Lavanda na Decoração, Gastronomia, Saúde e Moda

Conheça a origem e como e por que a lavanda é utilizada

Algumas flores se destacam diante das outras, seja pela sua beleza, pelo seu perfume ou pelos seus usos. Quanto à lavanda, a característica flor do tipo arbusto com flores lilases pequenas, pode-se dizer que todas essas características fazem com que ela se destaque e seja considerada uma das flores mais utilizadas em todo o mundo. Por isso, conheça um pouco mais sobre a origem dessa flor e como ela é utilizada ao redor do mundo.

Origem da lavanda

a flor

A lavanda tem origem no Mediterrâneo, especialmente na região entre Egito, Grécia, norte da África e Itália. É na França, entretanto, que existem os maiores campos dessa flor, caracterizando o país da Torre Eiffel como seu maior produtor mundial. Atualmente, a lavanda é amplamente utilizada inclusive por países que não a produzem, de modo que é uma das espécies mais populares de todo o planeta.

Tutorial como plantar passo a passo:

Usos da lavanda

A lavanda é uma das flores mais versáteis já conhecidas em todo o mundo e seus usos não ficam restritos a apenas uma função. Como também é conhecida como alfazema, com a mesma planta é possível atuar em praticamente todos os setores da sua vida de modo a trazer melhorias que somente uma flor tão bonita poderia fazê-lo. Os principais usos da lavanda incluem:

· Na decoração

flor lavanda
com vela
vasos pintados

Seu tom lilás e seu aspecto rústico e característico são excelentes elementos para compor uma decoração única e muito especial. Essas flores podem fazer parte, por exemplo, de arranjos com outras espécies ou então sozinhas, como a estrela principal.

A cor lavanda, que é um lilás acinzentado que muito se assemelha ao tom da flor, também nomeia e inspira diversas tintas e par quem procura uma cor sóbria, bonita e delicada essa é uma excelente opção para decoração.

· Na casa em geral

buquê de lavanda
em várias cores
no vaso de cerâmica

O uso da lavanda na casa não fica restrito apenas à decoração, já que é possível utilizar de diferentes maneiras, principalmente aproveitando o seu perfume. Nesses casos, são muito comuns velas feitas de lavanda ou essências com óleo dessa flor.

Outra opção é utilizar suas folhas como um protetor para o armário, evitando que traças e outros organismos destruam suas peças tão queridas.

· Em casamentos

diferentes usos
em cada cerimônia
flores lavanda

Lavandas são opções perfeitas para casamentos mais rústicos e principalmente feitos ao ar livre. Além de ser uma opção para compor a decoração da igreja ou do local onde será realizada a cerimônia, a lavanda também pode vir ganhando todas as atenções nas mãos da noiva em forma de buquê.

Outro uso inclui nos arranjos espalhados pela festa de casamento, trazendo um aroma e visual únicos para todos os convidados.

· Em outros eventos

buquê de lavanda

Outros eventos também podem contar com esse tipo de flor, inclusive quando você não sabe muito bem o que fazer e não quer gastar muito. Um arranjo rústico com apenas alguns galhos de lavanda já fazem a diferença e são inclusive indicados para quando você é a anfitriã de um jantar entre amigos, por exemplo.

· Na moda

lavanda

A cor lavanda também é tendência na moda, principalmente quando as chamadas candy colors aparecem. Por isso, não é impossível encontrar roupas, sapatos e bolsas nesse tom para construir um visual romântico, delicado e muito fashionista.

· Na saúde

O óleo essencial de lavanda possui propriedades medicinais, como a propriedade antiinflamatória. Dessa forma, o óleo pode ser utilizado para amenizar dores de cabeça, musculares e mais.

Massagens com esse óleo, essências de banho e a aromaterapia são outras aplicações possíveis para a lavanda influenciar direta e positivamente na saúde.

· Na gastronomia

As flores de lavanda também podem ser utilizadas na gastronomia, compondo geléias, sorvetes e doces finos, especialmente para perfumar a comida e aguçar todos os sentidos.

O uso dessa flor, embora incomum na gastronomia tradicional, é capaz de transformar uma receita batida ou sem graça em algo totalmente novo e inesperado.

guia completo de usos

· Na beleza

Sem dúvidas, um dos maiores usos da lavanda é na área da beleza. O que não faltam são perfumes, essências, cremes e outros produtos feitos de lavanda ou com o cheirinho tão característico da flor.

O chá de lavanda, inclusive, pode ser utilizado para enxaguar os cabelos, tornando-os mais macios, brilhantes e livres da caspa.

A sua cor também não fica de fora do mundo da beleza: são esmaltes, sombras para olhos, batons e até mesmo tintas para cabelo nesse tom.

A lavanda é uma flor simples e poderosa e que exatamente por isso possui diversas aplicações, sendo cada vez mais utilizada. Além de sua beleza e odor, a lavada possui inclusive propriedades medicinais e por isso é tão querida ao redor de todo o mundo. Para aproveitar de todas as suas vantagens, adquira já algum produto que se relacione com a flor e incorpore toda a beleza dessa espécie em seu mundo.

Qual uso você gostou mais? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest