Flor de Cerejeira: Espécies, Cultivo, Árvores, Fotos, Dicas

A Flor de Cerejeira na verdade é uma flor de origem asiática conhecida como “Sakura”, que é a flor típica do Japão. A Flor de Cerejeira é extremamente sensível e tem muitos significados, simbólicos e/ou místicos.

É comum dizer que a Flor de Cerejeira significa a eterna beleza feminina e simboliza o amor, a esperança, a renovação e a felicidade. O seu período de floração é curtíssimo, por isso, diz-se que suas flores representam a “fragilidade da vida” (aproveitar o máximo da vida, pois ela passa rápido demais).

flor de cerejeira

Existem muitos tipos de cerejeiras, algumas com frutos comestíveis (a nossa conhecida cereja), outros com frutos que não podem ser ingeridos e existem cerejeiras ainda que não possuem frutos.

Especificamente no Japão, as mais populares são as cerejeiras consideradas decorativas/ornamentais, ou seja, as que não possuem frutos.

No Brasil, a cerejeira mais conhecida é a que produz frutos. No estado de São Paulo, por exemplo, constam apenas 3 espécies de cerejeiras: Okinawa, Himalaia e Yukiwari.

sakura
fotos de sakura

Quais as espécies?

A Flor de Cerejeira ou Sakura conta com mais de 600 variedades de plantas, e sua diferenciação é notada em suas pétalas, cor de suas flores e em suas folhas mais jovens. Até o período de floração serve para diferenciar a espécie.

lugar famoso

Confira agora algumas destas espécies de cerejeiras comuns no Japão:

Prunus serrulataconhecida como a cerejeira do Japão;
Prunus speciosaconhecida como a cerejeira de Izu Ōshima cereja;
Prunus sargentiiconhecida como a cerejeira de Ezo;
Prunus yedoensisa cerejeira Yoshino.

Como é a Flor de Cerejeira

A Flor de Cerejeira ou Sakura é uma árvore considerada de médio porte e que mede aproximadamente 3 a 6 metros de altura, ou seja, é bem alta. Sua floração é exclusivamente ornamental e suas folhas são alternadas, ovaladas, com tonalidade bronzeada e que se tornam verdes, mudando para o amarelo ou o vermelho no outono, um pouco antes de caírem.

É uma planta muito exuberante, com toda a sua beleza em constante transformação a cada estação do ano. A Sakura floresce no fim do inverno e não tem perfume, mas suas flores são belíssimas, da cor branco com tonalidades rosa.

cerejeira
flor de cerejeira
caminho
árvores

Para as espécies que geram frutos, estes surgem geralmente no verão (as conhecidas cerejas vermelhas). Estas cerejeiras geralmente não conseguem germinar frutos no Brasil porque precisam de pelo menos de 1000 horas de frio a temperaturas -7ºC, ou seja, praticamente impossível em nosso país.

E não é apenas na germinação que ela necessita do frio, pois em seu ciclo vegetativo, precisará igualmente de temperaturas baixíssimas, se possível ainda, debaixo de neve.

É uma árvore, no entanto, de fácil manutenção, pois quase não precisa de podas e apresenta, no geral, crescimento moderado e floração precoce. Sua floração dura 3 dias.

as mais lindas
obra de Deus
sakura
flor de cerejeira
cultivo
plantio em casa
na fazenda

Cultivando, Florescimento e Cuidados

Como já dito, as cerejeiras frutíferas, são também consideradas de porte médio a grande. Sua floração é exuberante e curtíssima, com flores indo do branco ao rosa e são originárias de climas temperados a frios. São verdadeiramente lindas, fascinantes, apesar de não terem perfume, mas, pelo menos por enquanto, não é possível cultivá-la no Brasil.

No entanto, caso consiga criar as condições ideais para o seu cultivo ou se pretende cultivar apenas a Sakura, segue abaixo as principais dicas para manter este cultivo saudável:

Regue a planta pelo menos 1 vez na semana. Cuidado para não encharcá-la, pois comprometerá a saúde da planta.

Ela deve ser cultivada com a incidência de sol forte, não constante, porém, a sakura tolera muito bem o frio.

Cultive em solo fértil, com incidência de material orgânico e muito bem drenado.

Realize a poda apenas de contenção da planta, caso perceba a necessidade de fazê-la. Esta poda deve ser realizada apenas após a floração.

Não realize uma poda exagerada, que agrida a planta, pois ela pode não conseguir se recuperar. Pode estritamente o necessário para conter a planta.

Adube anualmente com fertilizantes minerais, NPK 4-14-08.

O seu solo precisa ficar sempre úmido (não encharcado). Para garantir esta umidificação constante, sugestivamente, misture grama seca e/ou palha de arroz à terra.

Para adubar, utilize o adubo orgânico e esta adubação deve ser feita apenas 2 vezes ao ano, não mais. Assim, você evita a compactação do solo, comprometendo a saúde da Sakura.

árvores floridas
no jardim
dicas de cores
cor rosa
rosa claro
cor branca
em galhos
flor de cerejeira
caminho da vida
um amor
paz interior
o que fazer
dicas e ideias
flor de cerejeira
fotos de flor de cerejeira
imagens
cores
natureza
brancas
flores

Como são as árvores da Flor de Cerejeira

A Flor de Cerejeira ou Sakura é classificada, como citado logo acima, como uma árvore de porte médio. Esta árvore bem como suas flores ornamentais são as preferidas dos paisagistas, pois são muito bonitas e relativamente fáceis de plantar e manter.

Seu tronco é de forma cilíndrica, considerado delgado, ou seja, fino, curto e extremamente simples, sendo da cor marrom acinzentada.

Sua altura, como já dito também, é considerada de médio porte, de 3 a 6 metros podendo até chegar a 4 e 10 metros. Seu crescimento é considerado lento e sua floração considerada curta.

Já a sua copa é totalmente arredondada com sus folhas dispostas de forma oval com seu ápice pontiagudo. Nas bordas, se apresentam como que serrilhadas, com uma tonalidade um tanto “bronzeada”.

Na verdade, estas folhas são verdes, mas se transformam, numa incrível magia da natureza, em amarelo ou vermelho, intensificando ainda mais sua beleza e, logo em seguida, caem, no outono. É mágico, não? A Flor de Cerejeira é considerada mesmo um tanto mística, mágica, sublime.

Suas flores são de 5 pétalas, lindamente brancas e levemente rosadas, surgindo em ramos de 3 a 5 grupos. Suas folhas caem no outono, como já dito, mas a árvore fica praticamente “pelada” até metade do inverno, quando começam a florir novamente. Até nisso, ela é diferente.

Finalmente, podemos considerar que a Flor de Cerejeira é muito usada na ornamentação de jardins, considerando sua infinita beleza. Já as espécies que geram frutos comestíveis (que não são a

Flor de Cerejeira ou Sakura, a nossa conhecida cereja, também possuem, de uma maneira geral, os mesmos processos de plantio e cultivo que a Flor de Cerejeira.

Você tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *