GUIA: Flor Lisianthus: Branco, Rosa, Cultivo, Características

Por serem raras as flores com pétalas roxa naturalmente já possuem um charme que conquista. É o caso da Flor Lisianthus, com pétalas tanto na cor roxa como lilás e branca. Pode ser conhecida por outros nomes como Genciana do Prado. Apesar da sua cor roxa ser a mais querida, pode ser encontrada também com pétalas nas tonalidades azul e rosa, sendo essas duas as mais raras. No Brasil o seu comércio começou apenas na década de 90, mas em terras orientais já é vendida há muitas décadas.

flor lisianthus cores o vaso de vidro pétalas lindas em vasos de vidro lisianthus

Por sua beleza diferenciada a planta ganhou as noivas na Europa e é uma das mais usadas em buquês. No Brasil pode ser importada sem problemas e até ser usada na decoração, mas condicionada com todos os devidos cuidados. Suporta bem o corte após a remoção do caule, não perdendo o vigor por cerca de dois dias. A técnica com formol e secagem é uma das mais usadas para um buquê diferenciado e preservar as cores.

Conteúdo

Características da Espécie

Vinda da família das Gentianaceas, infelizmente não é uma planta naturalmente brasileira. Sua origem é dos desertos da América do Norte mas pode ser encontrada também no México. Para a sorte dos norte americanos um dos locais endêmicos da flor é nas regiões desérticas do Arizona e Texas, nos Estados Unidos, com clima quente intenso.

cor roxa roxa e branca rosa e roxa buquê para casamento flor lisianthus foto de flor lisianthus em vários tons rosa bebê, rosa pink e branco

Ela pode ser cultivada no Brasil? Na verdade sim, mas apenas em ambientes climatologicamente manipulados. As estufas devem reproduzir o calor intenso de uma terra desértica, por isso não é possível encontrar tal planta em forma natural no Brasil. Com a necessidade de uma estrutura apropriada o valor mercadológico da planta é um dos mais altos, em especial quando é voltado para decoração, e não costuma baixar de preço porque não há oferta. Apenas grandes floriculturas oferecem o item. Segundo informações de profissionais, os japoneses chegaram a estudar mais de 30 anos para adaptar a planta as suas condições climáticas e estruturais e obter o melhor plantio.

Plantio e Cultivo

Esta é uma planta considerada extremamente sensível, por isso seu cultivo é também de alto custo. Como é natural de climas secos a sua regagem deve ser extremamente calculada para não causar danos. Água demais em plantas com regagens sazonais podem matar o caule com extrema facilidade.

as mais bonitas para cultivar para plantar cores vivas

A melhor forma de começar o cultivo é com o replantio, ou seja, usando uma muda já bem estruturada e saudável. É preciso apenas acompanhar o seu desenvolvimento com o passar dos meses, então é só plantar com um buraco central, fazer a primeira regagem e só manipular a planta cerca de duas semanas depois. Quanto menos se tocar na planta melhor. Algumas flores se desenvolvem muito melhor com um contato direto. Já para outras é preferível que se adaptem sozinhas ao ambiente. O local também deve ser bem iluminado.

As suas raízes são curtas, então pode ser cultivada em vasos de 11 centímetros ou em terra firme. Pode ser cultivada com plantas na lateral, mas apenas com aquelas exigentes das mesmas condições climáticas.

O que você acha dela? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *