Flor Preta: Nomes, Tipos, de Luto, e Branca, Fotos, Dicas

Saiba tudo sobre as flores pretas

Existem flores de praticamente todas as cores: do branco ao vermelho, todo mundo encontra uma cor ideal para o seu momento ou para a sua decoração. Variedades exóticas, entretanto, sempre chamaram a atenção e é por isso que as pessoas parecem ter interesse em cores diferentes, como o roxo, por exemplo. Nenhuma flor é tão diferente, entretanto, quanto a flor preta. Assim, descubra tudo sobre as flores pretas.

EXISTE FLOR PRETA?

A principal dúvida que surge ao se falar de flores pretas é se essas flores realmente existem. A verdade é que mesmo com o cruzamento de espécies a natureza não dá origem a flores totalmente negras, mas, sim, a pétalas com tons muito escuros e que se assemelham bastante ao preto.

existem mesmo rosa romântica para presente feita a mão modelos de flores

Quem deseja um tom totalmente preto deve utilizar os tingimentos artificiais, assim como quem não encontrar flores artificiais nesse tom.

VARIAÇÕES DE FLORES PRETAS

Embora praticamente não existam flores naturalmente pretas a natureza é capaz de fornecer, através do cruzamento de espécies e seleção genética, flores com tons bastante escuros, dando o efeito tão desejado. Assim, conheça os principais tipos de flores pretas.

* PETÚNIA

flor preta
PETÚNIA

Em 2010 cientistas da Inglaterra conseguiram desenvolver a primeira petúnia negra do mundo utilizando técnicas de reprodução natural.

Essa variação foi batizada de Black Velvet (“veludo negro”, em tradução livre) e possui pétalas aberta e com aspecto de veludo.

* VIOLETA

flores pretas
VIOLETA

Embora o nome revele o tom dessa flor, a violeta possui algumas variações em que suas pétalas possuem um roxo bastante profundo e escuro.

Dependendo da iluminação e do posicionamento, portanto, essa flor pode originar um aspecto de flor preta.

* ORQUÍDEAS

dicas de espécies
ORQUÍDEAS
cor preta
ORQUÍDEAS
fotos de flores
ORQUÍDEAS

As sempre tão delicadas orquídeas podem originar outra espécie de flor negra, com um tom amarronzado bastante escuro e bem próximo do preto.

Uma das variações é chamada de Black Pearl (“pérola negra”, em tradução livre) e possui flores semi-abertas e levemente pontiagudas.

Além disso, existe a variação Maxillaria schunkeana, brasileira e de fácil cultivo e a Dracula Lenore, que forma uma espécie de emaranhado negro feito de flores.

* TULIPA

fotos de flores pretas
TULIPA
flores pretas
TULIPA
dicas de flores
TULIPA
flores
TULIPA

As tão famosas tulipas também possuem uma versão negra – ou quase: a variação Rainha da Noite traz tulipas em um tom de vinho bastante profundo e que, dependendo do ângulo, possui aspecto totalmente negro.

* COPO-DE-LEITE

para decoração
COPO-DE-LEITE
as mais lindas
COPO-DE-LEITE
dicas da natureza
COPO-DE-LEITE
muito bonitas
COPO-DE-LEITE

Já a flor copo-de-leite tem sua delicadeza transformada em ousadia na sua versão negra, chamada de Black Star (“estrela negra”, em tradução livre). Essa flor preta, entretanto, é na verdade uma flor de tom roxo profundo e bem escuro, levando à impressão de ser preto.

* PRIMULA ELATIOR

fotos de flores
PRIMULA ELATIOR

Já quem deseja uma variação menos sombria pode optar pela variação Victoriana Gold Lace Black da Primula elatior.

Essa flor não é totalmente negra e é caracterizada por possuir pétalas em um tom intenso de amarelo, cujas bordas são profundamente escuras.

COMO FAZER FLORES PRETAS

como fazer passo a passo

Embora existam algumas variações, nem sempre elas são acessíveis ou atendem ao que você deseja. Por isso, existem técnicas que permitem criar flores pretas com qualquer variação existente.

É importante, entretanto, que sejam escolhidas flores de pétalas claras para que a cor fique bastante evidente. Assim, confira três técnicas para fazer flores pretas.

* COM CORANTE COMESTÍVEL

Na técnica de corante comestível, você deve encher um jarro de água e colocar a quantidade de corante que desejar. Se não encontrar corante preto procure misturar com vermelho até obter um roxo bem escuro.

A seguir, coloque a flor no jarro e deixe descansar por um tempo que varia entre 3 e 12 horas. Quanto mais tempo você deixar, mais escura a pétala ficará.

Feito isso, basta retirar as flores da água com corante e colocar em água comum. A coloração durará até que as flores murchem ou morram.

* COM CORANTE PARA FLORES

Você também pode usar corantes para flores e que são encontrados à venda em lojas especializadas.

Nesse caso, entretanto, você deve mergulhar o botão da flor na mistura do corante e, gentilmente, retirar o excesso. A seguir, deve-se enxaguar com água corrente e deixar secar ao sol por 2 ou 3 horas. Se quiser uma cor mais intensa, repita o procedimento.

* COM CORANTE EM SPRAY

O modo mais simples de criar uma flor preta, entretanto, é utilizando a tinta em spray e para isso tudo o que você tem que fazer é escolher uma tinta em spray da cor preta e borrifar sobre as pétalas da flor.

É importante escolher o corante no lugar da tinta para não matar a flor e também garantir que toda a pintura esteja uniforme.

CUIDADO AO USAR AS FLORES PRETAS

Por serem extremamente exóticas, as flores pretas devem ser usadas com cuidado, especialmente porque na sociedade ocidental o preto significa morte.

Assim, a menos que você esteja fazendo um evento temático ou que a decoração exija evite utilizar flores pretas por toda a parte. O melhor é mesclar algumas flores pretas com outras fores coloridas, criando um lindo contraste.

Desnecessário dizer, um buquê de flores negras não é adequado a menos que seja o sonho da pessoa a ser presenteada.

Dessa forma, a flor negra é uma opção exótica para quem procura um ornamento diferente para sua decoração. Apesar disso, é preciso cuidado ao usar as flores negras para garantir, então, um ótimo resultado.

Qual flor preta faltou na lista? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *