Orquídea Chuva de Ouro: Cultivo, Plantio, Cuidados e Significados!

Beleza, exuberância, charme, tudo isso na simples e linda Orquídea Chuva de Ouro!

Essa exuberante orquídea quando plenamente florida, nos deixa extasiados com sua beleza e simplicidade.

Essa flor de nome cientifico Oncidium, apresenta cerca de 600 espécies, sendo que a maioria vivem em árvores (epífitas).

Orquídea Chuva de Ouro

Essas orquídeas costumam ser encontradas nos países:

  • Brasil
  • Norte da Argentina
  • Paraguai

No entanto, elas são distribuídas por toda a América tropical, sua característica principal é um calo que ela possui na base do labelo da flor.

Essa belíssima flor é muito utilizada para enfeitar jardins e decorar interiores, seja em vasos ou arranjos.

orquidario

Algumas espécies dessas orquídeas chegam a florescer duas vezes no ano, enquanto outras florescem uma só vez.

O ciclo de vida delas, é de longa duração e a floração varia de acordo com a espécie. Podemos encontrar as seguintes cores em suas florações:

  • Branca
  • Amarela
  • Rosa
  • Alaranjada
  • Marrom
  • Amarelas com pintinhas marrons

Aqui no Brasil a espécie mais conhecida é a Oncidium variconsum de cor amarela, e foi daí que originou o nome popular Chuva de Ouro.

cor amarelada para ter em casa

As árvores enfeitadas pelas belíssimas orquídeas Chuva de ouro

Caso seja de sua preferência plantar essas orquídeas em árvores, você vai precisar amarrar suas mudas, com muito cuidado para não quebrar suas raízes, podendo usar barbante na sua amarração.

Vale lembrar, que essa amarração é para prender a planta apenas por um tempo, pois quando essas mudas se adaptarem, suas raízes se fixarão nessa superfície e muito em breve a Chuva de Ouro irá abraçar o tronco, deixando a árvore encantadora.

Essa orquídea necessita de bastante umidade, por essa razão deve ser irrigada com frequência, sempre que o substrato estiver seco. O ideal é borrifar água em suas folhas sempre que estiver muito calor.

A Chuva de Ouro costuma ter sua época de floração entre agosto a setembro, entretanto vale lembrar que isso não se aplica a todas.

algumas características Orquídea Chuva de Ouro Fotos da Orquídea Chuva de Ouro

Algumas características dessa exuberante orquídea

Essa espécie não gosta da luz direta do sol, preferindo a meia sombra, não só para viver sob ela, mas também na hora do cultivo.

As características mais marcantes dessa espécie são as pétalas e as sépalas, que em relação ao labelo se apresentam muito menores. A maior parte delas são epífitas, tendo os pseudobulbos ovalados e achatados. Cada um deles possui entre duas a quatro folhas.

Por apresentar essa característica, essa planta é muito usada como flor de corte.

A orquídea Chuva de Ouro é chamada também de dama dançante. Seu nome Chuva de Ouro se deu por conta da aparência de suas pequenas flores.

quais os significados o que significa ideias de flores Orquídea Chuva de Ouro fotos de orquídeas o que significa

Significados da orquídea Chuva de Ouro

Devido sua cor amarela, simbolicamente está associada a prosperidade. Acredita-se ser uma cor energética, ativa, que transmite muito otimismo. Essa cor transmite luz, calor e muita descontração.

Essa flor é muito utilizada para transmitir mensagens de otimismo e perseverança. Você pode presentear uma pessoa querida com essa exuberante flor.

Ela é ideal para o dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados ou em outros momentos especiais.

Como fazer o plantio dessa linda orquídea em vasos

Como já vimos anteriormente essa orquídea se adapta muito bem em troncos de arvores, no entanto você também pode optar por fazer o plantio em vasos.

Você pode tanto optar por vasos de barro como de plásticos, as raízes dessa planta costumam ser finas e proliferam bem rápido.

Lembrando que essa orquídea não suporta o sol direto, preferindo a meia sombra, dessa maneira é uma flor que você pode cultivar dentro da sua casa.

Para fazer o plantio em vasos a melhor época é após sua floração. Você pode forrar o vaso com pedras brita e substrato de pinos, colocando meio a meio.

Coloque a muda nessa mistura, enrolando suas raízes com cuidado para não quebrarem, depois é só encher o vaso com essa mesma mistura.

Lembre-se que essa planta gosta muito de umidade, por essa razão o ideal é fazer a rega a cada dois dias.

Orquídea Chuva de Ouro na natureza em apartamento em casa uma beleza muito alegre muito feliz as mais belas em vasos fantástica excelente as mais bonitas como ela é

Orquídea Chuva de Ouro na decoração

Essa belíssima espécie de orquídea fica linda nas arvores dos jardins, dá um toque nobre, com seus maravilhosos cachos de flores amarelas.

Você também pode ter muitos vasos dessa orquídea para decorar o interior de sua casa. Elas são resistentes, e quando bem cuidadas tem um ciclo de vida de longa duração.

Essas orquídeas ficam lindas em arranjos para festas de casamentos, aniversários, formaturas, etc.

Pode-se também plantar essas orquídeas em placas de fibra de coco, onde se reproduzem e emitem brotos rapidamente.

Algumas dicas para você

  • As necessidades de luz solar depende da espécie, a maioria prosperará de uma a várias horas de sol por dia
  • No entanto para verificar se sua orquídea quer mais sol, ou menos sol, verifique suas folhas, procurando por manchas.
  • Essas orquídeas gostam de passar a noite molhadas, uma dica é borrifar água nelas.
  • As temperaturas para elas, podem variar de 14°C até 35°C, mesmo assim deve-se evitar coloca-la nessas duas temperaturas extremas para ela, principalmente 14°C.
  • O replantio dessa orquídea deve ser feito a cada dois anos, quando aparecerem novas raízes.
  • Dependendo do cultivo e de alguns outros fatores, sua floração pode durar de 1 semana a 1 mês.
  • Essa orquídea não é grande, mas também não pode ser considerada pequena, seu tamanho varia de 30cm até 75 cm.
  • Caso você queira saber se sua orquídea é uma Oncidium, verifique se ela tem um calo bem no labelo de sua flor, se for afirmativo ela pertence a essa espécie.
  • Como vimos a Chuva de Ouro é uma das orquídeas mais simples e fácil de se cultivar, se adaptando em quase todos os climas.

Gostou desse artigo?

E ai, gostou das nossas dicas, decidiu cultivar essa belíssima orquídea? Conhecer toda sua história, seus significados, sua origem é algo realmente fascinante.

Como vimos essa exuberante orquídea é muito fácil de cultivar, e ainda você consegue embelezar sua casa e seu jardim com suas lindas flores amarelas.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *