la.

Gazânia
Fotos de Gazânia
dicas de jardim
dicas de jardinagem
fotos da moda
as mais belas
Gazânia
amarelada
em todos os tons

rosa e amarela
direto de Deus
para interior
Gazânia
Fotos de Gazânia
Imagens de Gazânia
para exterior
as mais belas
cor rosa
em vários tons
compre sementes
incrível
as mais bonitas
Fotos de Gazânia
Gazânia
para o seu jardim
para sua casa
floração

Detalhes importantes de seu cultivo

A Gazania é também conhecida como espécie rústica e campestre de planta e exatamente por isto sua incidência é maior em áreas de campo. Por ser extremamente tolerante a baixas temperaturas, seu cultivo é geralmente mais indicado para o Sul do Brasil (ele gosta de sol, de luz, mas não, necessariamente, de calor).

Algumas vezes, será necessário reduzir a acidez excessiva do solo, através do uso de calcário até conseguir obter um pH próximo de 5,5 a 6,5 no máximo. Se precisar propagar a planta, esta pode ser feita em qualquer época do ano por sementes ou pela própria divisão da planta.

Gostou da Gazania? É uma planta ideal para florir principalmente canteiros, mas também ficam muito bonitas em jardineiras e vasos. São fáceis de plantar, onde as suas mudas podem ser colocadas diretamente no local onde a planta viverá até a fase adulta. Mantenha o solo devidamente irrigado e pronto, sua planta irá florir como nunca.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest