Flor Vitória Régia: Significado + Fotos + Lenda!


A Vitória Régia é uma planta aquática tipicamente brasileira. Pode ser encontrada em outros locais do mundo mas é originalmente nossa, mais especificamente da região amazônica onde é uma planta abundante. Pode ser vista em lagos e rios boiando em sua beleza e esplendor e tem fãs em todo o mundo pela singularidade de seus traços. Pode ser encontrada naturalmente nas cores rosa, amarela, roxa e lilás mas a mais comum é mesmo a flor branca.

Flor Vitória Régia

Seu período de floração é de março a julho e com algumas curiosidades. A noite é branca e de dia, com a luz do sol, fica rosa. Quando começa o seu período de floração ela se abre a atrai besouros específicos (da espécie Cyclocefalo casteneaea), os responsáveis por sua polinização e consequentemente por espalhar a planta em diversos locais e garantir a sua propagação na natureza. Entre os índios possui outros apelidos como rainha das águas, milho-d’água, cará-d’água, irupé, dentre outros. O nome Vitória Régia foi dado pelos ingleses em homenagem à rainha da Inglaterra.

encima da água show de bola

Lenda da vitória régia

a lenda

A lenda da vitória-régia é uma estória brasileira contada entre tribais indígenas e muito difundida em nossa literatura. Tem origem tupi guarani e é conhecida até mesmo em outros países. Começa com a lenda da Lua ou Jaci, como era chamada (o astro maior mas para os tribais uma bela deusa de cabelos perfeitos) vir a terra toda as noites beijar os rostos das mais belas virgem das aldeias. Sempre que uma mulher era beijada por Jaci se tornava uma bela estrela.

Flor Vitória Régia

Havia uma jovem guerreira Naiá que tinha o sonho de ser beijada por Jaci. Os membros de sua tribo a alertavam que depois do beijo ela se tornaria estrela e não mais teria corpo ou sangue em suas veias. Mas era o sonho de Naiá, como a impedir? Ela queria ser levada pela Lua e para isso todos os dias ficava andando nas matas em busca da deusa.

sempre na lagoa

Certa noite Naiá teve seu lindo encontro. Sentada em frente a um lago observou o reflexo da Lua, a sua deusa tão esperada e sem pensar duas vezes, mergulhou nas águas escuras e morreu afogada. Jaci, uma deusa também com piedade, ficou com pena da moça e resolveu dar-lhe um presente especial: transformá-la em uma flor para que ela realizasse seu sonho de ser uma estrela das águas.

o que significa

Significado da vitória régia

O nome da flor une dois nomes bem fortes.

Vitória vem do latim e Régia da mitologia feminina. Juntos eles remetem a uma mulher vitoriosa, guerreira e com enorme força interior, uma mulher com extremas virtudes para jamais desistir dos seus sonhos. Também é visto na simbologia como uma mulher extremamente atraída por guerras, rituais e ser uma vencedora. São mulheres com grande apreço pela realeza também.

em cores

Na simbologia dos nomes também há uma menção a uma pessoa honesta e leal, com grande senso de justiça e com grande força para combater as injustiças. É alguém muito metódico e direto, gosta de conversas francas e também não esconde os problemas. Costuma conversar com compaixão e mesmo com um senso crítico em alta releva bastante os problemas para buscar uma solução. São pessoas ótimas para trabalhar e com a sua honestidade não causam problemas em meios corporativos. Também chamam a atenção por seu feitos não apenas na coragem como no estilo de executar tarefas, com um enorme senso de liderança.

comum na amazônia encima da água flor rosinha roxo claro

dicas de plantas

A flor vitória régia remete também a quem busca harmonia e paz interior. Pessoas procurando um ambiente tranquilo e sair do caos urbano tendem a se sentir muito atraídos pela planta com uma beleza especial. Costumam também ser pessoas determinadas que não desistem fácil do seu sonho, mesmo com as adversidades do caminho.

Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)