Significado de Flor de Lótus Roxa, Vermelha, Rosa, Azul

Conheça tudo sobre o significado da flor de lótus em diferentes culturas

A flor de lótus é uma espécie aquática de flor, desenvolvendo-se principalmente na Ásia. Ela aparece em águas calmas e tranquilas, como lagoas, mangues e cursos estanques de água. Suas folhas verdes flutuam sobre as águas e, acima dessas folhas, encontra-se a bela e delicada flor. Por sua aparência e simbolismos, o significado da flor de lótus pode ser diferente para culturas distintas, por isso conheça os significados dessa flor.

Conheça também tattoos de flores de lótus!

* NO EGITO

Flor de Lótus Dicas de Significados o que significa Significado de Flor de Lótus

Como a flor de lótus durante à noite fecha suas pétalas e submerge para, então, antes do amanhecer retornar à superfície, os egípcios associavam essa flor ao deus Ra, considerado o deus do Sol.

Além disso, sua versão azul era tida como sagrada pelos egípcios e era associada ao deus Nefertem, considerado deus dos perfumes, que a oferecia ao deus Ra (também conhecido como Ré). Da flor de lótus, inclusive, teria nascido Nefertem, cujo nome pode significar “Lótus”.

Os egípcios também acreditavam que a flor de lótus foi a responsável pela criação do Universo, pois quando nada havia somente uma flor de lótus vagava por toda a escuridão. Entediada, pediu ao deus Atum-Ré para criar o Universo e, em agradecimento, passou a abrigar o deus-sol em suas pétalas durante à noite, desabrochando pela manhã para que ele pudesse iluminar o universo.

Nascida no rio Nilo, o significado da flor de lótus no Egito também incluía o significado de vida e renascimento, sendo considerada a origem da manifestação.

* NA ÍNDIA E NO HINDUÍSMO

Flor de Lótus dicas de significados toda roxa Flor de Lótus

Quase todos os deuses indianos são representados sentados em uma flor de lótus, representando toda a transcendência em relação ao mundo impuro, fugaz e cheio de pecados e erros, o que é simbolizado exatamente pela lama e pelo lodo na qual cresce essa flor.

Além disso, para o hinduísmo outro significado da flor de lótus é que essa flor seria a criação resultante do encontro dos quatro elementos – Ar, Terra, Fogo e Água -, em que cada elemento deu à flor um de seus dons. Seria devido a isso que a flor é capaz de nascer do lodo, percorrer a água e emergir em direção ao ar, com a beleza das cores e do calor do Sol.

* NA MITOLOGIA GREGA

Significado de Flor de Lótus Tudo sobre Significados de Flor de Lótus

Já na mitologia grega, o significado da flor de lótus inclui a permanência na terra visitada, já que na Odisséia de Homero três homens vão investigar os Lotófagos, que se alimentavam dessa planta e o ingerirem a flor esqueceram-se de que deveriam retornar à sua terra de origem.

Por isso, o significado dessa flor na cultura grega inclui a criação de uma nova vida, a possibilidade de começar de novo, de receber um começo livre de memórias e amarras e o desejo de renascer, esquecendo do passado e apegando-se à nova vida.

* NO BUDISMO

cor rosa em degradê as mais lindas as mais maravilhosas

Para o budismo, o significado da flor de lótus confunde-se com o próprio surgimento e prática da religião, já que acredita-se que quando Siddhartha, que mais tarde tornou-se Buda, deu seus primeiros sete passos na Terra, sete flores de lótus nasceram sob seus pés e, portanto, significam os degraus do crescimento espiritual.

Além disso, a posição da flor de lótus e como suas pétalas se encontram – abertas, semiabertas ou fechadas – indicam a evolução espiritual, já que quanto maior for a abertura de suas pétalas, maior é a expansão da visão espiritual.

De forma semelhante ao hinduísmo, a flor de lótus para o budismo também representa o crescimento espiritual em um mundo cheio de apego e desejos carnais. A flor, portanto, simboliza a pureza e a liberdade do corpo e da mente e, portanto, também do espírito.

Devido a isso, os budistas caminham meditando e imaginando que flores de lótus estão nascendo sob seus pés, espalhando amor e pureza pelo mundo. Também devido ao seu significado é que a flor de lótus aparece sob a representação do Buda, que está sempre sentado sobre ela.

* NA MEDITAÇÃO

Flor de Lótus Significado de Flor de Lótus cor rosa

A yoga também carrega o significado da flor de lótus, já que uma de suas posições é chamada de Lótus e é considerada uma posição tradicional da meditação, em que se busca a transcendência espiritual, além de clareza e pureza.

Nessa posição, o praticante deve-se sentar com as pernas cruzadas, em que cada joelho fica flexionado e a planta dos pés, para cima e em cima da coxa oposta. As mãos devem ficar sob os joelhos e é o maior símbolo de espiritualidade oriental.

Assim, a verdade é que não existe apenas um significado da flor de lótus, já que, embora ela seja venerada no Oriente, cada cultura atribui a ela uma simbologia diferente, ainda que todos os significados conversem entre si.

O que você achou dos significados? Deixe um recadinho!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *