5 Flores Venenosas para Humanos, Gatos e Cachorros!


Flores são vegetais adorados em todo o mundo por sua beleza. Os mais lindos quadros das artes plásticas trazem a sua beleza imortalizada e todos os dias cruzamos com elas. Mas são lindas e inofensivas? Nem sempre. Não há porque temer tocar em uma planta porque das mais de trezentos e cinquenta mil espécies no mundo poucas oferecem riscos. Mas temos sim flores venenosas e vamos citar a seguir cinco delas.

flores venenosas plantas venenosas

Cinco tipos de flores venenosas para ficar longe!

  1. Jacobaea vulgaris – pode ser conhecida também como Senecio ou Tasneirinha. De cor amarela e bem viva, esta planta é muito comum na Europa e em algumas partes dos Estados Unidos e Canadá com o mesmo clima. Parece realmente inofensiva mas a sua ação é a longo prazo. A planta produz ao menos oito toxinas já descobertas em estudo responsáveis por se acumular no fígado e causar a longo prazo cirrose. Quem ingerir o mel de abelhas que se alimentaram desta planta também corre risco. É uma assassina silenciosa porque quando os primeiros sintomas surgem é tarde demais para tratamento.
  2. Kalmia latifolia – incrivelmente as flores mais lindas são as mais danosas. A também conhecida como Louro-da-Montanha tem pétalas nas cores branca com detalhes em rosa e são típicas do norte dos Estados Unidos. Seu período de floração é a primavera e por trás de tanta beleza se esconde uma fera. A planta libera uma toxina em suas pétalas nomeadas andromedotoxina e o arbutin, responsáveis por causar parada cardíaca, em alguns casos com ação rápida e para algumas pessoas pode ser um processo mais lento. O mais curioso desta toxina é que não é necessário você comer a planta apenas. Se abelhas polinizarem a flor elas podem produzir mel tóxico, conhecido desde os tempos da Grécia Antiga.
  3. Veratrum – se você não comer esta planta jamais vai sentir a forte dor do estômago que ela causa cerca de meia hora após a ingestão. Ela é linda, com pétalas brancas com toque esverdeados presente na Ásia. Por sua beleza é muito comum encontrar esta planta em jardins ornamentais mas ela é altamente tóxica. Suas substâncias malignas circulam diretamente na corrente sanguínea e agem rápido, causando convulsão e aceleração dos batimentos cardíacos, podendo causar em casos mais graves a morte.
  4. Cerbera odollam – de origem indiana esta plante tem um apelido bem expressivo: árvore do suicídio. Seu visual é simples com cinco pétalas brancas e largas e um centro amarelo e nem tem muitas flores em uma mesma planta de uma vez. Contudo, basta ingerir uma pequena quantidade para ser considerada fatal. É considerada uma assassina gentil porque os sintomas são leves e fazem efeito na primeira hora após o consumo. Depois de sentir uma dor no estômago não muito forte começa o estado de coma e a pessoa morre sem muito sofrimento. Tudo isso acontece em no máximo três horas. Muitos indianos já procuraram a planta para cometer suicídio.
  5. Sanguinaria canadensis – flor típica da América do Norte pode ser usada para extrair corante natural mas também possui uma substância letal: a Sanguinaria, uma escarótica. A substância tem a capacidade não apenas de derreter a pele a transformar em gelatina (o que já é bem assustador, não?), como também afetam o bombeamento do sódio e do potássio para o corpo, causando a morte. Também é conhecida como uma substância abortiva em diversas culturas.

pode estar na sua casa cuidado com elas

Existem plantas venenosas que podem estar em sua casa?

Algumas são bem conhecidas e podem sim ser venenosas e você não saiba. Uma delas é a antúrio, muito comum em paisagismo mas as toxinas liberadas podem causar diarreia e vômito. As queridas hortênsias pode causar os mesmos problemas e ainda convulsões e coma quando ingeridas em grande quantidade. As lindas azaleias, mais comuns ainda, também podem causar hipertensão ou hipotensão cardíaca.

flores perigosas tóxicas

Existe planta venenosa ao cheiro?

Sim, infelizmente. A acônito, como nome científico de Aconitum lycoctonum, pode deixar uma pessoa passando mal apenas com seu aroma nada agradável. Ela exala a aconitina, um dos venosos mais poderosos conhecido desde de 1833. apenas o cheiro pode deixar o seu coração tão desacelerado a ponto de parar, mas no geral causa apenas enjoos e mal estar gastrointestinal. A maior parte do veneno, contudo, é transmitida por meio do toque em suas pétalas.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)