Orquídea Roxa: Significados, Espécies e Imagens Dessas Lindas Flores!

Delicadeza, elegância, sofisticação, tudo isso se resume nessa magnifica flor. As orquídeas roxas são sem dúvidas belíssimas.

As orquídeas são sem dúvidas símbolo de requinte, luxo e sofisticação. Desde a era Vitoriana elas eram consideradas as flores mais luxuosas e místicas também.

Orquídea Roxa

Existem aproximadamente 50 mil espécies de orquídeas no mundo, mas esse número tende a aumentar, devido muitas espécies selvagens em nossas florestas, ainda não terem sido descobertas.

A cor roxa está presente em milhares de espécies e são belíssimas, cheias de encanto. Cada cor possui um significado diferente.

Vou mostrar aqui um pouco do significado que cada cor simboliza, dessa maneira você escolhe com qual se identifica mais.

veja os significados em vaso flores belas

Significado e o que simboliza as orquídeas de acordo com sua cor

  • Roxa: essa cor está ligada a dignidade, simboliza os bons sentimentos, sendo ideal para locais de meditação, pois ela estimula a sensação de purificação. Existem muitas espécies de orquídeas que possui essa cor.
  • Rosa: as orquídeas dessa cor, simbolizam sensualidade e sedução, transmitindo feminilidade. São ideais para demonstrar o amor e dizer eu te amo. Portanto se a ideia é conquistar a mulher amada, essa flor é ideal.
  • Branca: essa cor de orquídea, está ligada à inocência e à eternidade. Elas são ideais para quem quer expressar o amor puro, verdadeiro e duradouro. São muito utilizadas em decoração de casamentos e até em buques de noiva.
  • Azul: a cor azul representa paz e tranquilidade, é sinônimo de harmonia. Portanto ela é ideal para se oferecer a uma pessoa que se quer bem. Ela ainda transmite lealdade, confiança e gratidão.
  • Amarela: as orquídeas dessa cor representam alegria, excelente para presentear as pessoas com o desejo de felicidade, pois a cor também está associada a amizade.

As orquídeas roxas são encontradas em milhares de espécie, em algumas a tonalidade varia do lilás ao roxo escuro.

Fotos de Orquídea Roxa Orquídeas Roxas as mais lindas

Algumas espécies onde encontramos a cor roxa

  • Orquídea Cattleya Warneri: Essa é uma espécie brasileira, podendo ser encontrada nos estados de Minas Gerais, Bahia, Espirito Santo e norte do Rio de Janeiro. São bem perfumadas, costuma florescer de 2 a 6 flores. Suas cores variam do vermelho-rosa ao roxo, gosta de clima ameno, com ambiente bastante úmido e não gosta de sol direto.
  • Orquídea Phalaenopsis: Essa espécie é originaria de países da Ásia como, Filipinas, Malásia, Indonésia, Sumatra, China e Taiwan. Ela tem seu habitat natural nas florestas tropical e são epífitas (vivem nas arvores). Caso você pretenda plantar essa orquídea, lembre-se de planta-la num tronco de arvore, quando ainda não tiver flores e coloca-la onde pegue pouco ou nenhum sol.
  • Orquídea Vanda: A orquídea Vanda é um dos gêneros mais encontrados no mercado. Elas habitam a Índia, Filipinas, montanhas do Himalaia, sul da China e norte da Austrália. Ela encanta por sua beleza, cores intensa e flores esplêndidas.
  • Orquídea Denphal: É originaria da Ásia tropical e subtropical, aprecia regiões de clima tropical, razão pela qual se adaptaram bem as condições brasileiras. Gosta de luz natural intensa.

Bom poderíamos ficar horas descrevendo sobre essa cor nas orquídeas, pois a infinidade é muito grande e depende também das condições do cultivo, variando a tonalidade das cores.

Cada tipo de orquídea costuma apresentar várias tonalidades e cores diferentes. Algumas espécies tendem a cores mais claras enquanto outras tem cores vibrantes.

No entanto todas tem seu encanto e sofisticação, você só precisa ficar atenta na hora de adquirir uma orquídea, pois as espécies epífitas devem ser plantadas em arvores.

Orquídea Roxa Imagem de Orquídea Roxa dicas de cultivo ideias para jardinagem o que ela significa tudo sobre ela

Adquirindo orquídeas para sua casa

Quando você for escolher uma orquídea para sua casa, procure as que preferencialmente já tenham flores ou que estejam começando a florescer.

Isso se deve ao fato de algumas espécies levarem até cinco anos para florescer, enquanto outras costumam florescer uma vez ao ano. Dessa maneira você escolhe aquelas que se mantenham com lindas flores por um período mais longo de tempo.

Verifique se a espécie que você escolheu pode ser cultivada dentro de casa, existem várias espécies no mercado que gostam de sol intenso enquanto outras prefere a sombra.

Todos os cuidados que se deve ter com as orquídeas

O principal cuidado que se deve ter em relação a essas lindas orquídeas é sem dúvida a rega.Para se ter uma ideia esse é um dos principais fatores para o fracasso no cultivo da flor.

Nas orquídeas em geral a falta de água é menos prejudicial do que o excesso no cultivo delas.

Para você saber se está na hora de regar, basta colocar o dedo para verificar a quantidade de umidade no vaso ou mesmo na casca da arvore. Procure cavar um pouco para ver mais a fundo, caso esteja úmido, não regue.

Outro cuidado que se deve ter com sua orquídea é em relação a poda, pois existe a época certa e ainda a maneira correta com os equipamentos próprios para essa função.

Procure se informar qual a melhor época para a poda, tendo em vista que isso pode variar de acordo com a espécie.

flores roxas fotos de flores leia isso se você ganhou leia isso dicas de flores imagens para ilustrar o artigo fotos para ilustrar o artigo para ilustrar o artigo diferentes espécies dicas de espécies

Algumas dicas sobre as orquídeas

As orquídeas por sua beleza e elegância estão cada vez mais sendo requisitada pelos decoradores.

Ela está sendo muito usada em decoração de casamentos, formaturas, aniversários e inclusive em buques de noivas, que vale ressaltar ficam deslumbrantes.

Nas mesas da sala de jantar elas dão um ar de sofisticação, você pode escolher entre tantas espécies e cores, qual a que mais combina com seu ambiente.

No caso das orquídeas roxas, ficam perfeitas nas varandas, pois com suas cores fortes costumam deixar o ambiente alegre e colorido.

Caso você possua uma bancada em sua casa, vale a pena apostar em vários vasos de orquídeas, será sucesso na certa.

Gostou desse artigo?

E ai, gostou das nossas dicas, decidiu cultivar essas lindas orquídeas em sua casa? Conhecer a história, seus significados e suas origens é algo realmente fascinante.

As orquídeas são símbolos de requinte e luxo, tendo cerca de 50 mil espécies e diversas cores, vale lembrar que todas são belíssimas, inclusive as roxas.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *