Como Cultivar Flor do Deserto: Fotos, Dicas, Informações

Aprenda tudo o que você precisa saber sobre a flor do deserto e como deve ser seu cultivo

Quem acha que somente em condições favoráveis que existe vida é porque nunca conheceu a flor do deserto: arrojada, bonita e resistente, essa é uma flor que se desenvolve nas condições mais inóspitas possíveis – e a graças a isso você pode cultivá-la sem maiores preocupações ou dificuldades. Assim, conheça mais sobre a flor do deserto e saivá como cuidar e garantir que ela esteja sempre bonita.

i love flores bonsai

SOBRE A FLOR DO DESERTO

A flor do deserto também é conhecida como rosa do deserto e recebe esse nome porque se desenvolve principalmente em regiões mais áridas e em que a quantidade de água disponível é bastante escassa.

Embora a aparência de sua flor seja consideravelmente normal, com cores bem vivas e pétalas pontiagudas, a flor do deserto se desenvolve numa espécie de árvore em miniatura, cujo tronco e raízes são bem grossos e tem aparência bastante seca.

Além disso, as raízes dessa flor são ramificadas, o que significa que se espalham localmente e também são parcialmente externas, ou seja, são visíveis porque parte delas se desenvolve na região imediatamente acima do solo.

Com isso, a flor do deserto possui uma aparência bastante rústica e totalmente característica, tornando-a uma das flores mais especiais disponíveis na natureza. Ela demora de 6 a 9 meses para começar a sua floração, a qual acontece majoritariamente no período da primavera.

rosa claro roxo escuro branco e roxo flor do deserto

COMO CUIDAR PASSO A PASSO

Apesar de muito resistente, essa flor precisa de alguns cuidados especiais e específicos para que possa mostrar toda a sua beleza ao mundo. Dessa forma, os principais cuidados com a flor do deserto incluem:

* EXPOSIÇÃO SOLAR ADEQUADA

Ela não se chamaria flor do deserto se, justamente, não precisasse de exposição solar intensa. Por isso, o primeiro cuidado a se ter em mente é que a rosa do deserto precisa de incidência solar direta por pelo menos 5 ou 6 horas todos os dias, especialmente na primavera e verão.

Uma grande quantidade de sombra fará com que a flor não se desenvolva corretamente e, portanto, é indispensável garantir o máximo de exposição solar. Exatamente por causa disso é que essa flor é uma excelente candidata para projetos de paisagismo, já que ficam em contato constante com a luz solar.

cor preto meio roxa em várias cores cultivada em vasos flor do deserto fotos de flor do deserto flores do deserto em vaso

* REGA FREQUENTE

Embora possua deserto no nome e realmente suporte longos períodos sem água, se você desejar acelerar o crescimento e garantir que as flores nasçam vistosas o ideal é proceder uma rega diária.

Isso não significa que a planta deve ser encharcada e, sim, que deve receber quantidade de água o bastante para que possa se desenvolver. Também é importante que a drenagem do solo seja a adequada para que não haja o risco de que a água se acumule e prejudique seu crescimento.

em formato de estrela tudo que você precisa saber no solo árido dicas gerais sobre a espécie

* FERTILIZAÇÃO RECOMENDADA

Também é importante garantir que a flor do deserto tenha acesso a todos os nutrientes dos quais ela precisa para se desenvolver e, quanto a isso, nada melhor do que utilizar a fertilização recomendada para essa espécie.

Existem adubos e fertilizantes indicados especificamente para essa flor e por isso é importante seguir as recomendações dadas nesses produtos. Apesar disso, a dose a ser utilizada deve ser metade da dose recomendada para que não seja causado o efeito oposto.

Também é necessário molhar a planta antes de aplicar o fertilizante e nunca aplicá-lo diretamente na raiz, que nesse caso estão parcialmente expostas.

* CONTROLE DAS PESTES

Também não é incomum que apareçam pestes nessa flor, especialmente os ácaros. Assim que notar qualquer perda de vitalidade nas plantas é fundamental utilizar um spray pesticida e seguir as orientações do fabricante.

Se for necessário, deve-se retirar algumas folhas, mas é preciso tomar cuidado redobrado com a seiva dessa planta, sob o risco de passar por inflamações e infecções cutâneas.

flor do deserto com branco no vaso de cerâmica no vaso fotos de flor do deserto plantada em casa as mais bonitas no jardim dicas de flor do deserto imagens de flor do deserto

* ADAPTAÇÃO AO PERÍODO DE DORMÊNCIA

Até mesmo graças a um processo evolutivo, a flor do deserto possui um período de dormência que compreende os meses mais frios, como outono e principalmente inverno. Nessas fases do ano é preciso adaptar os cuidados para garantir que ela não seja prejudica no período de dormência.

Assim, nessa fase é preciso proteger essa flor de temperaturas muito baixas e rigorosas, assim como é necessário diminuir a rega para que as raízes não terminem apodrecendo. A exposição solar também deve ser diminuída para menos de uma hora por dia e a planta não deve ser colocada diretamente sob incidência solar.

A flor do deserto é uma das plantas mais robustas, curiosas e fascinantes da natureza e não apenas graças à sua aparência, já que o seu desenvolvimento também é bastante peculiar. Para conseguir flores vistosas e bonitas, entretanto, é fundamental se atentar aos cuidados específicos, garantindo uma plantinha sempre saudável.

Gostou? Deixe um comentário!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
10 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *