Peônia: Como Plantar, Cultivar e Cuidar (+FOTOS e DICAS)

Eis uma belíssima flor que floresce maravilhosamente por todo o período do verão. Neste artigo, você vai aprender tudo o que precisa para cultivar peônias na sua casa. Estas belas flores vivem até 100 anos, o que significa que elas tem um período de vida maior que o de alguns seres humanos. Ela floresce todos os anos para embelezar jardins. Há diversas espécies de peônias e cada uma tem um cheiro diferente, o que a faz uma planta bastante exótica.

Nome científico:Peonia
Família:Paeoniaceae
Nome popular:Peônia
Origem:Ásia, Sul da Europa e Oeste da América do Norte

Como Plantar

tutorial

Eis um tipo de flor que exige poucos cuidados após se estabelecer bem no solo. Elas não costumam sobreviver ao transplante de mudas. Portanto, a melhor forma de plantá-la é pela aplicação de sementes de peônia no solo. O solo ideal para o seu cultivo é um solo úmido, profundo, rico em nutrientes e bastante fértil. O pH ideal do solo é um pH neutro. Caso o solo seja arenoso, é necessário aplicar algum fertilizante ou compostos que tornem o solo mais nutritivo.

cultivo

É necessário proteger estas flores de ventos fortes. Também é importante afastá-las de árvores e arbustos, dado que ela exige muitos nutrientes e tais plantas/árvores podem competir no solo pelos nutrientes tornando-as deficitárias. É importante, também, deixar um espaço de 3 a 4 pés para permitir uma melhor circulação do oxigênio.

nutrientes

Estas flores costumam crescer melhor em locais com um bom sol.

Cuidados e Precauções

Dissemos acima que as peônias podem durar até 100 anos. Todavia, antes de iniciar este longo período de sobrevivência, elas devem se estabelecer. Assim sendo, as peônias recém plantadas exigem alguns cuidados especiais. Confira alguns deles:

  • O melhor período para aplicar os fertilizantes é no verão (e com parcimônia);
  • Por vezes, suas flores podem sofrerem algum tipo de fraqueza na estrutura. Caso ocorra, fortifique os caules com algum método de endurecimento de flores;
  • As peônias são suscetíveis ao ataque de diversas pragas, como besouros, podridão, alguns vírus e insetos. Você pode lidar com a maioria delas utilizando técnicas de jardinagem. Todavia, não há necessidade de se preocupar com as formigas, dado que elas costumam apenas se alimentar do néctar da peônia e atacam algumas das pragas que parasitam os brotos. Ou seja: as formigas são as melhores amigas das suas peônias e não devem ser motivos para preocupação;
  • As pétalas desta flor podem ser consumidas por humanos. Na culinária norte-americana, elas são utilizadas em saladas frescas e também em chás gelados (ice tea).

cor rosa
caule
diferentes cores
para noivas
para casa
para vasos
para presentaear
quais usar
desenhos
imagens de flores
fotos da flor peonia
flor peonia
as mais belas
várias cores
tons diferentes
maravilha
lindíssima

Conheça a flor leopardo!

Significado e Simbolismo

A peônia simboliza uma vida feliz. Quando utilizada em um buquê de flores, simboliza um casamento feliz. O viajante Marco Polo chamou as peônias como “rosas do tamanho de repolhos“.

Nos países asiáticos, como a China e o Japão, esta flor é considerada o símbolo da riqueza e da formosura, sendo uma flor nobre. Em algumas culturas do oriente, ela é conhecida como um símbolo da boa sorte.

Uma tatuagem desta flor significa ousadia.

Você tem dúvidas sobre o cultivo desta planta? Comente abaixo e esclareceremos as suas dúvidas!

 

 

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest