GUIA – Flor Jacinto: Cuidados, Cultivo, Significados, Veneno

Jacinto são flores belíssimas. Muito perfumadas e fáceis de cultivar. Sua floração se dá na primavera, como a maior parte das flores e suas flores são grandes podendo encher o seu jardim de alegria e beleza. No gênero Jacinto, há mais de 30 espécies de flores diferentes, naturais do mediterrâneo e da África, mas presentes no mundo todo. Aqui, vamos te mostra um guia de como cultivar esta bela flor, além de informações sobre as suas principais características e belas fotos para ilustrar o nosso artigo.

ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta
ClasseLilíopsida
OrdemAsparagales
FamíliaHyacinthaceae
GêneroHyacinthus

flor jacinto

A sua forma é a de sino, com pétalas brilhantes. Suas flores aparecem em diversos tons: branco, pêssego, laranja, amarelo, rosa, vermelho, roxo e azul. Uma lenda antiga descreve a origem do jacinto da seguinte forma: os deuses da mitologia grega, Apolo e Zéfiro, gostavam de um moço cujo nome era Hyakinthos; Apolo ensinava o rapaz a lançar discos; Zéfiro, enciumado por isso, lançou Hynakinthos com o disco na cabeça e este foi a óbito; do seu sangue, teria surgido uma flor que Apolo deu o nome de Jacinto. Os primeiros jacintos foram encontrados na Turquia e outras regiões do Oriente Médio e do Mediterrâneo. Sua floração é entre março e abril.

o que significa
simbolismo

O Que Significa a Flor de Jacinto: Simbolismo

Alguns dos significados dessa flor estão ligados a lenda que contamos anteriormente. Um dos significados é a imprudência (como podemos ver na forma com que o deus grego Zéfiro agiu), como também pode significa ciúmes (pelo mesmo motivo). O jacinto azul significa sinceridade, o jacinto da cor branca significa beleza e o jacinto roxo significa tristeza por cometer um erro.

Imperdível:  Lavanda na Decoração, Gastronomia, Saúde e Moda

cuidados
flores
para casa
rosa
roxo

Cuidados com a Planta

Eis alguns dos principais cuidados que você deve tomar com a sua plantação de jacintos:

  • Regue-os durante os períodos de umidade baixa, como no outono;
  • Após o final florescimento, pode as hastes das flores;
  • Fertilize com os nutrientes necessários para que esta flor cresça saudável;
  • Após 8 a 12 semanas do período de floração, a sua plantinha vai exibir o seguinte comportamento: as flores vão morrer, primeiramente murchando. Cuide para não quebrar ou dobrar as folhas da planta, pois isso impedirá que ela guarde a energia utilizada no próximo ciclo de floração;
  • Alimente suas plantas com o melhor fertilizante do mercado;
  • O excesso de regagem (umidade) pode apodrecer as suas plantinhas. Regue com parcimônia;
  • No inverno úmido, proteja as suas plantas contra a umidade. Uma das formas é guardá-las em contêineres;
  • Nunca remova as folhagens no momento em que for cortar os talos das flores;
  • Na medida que novas flores surgem, o tamanho pode diminuir, sendo menor a cada florescimento. Não se apavore caso isso comece a acontecer. É natural;
  • No inverno, se você mora em uma região fria como o sul do país, você pode proteger os seus jacintos do frio úmido com lâmpadas especiais para jardinagem (que se encontram em lojas especializadas ou mesmo na internet);
  • Os jacintos se reproduzem suscitando brotinhos-filhotes. Ou seja, há cada ano, seu canteiro de jacintos vai estar cada vez maior.

cor rosa
cor roxa
branco e rosa
espécies
generos
as mais belas
minha favorita
cuide bem
evite a umidade
no verao
roxo
as mais belas
lindo de ver
amei
adorável
belíssima
em vários tons
arco íris
folhas verdes
veja de perto

Jacintos são Venenosos?

Muitas pessoas querem ter jacintos mas têm animais de estimação e ouviram falar que estas flores podem ser tóxicas para cães e gatos. De fato, algumas flores tem compostos tóxicos para animais de estimação e o jacinto se enquadra nessa classe. Uma substância presente nos bulbos da flor (o oxalato de cálcio) pode causas problemas respiratórios para o seu pet. É importante, também, utilizar luvas na hora de cuidar dos seus jacintos para a sua própria proteção. Mantenha as crianças longe da plantação por via de segurança.

Imperdível:  GUIA: Flor Angélica: Cultivo, Arranjos, Utilização, Fotos

Você tem dúvidas a respeito da plantação e cultivo da flor jacinto? Se sim, comente abaixo para nós o ajudarmos!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *