Como Cuidar de Violetas em Casa: Passo a Passo Fácil

Aprenda como cuidar das suas violetas para que estejam sempre bonitas

Não é porque muitas violetas são deixadas no banheiro ou no cantinho da mesa de escritório que significa que elas não possuem necessidades bastante específicas. Se você quiser que suas violetas floresçam com seu máximo potencial e tragam ainda mais beleza para a sua casa será necessário tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas, garantindo a sua saúde. Por isso, confira 9 dicas para cuidar de violetas.

Cuide de acordo com o tipo

O primeiro passo é conhecer – muito bem – o tipo de violeta com o qual você está lidando. Uma das formas de descobrir isso é observar suas folhas e notar se possuem um tom mais claro ou um tom escuro.

Dependendo da cor e do tamanho das folhas será necessário despender alguns cuidados referentes à iluminação. Por isso, quanto mais você souber sobre sua plantinha, melhor.

cultivar violetas tutorial completo passo a passo alta resolução

Garanta a luminosidade

Agora que você conhece um pouco mais sobre a sua violeta e suas cores é hora de garantir que suas violetas terão a luminosidade da qual elas necessitam. Normalmente, as de folhas mais escuras precisam de mais luminosidade do que aquelas que possuem folhas mais claras.

Embora possa parecer um componente pouco importante, não se engane: luminosidade demais pode deixar as folhas com aspecto fraco e quebradiço, enquanto luminosidade demais pode até mesmo impedir e prejudicar a floração.

como regar como adubar como plantar dicas de plantoio

Evite a incidência solar direta

Independentemente do tipo, entretanto, nenhuma violeta gosta de incidência solar direta. Como suas flores são delicadas e suas folhas, idem, a incidência solar direta faz com que as folhas e a planta em geral fiquem queimadas, gerando um aspecto feio e pouco saudável.

Para aliar luminosidade e a não-incidência solar direta, portanto, o ideal é deixar a violeta no ambiente mais bem iluminado da casa, como uma janela em que não bate sol em momento nenhum ou no cômodo com mais janelas da casa. Lembre-se sempre: luz natural sim; sol direto, não.

violetas cor roxa plantada em casa em vasos cultivar violetas dicas para cultivar violetas

Evite extremos e variações de temperatura

Violetas não gostam de temperaturas muito altas e nem de temperaturas muito baixas, mas também não gostam de variações abruptas. Por isso, você deve mantê-la em um local fresco, arejado e que mantenha essas características pelo máximo de tempo possível.

Se você dorme com ar condicionado ligado, por exemplo, não é uma boa ideia deixar a violeta no local por dois motivos: o primeiro é que à noite a temperatura ficará muito abaixo do que ela precisa e o segundo é que quando você não estiver no quarto, ela sofrerá com a grande variação. Por isso, procure sempre escolher um lugar de temperatura o mais constante possível para não prejudicar o desenvolvimento da sua planta.

Regue em quantidade suficiente

Assim como praticamente qualquer planta as violetas não gostam de ficar com a terra seca – seria o mesmo que você passar sede. Apesar disso, esse não é um indicativo de que você deve regar a plana sem parar e quase transformá-la em uma vitória-régia, porque o excesso de água pode fazer com que a raiz simplesmente mofe.

O ideal é regar uma vez por dia e somente quando a terra estiver seca – afinal, regar uma vez á noite e oura de manhã significa uma vez por dia, mas não significa a condição ideal. Não exagerar na quantidade de água por rega também é importante.

cultivo de violetas como fazer cultivo de violetas cultivar violetas as mais bonitas dicas de jardinismo sugestões de jardinagem guia completo tudo para cultivar violetas

Coloque-as no lugar correto

Violetas são plantinhas exigentes: nada de iluminação demais, mas também não pode ter iluminação de menos. Lugares muito quentes ou muito frios atrapalham seu desenvolvimento e flutuações de temperatura, também. Se tiver água de menos, ela não se desenvolve, mas se tiver água demais, ela mofa.

Por isso, embora não seja impossível, não é recomendado que você plante-as no solo – afinal, você terá que garantir todas essas condições simultaneamente. Exatamente por isso que o cultivo de violetas é mais recomendado em vasos, mas esqueça-se dos tenebrosos vasinhos de plástico, afinal, eles podem terminar matando sua flor.

Assim que comprar a sua violeta faça uma cuidadosa transferência do vaso de plástico para um de argila porque ele absorve melhor a umidade e garante que o desenvolvimento seja favorecido.

Adube – mas não exagere

A essa altura você provavelmente já percebeu que a palavra-chave para cuidar de violetas é “equilíbrio”. Qualquer coisa que seja demais ou de menos irá afetar o seu desenvolvimento e quanto ao adubo isso não é diferente.

Uma quantidade insuficiente de adubo não fornecerá os nutrientes que a planta precisa, mas uma quantidade elevada fará com que sua terra fique pouco aerada – e daí você já sabe qual é o resultado: desenvolvimento prejudicado. Por isso, prefira adubos específicos para violeta e mantenha a proporção: 50% terá e adubo, 25% água e 25% ar.

flores lindas as mais belas belíssima tipos de flores

Faça a poda regular

Embora floresçam o ano todo, suas violetas em algum momento vão parecer meio murchinhas – se fossem humanas você poderia jurar que estão desanimadas. Isso não significa que você fez algo de errado e, sim, que chegou a hora de podar.

Com muito cuidado corte as flores murchas e as folhas que apresentam aspecto seco e pouco saudável. Ao fazer isso com regularidade a sua plantinha crescerá ainda mais saudável.

violetas fotos de violetas imagens de violetas dicas com vasos

Observe o aspecto da planta

Nada te indicará melhor qual sentido seguir do que o aspecto da planta. Por isso, observe sempre como sua violeta está e se ela não parece tão bonita faça algumas modificações até encontrar o que realmente funciona para o seu exemplar.

Cuidar de violetas não exige tanto trabalho e, sim, atenção e bom senso para fornecer a essas flores exatamente o que elas precisam – nem mais e nem menos. Sabendo como cuidar dessas flores o resultado virá em forma de vasinhos floridos por toda a casa!

O que achou das dicas? Tem alguma dúvida de jardinagem? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *