Citronela: Usos, Receitas, Cultivo, Espécies, Tipos, Dicas!

Originária da Ásia, Indonésia e Sri Lanka, a citronela é uma planta tipicamente tropical proveniente da família das gramíneas, assim como o capim-santo, a cana-de-açúcar, a cevada, o milho e o arroz. Muito utilizada como repelente natural por causa das suas propriedades aromatizantes, sendo inclusive utilizada para acalmar e afastar pulgas e carrapatos dos animais, a citronela também tem ação calmante, insetífuga, bactericida, sudorífica, febrífuga e carminativa. Incrível a quantidade de benefícios da citronela, não é mesmo? Confira então como utilizar essa planta para a sua saúde e bem-estar:

Citronela

1. Loção de citronela para afastar insetos

Proteja a sua casa e os seus animais com um repelente natural

O que não poderia faltar entre os benefícios da citronela certamente é sua ação como repelente natural. Devido a suas propriedades aromáticas, há bastante tempo a citronela vem sendo utilizada para evitar picadas de insetos como pernilongos, moscas, formigas e, inclusive, o mosquito causador das doenças Dengue e Zika. O repelente de citronela é recomendado, principalmente, se você tem crianças em casa ou animais de estimação, pois é uma ótima opção para não agredir a saúde dos moradores da casa e ainda obter uma forma natural bem barata de se livrar dos indesejados mosquitos. Ficou interessado em como fazer um repelente de citronela? Conheça então uma receita simples de como fazer:

Ingredientes:

  • 200ml de água
  • 1 Xícara de Álcool
  • 3 ou 4 colheres de citronela picada
  • 3 ou 4 colheres de folhas de hortelã

Modo de preparo:

Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente a citronela e a hortelã, mexendo bem. Cubra a solução de modo que não seja evaporado e espere esfriar. Quando estiver frio, coe as ervas e misture o composto com o álcool. Para melhor conservação do produto, armazene-o em um frasco do tipo spray e mantenha-o na geladeira para utilizar sempre que precisar.

Outra forma de afastar os insetos com a citronela é cortar o capim em pedaços pequenos e colocar em um recipiente, como um prato ou um copo, no ambiente onde você quer repelir os insetos, mas os pedaços de planta precisam ser trocados diariamente. Caso você não tenha uma touceira do capim em casa, este repelente caseiro também pode ser feito, substituindo a citronela pelo óleo essencial, que pode ser encontrado nas lojas de produtos naturais, por exemplo.

dicas e ideias

2. Desinfetante natural de Citronela

Aproveite as propriedades aromatizantes e faça seu próprio desinfetante

Outro uso bastante comum da citronela é utilizá-la como desinfetante para a limpeza da casa. Justamente por causa das suas propriedades sudoríficas, a citronela também pode ser utilizada para limpar a casa, deixando o espaço com cheirinho de limpeza. Além de ser fácil de fazer e não custar muito, o desinfetante feito com essa erva não agride o meio ambiente e é atóxico, ou seja, não faz mal para as crianças e os animais domésticos. Quer aprender a fazer um produto natural para a sua casa? Conheça então uma receita de desinfetante caseiro de citronela para deixar sua casa mais limpa e cheirosa:

aplicações

Ingredientes:

  • 01 Punhado de citronela picada
  • 01 Litro de álcool
  • 02 Limões espremidos coados
  • 01 Colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 01 Copo de vinagre
  • 01 Garrafa pet lavada de 2 litros

Modo de Preparo:

Na garrafa de álcool, coloque a citronela e deixe descansar por algumas horas para que a erva solte o cheiro. Com o tempo você vai notar a coloração da mistura ficar esverdeada. Depois disso, esprema os limões e escorra com uma peneira, misture com o copo de água e coloque na garrafa pet junto com o bicarbonato de sódio dissolvido em água. Acrescente um copo de vinagre e um copo do álcool de citronela na solução e complete o que faltar da garrafa com água. Esse desinfetante é ótimo para passar com pano úmido na casa, limpar banheiros e cozinhas. Armazene o produto a sombra para maior durabilidade.

vela caseira

3. Vela de citronela como repelente

Aprenda a fazer velas da erva para afastar os insetos

Além do repelente em spray que podemos fazer, as velas aromáticas são outra forma de repelir os insetos sem agredir o meio o ambiente e ainda deixar um cheirinho pela casa durante horas. A vela é recomendada em períodos em que não há muitos insetos, enquanto os óleos e loções são aconselhados serem usados no corpo em períodos ou locais em que há muitos mosquitos. Tanto a vela quanto o óleo, que é extraído da erva, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, mas se você prefere fazer ou está com dificuldades de encontrar esses produtos, confira uma receita de vela aromática de citronela que separamos:

Ingredientes e materiais:

  • Parafina líquida ou em barra
  • Essência ou folhas de citronela
  • Pavios com parafina
  • Fôrmas para dar molde a vela
  • Uma panela velha para derreter a parafina
  • Uma colher de madeira para mexer a solução
  • Luvas

Modo de preparo:

Ligue o fogo, coloque a parafina na panela, deixe derreter, mexendo sempre até que não tenha mais caroços no produto. A quantidade de parafina vai depender da quantidade de citronela que você vai usar, para 10 partes de parafina, utiliza-se uma parte de citronela. Acrescente a essência ou as folhas da citronela e continue mexendo por mais 15 minutos depois de derretido. Em seguida, desligue o fogo e coloque a mistura ainda quente no molde que escolheu.

Com uma haste rígida ou objeto pontiagudo faça um furo no centro da mistura de parafina e empurre o pavio para fundo do molde, deixando apenas 3cm para fora. As velas precisam de 24

horas para secar antes de desenformar. Desenforme a vela com leves batidas para que se solte sem rachaduras ou deformações. Para dar um melhor acabamento, você pode optar por lixar a vela se quiser.

Você também pode extrair o óleo da citronela de forma caseira, mas isso dará um pouco mais de trabalho, pois não é um processo simples. As folhas da citronela devem ser cozidas em panela de pressão com um pouco de água, do vapor que sair da panela é que se retira o óleo essencial. A dificuldade está justamente em extrair o óleo do vapor.

como cultivar

Como cultivar a citronela

Para ter uma touceira de citronela em casa é necessário adquirir uma muda em lojas que vedem plantas para jardinagem, cortar sua folhagem e plantar a raiz junto com os caules em um terreno ou vaso com terra fértil e onde receba luz direta e constante do sol. Escolha um local ventilado do jardim, assim conseguirá manter a maioria dos mosquitos afastados da casa sem que precise fazer alguma coisa para isso. Além disso, ao manusear as folhas da planta, utilize luvas, pois a folhagem da citronela pode cortar a pele.

O capim citronela não tem contraindicações, mas sua ingestão não é recomendada a mulheres em período de gestação ou pessoas cardíacas.

E aí gostou das nossas dicas? Conhece alguma outra erva aromatizante como a citronela? Deixa aqui seu comentário!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *