Como Fazer Flores em EVA Passo a Passo: Fotos e Tutorial

As decorações em EVA tomaram conta da nossa vida, não apenas nas festas, mas em qualquer ambiente que formos decorar, até nas escolinhas vemos muita arte em EVA para enfeitar a sala de aula dos pequenos.

 

flores de eva dicas de flores de eva como fazer passo a passo seleção de fotos galeria de inspiração modelos de flores de eva imagens de flores de eva fotos de flores de eva

Isso tem um motivo de ser afinal o EVA é um material muito fácil de achar, barato e super fácil de trabalhar, basta ter uma tesoura e colocar a imaginação para funcionar, dá para fazer qualquer coisa.

A flor em EVA é uma das artes mais feitas, ela é muito fácil de fazer e tem muitas variações. Você pode fazer as flores mais variadas, sendo elas simples ou em 3D.

O EVA é uma sigla das palavras Etil Vinil Acetato, isso é uma espécie de borracha que é utilizada para fabricação de sapatos e hoje em dia para artesanato. A flexibilidade, versatilidade, variedade de cores e o fato de ser lavável são as principais características que transformou sua utilização numa febre.

flores de eva como fazer em casa flor em eva para brindes tutorial de flor em eva flor em eva dicas de arte artesanato caseiro fáceis de fazer em vasos flor em eva ideias para usar dicas de flor em eva

Molde de flor em EVA

Se você fizer uma simples pesquisa no Google, ou em lojas físicas especializadas em decoração em EVA você irá encontrar milhares de moldes de flor em EVA. Assim, dos itens que eu citei acima você só precisará ter a tesoura, afinal a imaginação você pode deixar guardada e pegar a ideia pronta.

Esses moldes servem para que você recorte o EVA da forma correta, basta colocar o molde sobre a peça inteira de EVA, que é vendida por metro, e marcar com um lápis ou caneta, então você recorta sobre a linha feita.

Uma outra opção é colocar o molde sobre a peça e riscar sobre as linhas do molde, a marca vai ficar no EVA. Dessa forma é interessante porque algumas linhas do molde não são nas laterais, mas sim no meio.

Uma flor, por exemplo, tem as pétalas, mas também tem o meio da flor, basta riscar um pouco mais forte que a marca ficará no EVA.

Flor em EVA passo a passo

tutorial passo a passo flor em eva

Caso você não saiba muito bem como fazer sua flor em EVA, vou te dar um passo a passo bem simples para você começar a treinar.

Vou ensinar você a fazer a flor mais comum que existe, a rosa. Você pode escolher a cor de EVA que você quiser, mas as mais bonitas são aquelas cores que mais parecem de rosas naturais como vermelho, rosa, branco e lilás.

Os materiais que você vai precisar são:

  • EVA da cor escolhida para a rosa
  • EVA verde para as folhas que vão envolver a rosa
  • Tesoura
  • Cola
  • Folha de papel
  • Ferro de passar

Passo a passo da flor em EVA

  1. Corte uma tira de EVA de 15 cm por 3 cm de largura no início e diminuindo para o final, sendo que esse ficará com aproximadamente 1,5 cm. Uma lateral irá ficar reta, a outra deverá ter um acabamento em forma de ondas.
  2. Coloque a folha de papel sobre a tira de EVA e passe o ferro quente por cima, assim o EVA fica bem molinho.
  3. Você irá enrolar essa tira começando pela parte que ficou mais estreita. Você pode dar um acabamento dobrando a lateral um pouquinho para fora, para dar o efeito mais bonito das pétalas da rosa.
  4. Cole a ponta final por dentro.
  5. Recorte o EVA verde em forma de folhas e cole em volta da rosa que fez.
  6. Você pode colocar um canudo verde para ser o caule da rosa ou pode deixar dessa forma para colar em alguma superfície, apenas para a rosa servir de decoração.

Flor em EVA 3D

Existem também flores EVA em 3D, essas dão a impressão de que estão saltando, ficam com um aspecto bem real. As formas são diversas. Você pode usar várias camadas de pétalas e sobrepô-las, pode também fazer a dobradura convexa ou pode fazer flores que realmente têm profundidade como é o exemplo do copo de leite.

As flores com camadas de pétalas são as mais fáceis. Você pode usar o truque do ferro de passar que citei acima e dobrá-las ou pode deixá-las retas mesmo, colando por baixo uma pétala maior, até que a flor esteja do tamanho que você quiser.

para lembrancinhas para mesas com pérolas fotos de flores

No caso das dobraduras convexas, você irá precisar do ferro de passar para o EVA ficar mais mole, então você vai cortar as pétalas em forma de um losango, sendo que os vértices ficarão intercalados entre vértices com pontas e arredondados, faça como se fosse fechar a pétala unindo as laterais dos vértices pontudos e passando cola, a parte convexa é a que vai ficar para fora.

As flores com profundidade como o copo de leite são bem mais fáceis de fazer. Você irá pegar um EVA branco, cortar e dobrar de forma que fique idêntico ao copo de leite.

O que você achou dos tutoriais passo a passo? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
18 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *