GUIA: Girassol – Plantar, Cultivar, Cuidar, Sementes e Significados

Os girassóis são cultivados a milênios e utilizados como remédio natural, fibra para construções, decoração de jardins e no formato de óleo. Antes de se espalhar pela Europa (criando o cenário para o famoso quadro do pinto Van Gogh), o girassol era cultivado no vale do Mississípi. Ele foi trazido para a Europa pelos colonos que se aventuraram pela América. Mas o grande cultivo em massa se deu na Rússia, onde foram criadas seleções de girassóis resistentes a diversas pragas visando a produção de óleo. Até hoje, o óleo de girassol é utilizado como uma das principais fontes de óleo vegetal no mundo todo.

fotos da planta

Neste artigo, você vai conferir um guia completo de como cultivar e cuidar de girassóis na sua casa. Vamos iniciar dando informações sobre os tipos de solo, as necessidades de sol; em seguida, vamos dar dicas de como plantar, cultivar, cuidar e colher as sementes. Por fim, confira os benefícios nutricionais das sementes da flor e alguns dos significados atribuídos a elas nas mais diversas crenças e culturas.

sombra

Sol, Sombra, Solo e pH

Os girassóis, como o nome mesmo sugere, são plantas que costumam crescer em locais de grande incidência de luz solar. Eles costumam florescer em qualquer tipo de solo, excetuando os solos pantanosos ou muito úmidos. O pH adequado para o plantio desta flor é entre 6 e 7. Dado que estas plantas se originaram em regiões de secas sazonais, eles costumam resistir bem a períodos de secas depois de crescidos. Eis uma flor relativamente fácil de ser cultivada até mesmo por pessoas com pouco conhecimento em jardinagem.

girassol

Várias partes desta flor solta alguns compostos que podem atrapalhar o cultivo de outras flores e plantas. Dado isso, eles devem ser cultivados separadamente de outras flores. Estas flores podem ser nocivas até mesmo para a grama, por liberar certas toxinas.

Uso semente ou mudas?

Ainda que eles possam ser plantados com mudas, o seu cultivo se dá mais fácil quando semeado diretamente no solo, após o inverno. Embora eles resistam ao frio, eles não suportam mais do que duas geadas.

como plantar

Como Plantar Passo a Passo

Siga o seguinte passo a passo para fazer o plantio:

  • Enterre as sementes com uma distância entre elas de 6 centímetros em média com uma profundidade de até 2 centímetros;
  • Cubre e regue até que as sementes germinem, o que deve ocorrer em até dez dias;
  • Eles devem gerar novas sementes em até 100 dias, quando você pode fazer uma segunda rodada de plantio.

Dicas de Cuidados e Cultivo

Segue mais algumas dicas para cuidar e cultivar:

  • Ainda que estas flores resistam a grandes secas, é necessário regar no período de crescimento, que se dá após o plantio e cerca de 20 dias antes e depois da floração. Este procedimento é ainda mais recomendado com as variedades de girassóis mais altos;
  • Não é necessário a adição de fertilizantes. No entanto, em casos de solos muito pobres pode ser uma boa pedida – mas sem exagero;
  • Eles podem ser pouco resistentes a ventos fortes e chuvas agressivas. Se for o caso, talvez seja necessário amarrar estacas para que o caule não se quebre;
  • Alguns pássaros podem se sentir atraídos pelas sementes no período da colheira. Se você não vai usar as sementes para um novo plantio, deixe-as para que os pássaros se divirtam com o alimento. Caso queira usar as sementes, você deve manter as suas flores longe de pássaros. Isso pode ser feito cortando algumas folhas que estão próximas a flor para que os pássaros não tenham onde pousar na hora da alimentação (radical, mas necessário em muitos casos);
  • Algumas doenças podem atacar as suas flores. No geral, os principais vilões desta flor são os fungos, principalmente o mofo. Eles podem não matar a sua planta, mas vão estragar o visual dela. Caso seja necessário, você pode aplicar um fungicida em seu jardim conforme as especificações de aplicação encontradas no rótulo.
  • Eles exigem, pelo menos, seis horas de incidência de luz solar por dia;
  • As raízes desta flor costumam ser bem compridas. Dado isso, o solo precisa ser mais fofo e drenado para que elas se estiquem e absorvam os nutrientes de terra;
  • Algumas espécies desta flor oferecem sementes minúsculas e escuras, que costumam ser utilizadas na produção de óleo, manteiga, cosméticos e até mesmo ração para animais. Estas espécies costumam atrair mais pássaros.

Confira mais dicas sobre a planta neste belo vídeo do canal da Nô Figueiredo:

Sementes de Girassol

Estas sementes são extremamente nutritivas, ricas em vitaminas, proteínas e minerais incríveis para a saúde. Elas são utilizadas pelo público fitness, especialmente os que buscam se manter no peso, uma vez que estas sementes contém uma quantidade razoável de fibras e de ácido linoleico, que auxilia no metabolismo da gordura.

Elas também são excelentes fontes de proteínas, com quase a mesma quantidade que uma carne. Você pode consumi-las com passas, lanches e até mesmo polvilhado num prato de comida. Elas costumam ter um gosto bastante sutil, quase que imperceptível.

Por sua riqueza em fibras, elas são recomendadas para quem sofre com a síndrome do intestino irritável e outras doenças digestivas e intestinais, como a constipação intestinal.

diferentes
outras cores
na casa
girassol
inusitado
diferente
com madeira
com folhas
três pétalas
em vasos
cor laranja
cor vermelha
como cultivar
como plantar
ideias
dicas e imagens
imagens de flores
fotos lindas

inspiração
inspire-se
canteiro
fotos de girassol
girassol
de doce
feito a mão
feito de papel
artesanato
imagens de girassol
fotos de flores
para noivado
para casamento
para casar
buque de girassol
girassol
para bolo
pintura famosa
os mais lindos
os mais belos
imagens
fotos de girassol

Significado da Flor

Agora que você aprendeu como cultivar, plantar e cuidar destas flores, vamos aprender sobre os significados que cada cultura atribuí a planta. O nome científico desta planta é helianthus, que nada mais é do que a união de flor e sol.

O girassol é considerado uma flor que simboliza o poder, mas também pode significar longevidade (uma vez que a maior parte das espécies resistem aos mais variados climas por muito tempo), como também amor sincero, sinceridade, positividade e boa sorte. O girassol também é associado, em muitas culturas antigas e modernas, com o calor, a positividade, a alegria e a resistencia.

Receber um girassol de presente significa amizade eterna.

Finalizando o nosso artigo, girassóis são flores muito fáceis e divertidas de se cultivar no jardim, criando uma bela decoração para a sua casa e gerando sementes nutritivas que podem ser consumidas por humanos e animais.

Você tem dúvidas sobre os cuidados e cultivo? Comente abaixo e esclareceremos assim que possível!

 

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest