Como Cuidar da Flor Gerânio? + Tipos, Significados e Cores

Os gerânios são na verdade lindos arbustos perfumados, com flores em tons de branco, rosa e vermelho. Estas lindíssimas e perfumadas plantas dão preferência a temperaturas mais amenas, mas, no entanto, conseguem suportar bem temperaturas mais fortes, como o inverno brasileiro, por exemplo, que é em geral mais brando, quando comparado a invernos mais rigorosos de certas regiões.

Mas são plantas bem sensíveis de uma maneira geral, muito suscetíveis a fungos e bactérias. Por isto, necessitam de um cuidado especial, para que possam florir bastante e embelezar o ambiente em que estão. Gostam demais de luz, mas não confunda luz com calor excessivo.

em todas as cores

Apesar de sensível, não é considerada uma planta difícil de ser tratada, muito pelo contrário. E ainda, para embelezar ainda mais o ambiente, você pode misturar diferentes espécies de gerânios conseguindo assim um resultado muito bonito, com mais cor e vida.

Em toda a Europa, o germânio ou, mais especificamente, sua flor, não é utilizada apenas como decoração sendo a base de uma espécie de geleia comestível. Também são fabricados alguns tipos de vinagre e cremes adstringentes.

como cuidar

Como cuidar dos gerânios?

Segue abaixo algumas dicas importantes que podem auxiliar a cuidar desta lindíssima flor, garantindo assim a saúde da planta:

  1. Os gerânios precisam de muita luz. Este é o fator mais que fundamental para que a planta evolua. Assim sendo, as plantas dever ser colocadas preferencialmente em locais ensolarados de seu jardim, terraço ou janelas.
  2. Os gerânios florescem no verão. Assim, precisa ser muito bem regada especialmente nesta estação doa no. Já no inverno, este fluxo de água deve ser menor. A correta drenagem da planta e sua umidificação garante que a mesma viva por mais tempo e floresça com maior intensidade. Isto quer dizer, que ela não pode estar úmida demais, favorecendo o surgimento de fungos e bactérias, nem, por outro lado, com pouca ou nenhuma umidade. Talvez seja necessário utilizar um substrato pesado na intenção de reter mais esta umidade, principalmente no verão.
  3. Já na primavera, quando florescem, você precisará ficar atento às folhas secas e mortas, pois será necessário podá-las. O local exato para fazer esta poda é no ponto de união com o seu talo, evitando machucar a planta.
  4. Da mesma maneira que se faz necessário uma drenagem adequada, você precisará também adubar corretamente estas flores, principalmente quando as mesmas florescem. Use, preferencialmente, adubos líquidos e específicos para gerânios.
  5. Jamais pulverize flores e folhas do gerânio. É muito comum as pessoas, principalmente em dias muito quentes, pulverizarem com água flores e folhas, na tentativa de amenizar o calor. No caso dos gerânios, isto não é uma regra, muito pelo contrário, pois as flores e folhas do gerânio são aveludadas e a água as estragaria, “queimando-as”. Quando precisar limpá-las, use um pano macio e seco.
  6. São plantas fáceis de cuidar mas merecem algumas atenções especiais, como algumas possíveis pragas que costumam atacar os gerânios, a exemplo da borboleta do gerânio, a mosca branca e outras tantas pragas mais comuns às flores.
Imperdível:  Flor Vitória Régia: Significado + Fotos + Lenda!

Procure por produtos específicos para espantar estas pragas sem, no entanto, agredir a planta.

diferentes tipos

Quer ter êxito em plantar e cultivar o gerânio? Então, forneça-lhe regularmente um bom adubo, água de forma equilibrada e trate-a com muito carinho. No frio, é recomendado coloca-la para dentro de casa, mas não exagere, ela não precisará de um cobertor ou de ficar próxima à uma lareira, por exemplo.

É uma planta que possui um crescimento considerado rápido e, como já dito, basicamente pede muita luz, água e nutrientes para poder crescer e florir.

dicas e ideias
cor rosa
as mais claras
com degradê
os mais bonito
diferentes cores
dicas de jardinismo
dicas de jardinagem
de madeira
as melhores decorações
com folhas
diferentes cores
zoom
geranio
flor de geranio

Quais os tipos de Gerânio

São basicamente 4 tipos de gerânio, um mais bonito que o outro e com suas particularidades, claro. Conheça-os mais um pouco:

  1. Pelargonium zonale, gerânios ou simplesmente sardinheiras: estas plantas possuem um porte ereto, parecido com o de um arbusto e suas folhas são redondas, com sua parte mais central marcada. Já as flores são comumente brancas, vermelhas e cor-de-rosa e são duplas, semi-duplas ou simplesmente com 5 pétalas ao todo.
  2. Pelargonium x hederaefolium ou gerânios-hera (conhecido também como gerânio samurai): seu porte é mais pendente, nada ereto, e suas folhas são brilhantes muito parecidas com as da hera (gerânio samurai). Possui flores totalmente agrupadas como uma espécie de guarda-chuvas, nitidamente abrindo-se por cima da folhagem. Muito bonito de se ver.
  3. Pelargonium regale ou gerânio amor-perfeito: estes germânios já são mais em formato de arbustos, com suas folhas um tanto dentadas e suas flores super volumosas e intensamente coloridas, como se fosse uma espécie de trombeta. Este tipo de gerânio é extremamente sensível à chuva.
  4. Pelargonium odoratissimum: estes gerânios contam com pequenas flores. O nascimento destas é bem irregular e são em formato de estrela, geralmente, sendo sua folhagem extremamente perfumada.
Imperdível:  8 Flores que Gostam de Sol Direto e Pouca Água para Vaso!

Deste modo, dependendo de onde você pretende cultivar o gerânio, poderá optar pelo tipo mais adequado ao respectivo ambiente, facilitando o seu cultivo. Mas, com o cuidado certo e a atenção devida, quaisquer tipos podem ser facilmente cultivados em qualquer ambiente.

os mais belos
exótico
claro
roxeado
violeta azulada
geranios
fotos de geranios
dicas de geranios
imagens de geranios
como cultivar
no jardim
em casa
em apartamento
em vasos

Alguns possíveis problemas e soluções

a) Ramos muito longos e uma distância maior entre suas folhas:

Cuidado com a luminosidade, esta pode estar sendo insuficiente. Mude o quanto antes sua planta de lugar, para que absorva mais luz solar.

b) A base do caule da planta está escura, parecendo apodrecida:

Sua planta pode estar doente, provavelmente por fungos ou bactérias e o motivo pode ser o excesso de umidade ou baixas temperaturas. Infelizmente não há o que fazer, sua planta terá que ser sacrificada.

c) Seu gerânio tem folhagem em abundância, mas pouquíssimas flores:

Muito adubo, provavelmente. Suspenda o uso do adubo por um tempo e quando voltar a adubar a planta prefira um adubo que tem há menos nitrogênio.

d) Folhagem retorcida e os brotos ao nível do solo:

Provavelmente alguma doença provocada por bactérias. Fungos e bactérias, infelizmente, condenam a planta. Não há o que fazer, você precisará sacrificá-la.

Conseguiu pegar o jeito do Gerânio? Para todos os efeitos, é uma planta muito bonita e perfumada. Vale a pena cultivá-la

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *