Flores Comestíveis: Nomes, Exemplos, Fotos, Dicas, Sugestões

Saiba mais sobre as flores comestíveis

As flores estão presentes em nosso dia a dia em diversos aspectos, seja na decoração de ambientes, nos jardins e canteiros, na estampa de roupas, em detalhes de acessórios de cabelo e nos buquês das noivas. Porém existem também as flores comestíveis, que invadiram de vez a culinária na finalização e criação de pratos até mesmo de restaurantes renomados. Assim, conheça as flores comestíveis.

AS FLORES COMESTÍVEIS

uma delícia

As pétalas delicadas das flores são usadas em chás, medicamentos naturais, na composição de perfumes e também como acompanhamento e enfeite de pratos gastronômicos. As flores comestíveis, além de embelezar o prato, ainda garantem um sabor peculiar às receitas podendo elevar o paladar de maneira suave. Esse tipo de flor pode ser usado em doces, salgados, saladas e como ornamentação de pratos.

CUIDADOS

muito saudável

Antes de sair se aventurando com os sabores das flores comestíveis é importante ter alguns cuidados na hora de comprar e armazená-las. Nem todas as flores são saudáveis para o consumo e podem ter pesticidas prejudiciais à saúde. Por isso, compre somente as flores conhecidas para consumo.

muito gostoso

Procure adquirir o produto em lugares de confiança onde as flores estejam sempre frescas. O ideal é comprar em mercados que vendam as flores em bandejas. Fique atento à data de fornecimento do produto e dê preferência para as que tenham chegado ao mercado no dia em que você for comprá-las.

Fotos de flores comestíveis

Na hora de armazenar as flores comestíveis é importante que você as deixe no refrigerador para que não sejam expostas ao calor ou agentes externos do ambiente. Assim, elas não murcham e as pétalas não adquirem manchinhas pretas. As flores podem durar até 2 semanas se armazenadas da maneira correta.

Dicas de flores comestíveis

Além disso, não consuma flores vendidas em floriculturas, que estejam em canteiros ou em locais desconhecidos, pois essas flores podem conter pesticidas. Além disso, procure comer apenas as pétalas e se você for alérgico a algum outro alimento, introduza-as cautelosamente em sua dieta.

Nomes de flores comestíveis

Para consumi-las, coloque-as no prato ou na receita por último, já que em pratos quentes as pétalas murcham, assim como quando entram em contato com temperos.

ESPÉCIES QUE PODEM SER INGERIDAS

Como nem todas as flores podem ser ingeridas é fundamental que você conheça quais estão disponíveis para o consumo. Assim, conheça mais sobre as espécies de flores comestíveis que podem fazer parte da sua alimentação.

* ROSA

imagens de flores comestíveis
ROSA

Todas as espécies de rosa são comestíveis e seu uso é indicado em sobremesas, especialmente doce em compota.

* LILÁS

fotos de flores comestíveis
LILÁS

A lilás possui sabor cítrico e, portanto acompanha bem sobremesas e pratos salgados, assim como saladas.

* ANGÉLICA

flores comestíveis
ANGÉLICA

A angélica possui sabor doce, parecido com o do alcaçuz e, portanto, é indicada para sobremesas.

* CALÊNDULA

fotos de flores
CALÊNDULA

A calêndula, além de oferecer um visual atraente para o prato graças a sua cor chamativa, possui um sabor picante semelhante ao açafrão. É indicada para o preparo de pratos salgados.

* HIBISCO

sugestões de flores comestíveis
HIBISCO
tipos de flores comestíveis
HIBISCO

A flor de hibisco é muito conhecida por dar origem ao chá de hibisco, que promete emagrecimento e outros benefícios para a saúde. Seu sabor é azedo e por isso deve ter seu uso moderado.

* LAVANDA

flores comestíveis
LAVANDA

A lavanda pode acompanhar sobremesas e pratos salgados, pois possui um sabor doce e picante, além de um aroma perfumado.

* JASMIM

nomes de flor para comer
JASMIM
dicas de flores
JASMIM

O jasmim é muito usado no preparo de chás e seu uso também é indicado no preparo de sobremesas.

* GIRASSOL

dica de flor para comer
GIRASSOL

As pétalas do girassol podem colorir pratos salgados e doces e seu miolo pode ser cozinhado para o consumo em saladas.

* VIOLETA

flor para comer
VIOLETA

A violeta pode fazer parte de saladas, sobremesas e entradas com seu gosto adocicado. Pode ser cristalizada para enfeitar bolos e doces.

* CRAVO

alimentos
CRAVO

O cravo pode ser usado no preparo de saladas, doces e como ornamentação de pratos. Possui um sabor suavemente doce.

* AMOR PERFEITO

o que você pode comer
AMOR PERFEITO

A flor amor perfeito é indicada para decorar sopas e sobremesas e no preparo de saladas. Seu sabor é levemente adocicado.

* NASTÚRCIO

usada como alimento
NASTÚRCIO
para sua comida
NASTÚRCIO
para seu almoço
NASTÚRCIO
para sua salada
NASTÚRCIO

A flor de nastúrcio tem cores vibrantes sendo ideal para preparar saladas e ornamentar pratos salgados. Possui um sabor semelhante ao agrião.

dicas de flores
sugestões para você
galeria de fotos
para sua barriga
flores para se alimentar
imagens de flores
dicas de indicações
galeria de imagens

PLANTE EM CASA

Uma maneira segura de consumir flores comestíveis é cultivando na sua casa, assim você terá certeza do que está comendo e poderá cuidar pessoalmente das suas flores. Você não precisa de um espaço muito grande para isso e pode até mesmo plantar as flores em pequenos vasinhos na sua varanda. Antes de utilizar as flores na comida é importante que você lave-as em água corrente para retirar resíduos de terra e insetos, removendo em seguida o cabo e suas folhas.

Dessa forma, as flores comestíveis podem ornamentar pratos quentes e frios elevando o paladar e criando composições dignas de elogios.

O que você achou? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest