Flor de Lírios: Espécies, Cores, Usos, Significados, Origem

Aprenda mais sobre os lírios e tire as suas dúvidas

Lírios são flores que transmitem paz para quem as cultiva e para quem as recebe, sendo uma ótima opção por ser clássica e ao mesmo tempo versátil. Além disso, seu aroma especial garante que todo ambiente no qual está não fique apenas bonito, mas também muito perfumado e especial. Para usar essa flor corretamente, confira 6 respostas para as perguntas mais comuns sobre lírios.

lírio dos campos
diversas cores
as mais lindas

Onde surgiram?

Os lírios possuem origem diversa, já que foram encontrados pela primeira vez principalmente na Europa e na Ásia, mas também há variações originárias de trópicos e regiões mais quentes.

A sua origem predominante, entretanto, são a China e o Japão, onde a maioria das espécies dessa flor se encontra. Com a globalização e a ocidentalização da região, os lírios foram se tornando progressivamente mais populares em todo o mundo.

flor lírios
tudo sobre
onde surgiram
o que é

Só existe uma espécie?

Falando em espécies, inclusive, o lírio é uma das flores que possuem múltiplas espécies. Atualmente, já foram contabilizadas mais de cem espécies ao redor de todo o mundo.

As espécies se diferenciam quanto ao seu formato, cor, tamanho, perfume, flores e cuidados necessários. Assim, é possível encontrar, por exemplo, o lírio oriental, que possui as flores mais abertas e o centro mais pronunciado e também o lírio da paz, que possui o seu meio com uma espécie de pequenas rugosidades e a pétala única ao redor.

do oriente
em vários tons
no jardim
dicas de cultivo

Há lírios de outras cores?

Assim como há diferentes espécies também há lírios de diferentes cores disponíveis na natureza. Apesar de o lírio branco ser o mais conhecido é possível encontrar versões em amarelo, vermelho, rosa, laranja e roxo, sendo essas as principais cores.

Também não é incomum encontrar lírios com mais de uma cor, em que parte da pétala é de um tom e outra de um tom mais claro. É o caso dos lírios orientais, que apresentam uma mistura de branco e rosa em uma combinação altamente harmoniosa.

usos dos lírios
tons azuis
rosa levinho
rosa bebê
nos vasos
em várias cores
espécie diferente
nome curioso
os mais bonitos
do fundo do mar
plantas do oceano

Qual o significado dos lírios?

Por ser uma das flores mais antigas do mundo, o lírio possui uma pesada bagagem cultural e, por isso, é rico em significados diversos. De modo geral, em suas versões brancas ele representa a pureza e inocência, assim como uma conexão espiritual.

O lírio também é considerado a flor do amor, assim como da sensualidade e sedução graças ao seu pistilo mais pronunciado.

Além disso, o fato de seu perfume conter endorfinas, que garantem o bem-estar, faz com que essa flor seja considerada a flor da felicidade, da alegria, da prosperidade e da amizade. Outros significados incluem a maternidade, admiração, respeito e, acredite se quiser, em alguns casos a decepção.

outra espécie
amarelo bonito
laranja bonito
rosa e branco
tons mais leves
para ter no quintal
para plantar em vasos
cor branca
em tons de degradê
várias cores
para cultivar em vasos
em tons fortes
dicas de plantas
cores vibrantes
tons fortes

Onde usá-los?

Por possuírem diferente opções, os lírios podem ser usados em muitos lugares e em situações diversas, garantindo o máximo aproveitamento de sua versatilidade. O uso mais simples é, naturalmente, em formato de buquê que serve como presente para alguém especial.

Além disso, o lírio também pode ser dado de presente em forma de vaso em vez de forma de buquê, garantindo uma lembrança muito mais duradoura.

Graças ao seu significado ligado ao romantismo os lírios também podem ser utilizados em eventos especiais, principalmente o casamento. Dessa forma, o lírio pode compor a decoração de onde ocorrerá a cerimônia, como a igreja, a decoração de onde acontecerá a festa ou então o buquê da noiva.

Os buquês de noiva de lírios, inclusive, são um caso à parte: extremamente populares, esses buquês possuem um ar rústico e bastante colorido, sendo ideal para compor casamentos mais modernos e que prezem por uma decoração menos elaborada. Ainda assim, entretanto, os buquês de lírios podem compor festas mais tradicionais, especialmente quando aparecem em sua versão branca.

Como não poderia deixar de ser, os lírios também podem decorar a casa tanto do lado de dentro quanto do lado de fora. Nesses casos, basta plantar os lírios em um vaso adequado em um lugar arejado, com boa iluminação, mas sem vento ou incidência solar direta. Com regas regulares e muito carinho, a planta vai florescer sempre e garantir que sua casa esteja sempre cheirosa e bonita.

Como pessoas alergias podem aproveitá-los?

Sobre o cheiro, entretanto, a verdade é que muita gente possui alergias severas que as impedem de entrar em contato com qualquer tipo de flor. Os lírios são ainda piores para os alérgicos, já que seu perfume é bem forte.

Por isso, quem for alérgica ou tiver pessoas alérgicas em casa e quiser aproveitar os lírios é só comprar opções artificiais. Escolha as opções de silicone e que sejam mais fiéis ao original e aproveite toda a beleza sem nenhuma alergia.

Os lírios são flores igualmente tradicionais e antigas, estando presentes em todo o mundo e nas mais diferentes espécies e cores. Tirando as suas dúvidas sobre essas flores você poderá aproveitá-las ao máximo. O que você está esperando para usá-las?

Você tem dúvidas sobre esta planta? Deixe nos comentários!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest