Tutorial Como Fazer Flores de Fita de Cetim Passo a Passo!


Confira dicas e truques para fazer flores de cetim

O cetim é um tecido considerado primo da seda e que é caracterizado por aquele brilho que você com certeza já viu. Além de fazer roupas e peças únicas, esse tecido também pode ser usado para um tipo de peça: as flores.

flor de fita de cetim

Seguindo técnicas cm agulhas, máquinas de costura e mesmo fogo, dá para criar flores de cetim que são mais fofas ou mais realísticas e que vão bem com praticamente tudo. Acertar no processo, por sua vez, vai fazer toda a diferença para o resultado final. Por isso, veja a seguir como obter flores de cetim perfeitas.

Decida onde elas serão aplicadas

As flores de cetim são elementos bem versáteis e que, por isso, podem fazer parte de diferentes objetos e acessórios na sua vida. Para cada uso, é necessário uma flor de um tamanho e com uma técnica diferente, então para fazer flores do tipo que fiquem perfeitas, há três grandes possibilidades:

* Roupas

Flores de Fita de Cetim Fita de Cetim Flores de Fita Flores de Cetim

As flores de cetim dão um toque romântico e único às roupas e, inclusive, podem transformar aquela peça sem graça em algo totalmente inesperado e personalizado.

Em uma blusa ou camiseta, por exemplo, você pode aplicar flores de cetim nas mangas ou nas alças, aliados a remendos de tecidos mais fluidos, como o tule. Nesses casos, as flores precisam ser maiores para chamar a atenção do jeito certo.

Para vestidos de decote mais alto, as flores podem ser aplicadas na parte da gola ou então na causa, se for o caso de um vestido longo de gala.

Já em shorts e saias, versões menores podem funcionar muito bem para darem um movimento a mais na parte da barra.

* Acessórios

Flores de Fita de Cetim decoração na sua casa dicas de artesanato como faz fácil

O problema de usar as flores de cetim nas roupas é que a transformação nem sempre fica como o esperado. Uma opção mais versátil é utilizar as flores em acessórios que vão compor o seu visual.

Dá para comprar um arco sem graça, encapá-lo com o cetim restante e aplicar flores para fazer uma espécie de tiara de flores, tendência entre as fashionistas. Também dá para fazer uma espécie de presilha com uma flor do tipo para criar visuais nada óbvios e incrementados sem esforço.

Sua bolsa também pode receber a aplicação de uma ou de várias flores do tipo, garantindo um visual bem moderno e divertido.

* Objetos decorativos

para cabelo de material bom

Além do seu visual, a sua casa ou o seu escritório também pode contar com flores de cetim. A sugestão mais óbvia também é uma das mais bonitas: um buquê de flores desse tipo de tecido. Se você ainda colocar no meio do buquê uma vareta de difusor de aromas, o resultado fica ainda mais incrível.

Outra opção consiste em aplicar essas flores em cortinas ou mesmo fazer uma cortina com essas flores pendentes. Já o sofá pode receber almofadas cujas capas são totalmente recobertas dessas flores, dando pluralidade ao ambiente.

Procure modelos de inspiração

Depois de definir onde suas flores de cetim serão aplicadas é hora de começar a procurar modelos de inspiração.

Para algumas roupas e para almofadas, a flor estilo fuxico funciona melhor. Já se você quiser fazer um buquê vai precisar procurar uma opção que crie um aspecto de rosa com suas pétalas sobrepostas.

busque inspiração faça em casa

Por isso, vale a pena procurar inspirações e modelos para você seguir ou mesmo para te inspirar. Inclusive, na internet há dezenas de tutoriais ensinando a fazer diversos tipos de flores do tipo para você jamais ficar sem opções!

Selecione as cores corretamente

Depois de definir o modelo que você deseja para suas flores é preciso pensar nas cores. Tudo precisa estar em harmonia ou o resultado pode ficar muito diferente do que você espera. Se você deseja montar um buquê, por exemplo, pense em misturar cores quentes (como vermelho, laranja e amarelo) entre si ou então misture as cores frias (como azul, verde e roxo).

cores possíveis mão na massa

Já se a flor vai parar em uma peça de roupa ou de decoração, pense não apenas na peça em si, mas em todos os complementos. É claro que uma cortina ou uma blusa branca combina com uma flor verde limão, mas será que o tom vai ornar com o resto do “cenário“?

modelo de teste

Por outro lado, uma flor branca em uma peça branca pode não ficar tão ruim quanto você acha. Embora não dê contraste, vai criar uma textura interessante e original para a sua peça.

Faça um modelo de teste antes

Antes de sair dobrando, cortando e costurando o cetim em forma de flor você deve criar um modelo antes – ele vai ser o seu protótipo. Por isso, não corte todo o cetim de acordo com as indicações do passo a passo antes de fazer uma peça com sucesso.

Ela vai te mostrar, por exemplo, se você precisa de mais ou de menos tecido e quais são as suas dificuldades em todo o processo. Uma vez que esteja tudo certo, aí, sim, você deve começar a bordar as demais para conseguir as flores desejadas.

Realize os ajustes necessários

Depois de fazer a sua peça modelo, você deve fazer todos os ajustes necessários. Quer acrescentar uma pérola ou uma pedra de strass? Ou talvez queira pintar um pouco o tecido para dar um efeito natural? Prefere fazer com costura em vez de queimar com isqueiro?

cor pink rosa cor azul forte cor laranja claro

Seja como for, você fica livre para fazer todos os ajustes e personalizações necessários. Ao final, você terá flores de cetim do seu gosto e, principalmente, que são adaptadas às suas habilidades e visões artísticas.

Quanto mais você modificar a flor e der o seu toque especial, mais bonito vai ficar. Só não se esqueça de memorizar todos os passos para conseguir repetir em todas as outras flores que você fizer.

As flores de cetim são bonitas, delicadas e versáteis tais quais as flores de verdade. A diferença é que duram mais e podem ser feitas do jeito e na cor que você quiser. Por isso, não perca a oportunidade e comece a fazer as suas para decorar suas peças favoritas!

O que você achou do passo a passo? Comente abaixo!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)