Hortênsias: Como Cultivar, Plantar, Podar, Cuidar e Colher

Hortênsias estão entre as flores mais charmosas do planeta. Elas costumam ser fáceis de se cultivar e exigem cuidados básicos, podendo se desenvolver em diversos climas e solos. As cores variam entre o azul clarinho, o rosa, o branco e a lavanda. Algumas vezes, você pode ter todas essas cores em uma só plantinha. Há diversas variedades para você plantar, todas elas com características peculiares.

Hortênsias

Algo curioso é que é possível definir a cor da sua hortênsia com base na acidez do solo. Solos mais ácidos costumam dar hortênsias azuis, ao tempo que solos mais alcalinos costumam dar hortênsias rosas e avermelhadas. Confira, neste guia, tudo o que você precisa para plantar e cultivar esta bela flor na sua casa. Por fim, vamos te ensinar a como fazer um buquê de hortênsias em um belo passo a passo.

Como Plantar

as mais belas

Embora esta planta viva bem em quase qualquer tipo de solo, a melhor opção são os solos ricos em nutrientes e relativamente molhados. Caso o solo seja pobre, você pode adicionar algum tipo de adubo para melhorar o potencial nutritivo do solo.

diversos tons

Para plantar esta linda flor, você deve fazer um buraco fundo e espaçar cada planta com cerca de cinco pés de distância para que as raízes não compitam por nutrientes.

Confira abaixo os devidos cuidados e como alterar a cor das suas flores.

Cuidados e Cores

Esta flor exige uma regagem constante. Se o solo ficar muito árido, ela pode murchar facilmente. Um solo muito fertilizado pode tornar o crescimento das folhas maior do que das flores.

Você pode alterar a cor da flor, como dito na introdução deste artigo. Para tal, você vai levar alguns meses para alcançar algum resultado. E este procedimento deve se iniciar após a plantar ter pelo menos dois anos de idade. E é muito mais fácil a alteração do azul para o rosa do que o contrário. Não são todas as hortênsias que mudam de cor, mas as que mudam o fazem de acordo com a acidez do solo.

pHCor
maior que 5,5Rosa
menor que 5,5Azul

As doenças e pragas que atacam as hortênsias são as mais diversas. As mais comuns são as lesmas, a ferrugem e manchas nas folhas. Você encontra guias de como tratar dessas pragas aqui no nosso blog.

dicas de plantio
como plantar Hortênsias
como cultivar Hortênsias
ideias e fotos
dicas de jardins
dicas de jardinagem
as mais lindas
cores diversas
roxas e violetas
azuis
bnrancas
Hortênsias
fotos de Hortênsias
imagens de Hortênsias
dicas
as mais lindas
fotos de Hortênsias
ideias de flores
tons coloridos
Hortênsias
dicas

Tutorial de Como Fazer um Buquê de Hortênsias

Para fazer um belo buquê para casamentos, siga o seguinte procedimento:

  1. Mergulhe as hastes da flor em água levemente gelada para evitar que elas murchem;
  2. Retire as folhas presas as hastes;
  3. Faça o seu buquê conforme o tutorial do vídeo abaixo:

A hortênsia significa navio, dado que eram feitas longas viagens de barco carregando hortênsias na idade média. Na simbologia popular, esta flor significa agradecimento, porém algumas culturas também relacionam ela a falta de amor ao próximo. Ou seja, o significado inverte de acordo com a cultura que a trata.

Você tem dúvidas sobre o cultivo desta bela planta? Comente abaixo! Vamos responder a todas!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest