GUIA: Flor Amarílis (Tipos, Cores, Como Plantar e Cuidar)


Conheça mais sobre a flor amarilis

Quantas vezes você já olhou para uma flor e não sabia o seu nome ou como cuidar dela? Muitas, não é? Muito provavelmente, inclusive, isso já te aconteceu ao olhar para uma flor amarillis. Muito comum no Brasil, mas não tão divulgada quanto as rosas, por exemplo, essas flores são bonitas, exóticas e chamam naturalmente a atenção, despertando a curiosidade. Por isso, confira a seguir tudo o que você sempre quis saber sobre a flor amarilis.

A Amarílis

modelos de flores espécies famosas as mais bonitas as mais lindas

Com a grafia alternativa de amaryllis, essa flor é considerada a tulipa brasileira devido a suas características únicas. Versátil, bonita e encantadora, a flor Amarílis conquista apaixonados de um extremo ao outro no país com muita sofisticação.

Essa flor também é especial porque é tipicamente brasileira, ou seja, é originária de terras tupiniquins graças ao clima tropical.

Mesmo assim, é uma flor que se adapta muito bem a climas mais temperados, garantindo que possa ser cultivada em todos os cantos do país.

A sua floração também é especial já que a planta entra em dormência durante determinado período. Parte disso é representada pelo bulbo: ele fica enterrado durante cerca de oito meses de modo que ele possa armazenar energia e se desenvolver.

Tipos de Amarílis

A flor amarilis não poderia ser considerada a tulipa brasileira se aparecesse somente em uma variedade, certo? Com isso, ao procurar essa flor você irá se deparar com algumas variedades totalmente distintas entre si, mas igualmente bonitas. Dentre essas variedades estão:

* Branca

pétalas lindas para ornamentar ornamentação para apartamento

A flor amarilis branca é uma das variedades mais bonitas e delicadas, além de ser uma das flores mais bonitas em geral que estão disponíveis no Brasil. Ela é caracterizada pelas pétalas naturalmente abertas e comuns às outras espécies, mas de um tom totalmente branco, claro e límpido.

O interior é levemente amarelado em um tom mais pastel, o que cria um belo e delicado contraste. É uma ótima opção para noivas carregarem em seus buques, por exemplo, indo desde um casamento tradicional até uma celebração mais rústica sem nenhum esforço.

* Vermelha

flor amarilis vermelha amarilis vermelha amarilis

Já a flor amarilis vermelha chama a atenção por seu tom rubro bem vívido e que se assemelha a um vermelho sangue. Nas variedades mais comuns, o miolo dessa flor é curiosamente mais escurecido, como em um tom, de vinho bem mais escuro. Com isso, o aspecto é de sombra no local dando uma sensação de profundidade que torna essa variedade ainda mais interessante. As anteras amarelinhas, quase brancas, dão um toque de suavidade a todo o visual.

Essa é uma opção interessante para buquês menores porque a disposição em camadas irregulares das pétalas cria um efeito de movimento muito bonito nos grupos dessas flores. Com isso, há a impressão de que o buquê é formado por um conjunto de pequenas e coloridas borboletas.

* Laranja

para o verão clima tropical solo úmido flores

Muita gente pode achar que elas são a mesma coisa, mas a verdade é que a amarilis laranja é diferente da amarilis vermelha e para notar isso basta um pouco de atenção. Embora essa variedade seja igualmente vibrante, seu tom é um pouco abaixo da avermelhada, garantindo uma sensação de frescor muito interessante para o visual da flor.

Normalmente essa variedade aparece em um tom mais abóbora ou mesmo mais coral, mas também não é difícil encontrar flores com um tom meio esmaecido, como a cor de telha. O resultado dessa flor é que ela é uma das mais interessantes e coloridas disponíveis na fauna brasileira, sendo a cara do clima tropical daqui.

* Amarela

dicas de flores fotos de espécies plantas natureza

A versão amarela, por sua vez, é garantia de resplandecência e animação graças ao seu tom vívido e chamativo. Esqueça os tons amarelos delicados e discretos, porque nessa variedade o amarelo é feito para brilhar.

Diferentemente das outras versões, entretanto, as anteras dessa variedade não são amarelas e, sim, vermelhas. Com isso, a flor super colorida e vibrante ganha uma espécie de pontinhos salpicados em seu miolo que dão um charme especial a essa variação.

* Vermelha e branca

as mais bonitas

Como na natureza dificilmente uma flor apresenta apenas uma cor sem qualquer tipo de mescla, é claro que não poderia faltar a versão vermelha e branca. Nesses casos, geralmente a flor é mais branca e conta com manchas, normalmente em forma de listras, vermelhas. Quando isso acontece há um efeito rajado muito divertido e quase infantil a essa flor, que se torna ainda mais exótica.

O contrário, entretanto, também pode aparecer e uma flor predominantemente vermelha ter o seu centro escuro substituído por uma tonalidade de branco. Nesses casos, os rajados são bem menores e menos intensos, criando um contraste discreto.

* Rosa

flor amarílis

Embora seja mais rara e, com isso, haja mais dificuldade em ser vista, a flor amarilis rosa é outra possibilidade para quem deseja apreciar a beleza da tulipa brasileira. Mas não se engane: o tom não é aquele rosa típico que costuma ser observado em outras flores, mas, sim, uma interessante nuance com fundo azulado.

Com isso, a flor adquire um tom de púrpura e, por vezes, quase chega a um roxo mais claro. Isso faz dessa variedade uma das mais bonitas e interessantes disponíveis, além de ser uma das mais delicadas.

* Rosa e branca

em duas cores

Por fim, mas não menos importante, a flor rosa e branca é caracterizada por um exemplar predominantemente rosa e que tem o seu interior brevemente manchado de branco. O contrário também pode acontecer e por isso não é incomum encontrar uma amarilis branca que tenha manchas e rastros rosas em suas pétalas.

Por sua similaridade, entretanto, essa última versão muitas vezes é confundida com a flor branca e vermelha e para muitas pessoas elas acabam sendo a mesma coisa.

Como cuidar, plantar, adubar, regar: Jardinagem e Plantio

Embora seja típica do Brasil, essa flor se dá melhor se for mantida em temperaturas amenas, normalmente variando de 22 a 30°C. Com isso, o melhor período para o seu plantio é justamente no outono, embora ela possa ser plantada em qualquer época do ano.

Quanto à exposição solar, ela necessita de muita luz e, com isso, é necessário fornecer iluminação solar por pelo menos 4 horas. Já as regas devem acontecer uma vez a cada 5 dias. Deve-se tomar o cuidado de não deixar o solo úmido para que o bulbo não apodreça e também é necessário evitar molhar as flores. Com isso, sua flor ficará linda o ano inteiro.

A flor amarilis é uma das flores mais bonitas originárias do Brasil e por isso é considerada a tulipa brasileira. Com diferentes opções e fácil de cuidar, essa pode ser a sua próxima aposta para o seu jardim.

O que você achou? Comente abaixo!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)