Flores Roxas: Nomes, Tipos, Espécies, Listas, Fotos


Conheça o significado e veja tipos de flores roxas

Ao falar em flores brancas você provavelmente vai pensar em uma série de opções, assim como ao falar em flores rosas ou flores vermelhas. Isso se deve porque esses tons normalmente são os mais encontrados em jardins e floriculturas e, com isso, fica fácil conhecer essas opções. Mas e as flores roxas? Você consegue nomear alguma delas? Normalmente essa tarefa é mais difícil porque esse tom, embora apareça na natureza, não é tão comum quanto os outros. Por isso, continue lendo e veja um pouco mia sobre flores nesse tom e quais as opções disponíveis.

SIGNIFICADO DAS FLORES ROXAS

dicas de flores sugestões lista completa

Exóticas por natureza, as flores roxas possuem significados especiais para quem decide utilizá-las em decorações ou mesmo para quem decide dá-las de presente. No caso dos tons mais escuros, como o púrpura, traz uma representação de excelência e nobreza já que era um tom muito utilizado pelas famílias reais ao redor de todo o mundo.

Um tom mais claro, como o lilás, normalmente está mais ligado à tranquilidade e espiritualidade e por isso flores com tons mais amenos de roxo carregam em si essas características.

Em forma de presente, as flores roxas normalmente adotam um significado de primeiro amor e por serem pouco utilizadas são uma forma de presentear uma pessoa especial – ou mesmo de ser presenteada.

TIPOS, NOMES E ESPÉCIES DE FLORES ROXAS

Não é porque elas não são tão famosas quanto as flores vermelhas, por exemplo, que essas flores não aparecem em abundância na natureza. A verdade é que muitas flores apresentam variações desse tipo e o que não falta é opção. Assim, dentre os tipos estão:

* VIOLETA

estou encantado estou maravilhado supreendente incrível

É impossível falar de tipos de flores roxas e não começar pela mais clássica delas: a violeta. A violeta é caracterizada por ter flores pequenas e delicadas e por normalmente ser bem resistente a muitas condições.

Quanto aos tons de roxo, normalmente ela aparece em tons mais escuros e fechados, como um roxo bem escuro. Em alguns casos, entretanto, elas também aparecem em tons de púrpura ou mesmo em uma versão mais azulada.

* LAVANDA

no mato na fazenda no sítio muito show no campo

Outra flor que não pode faltar quando falamos das flores nessa cor é a lavanda, que carrega o nome da sua cor já no nome. Essas flores possuem um tom único de lilás levemente avermelhado e são caracterizadas pelo seu aroma inconfundível e que é muito utilizado para produzir perfumes e outros produtos cosméticos.

Diferentemente do que muita gente pensa, a flor em si não é a espécie de bastão na ponta do caule, mas sim as pequeninas flores que se agrupam nessa região. Normalmente é uma flor que cresce em campos vastos, que resultam em paisagens de tirar o fôlego.

* HORTÊNCIA

nós amamos para decoração no jardim decorado

A hortência também é uma flor bastante curiosa e que é capaz de fornecer pétalas roxas que encantam a quem decidir admirá-la. A verdade, entretanto, é que a hortência na verdade fornece flores rosas ou azuis. A cor que aparecerá nas pétalas depende basicamente do estado do solo e da proporção de encontrada de minerais.

Assim, dependendo da composição utilizada no solo a flor pode produzir as flores roxas devido ao equilíbrio de pigmentos. De acordo com as características do solo, inclusive, o roxo poderá ser mais ou menos intenso e mais ou menos puxado para o azulado.

* ORQUÍDEA

uma das mais famosas uma das mais luxuosas flores roxas

Delicada, misteriosa e que demanda muita dedicação: essa é a orquídea, que também aparece em tons arroxeados nas mais diferentes matizes. Nesse sentido, inclusive, essa é uma das flores que apresentam maior variedade de tons de roxo dentre as espécies.

Indo desde o lilás mais claro até o vinho mais intenso, a orquídea também pode apresentar tons mais vivos, como o púrpura, violeta ou mesmo como o roxo em uma tonalidade mais crua e mais fria.

* QUERESMEIRA

nomes de flores em tons diversos meio azulada

Também conhecida como flor de quaresma, a quaresmeira é assim chamada por causa do seu período de floração que se antecede à ocorrência do período de Quaresma. Além disso, seu tom roxo também faz com que ela receba esse nome já que esse é um dos tons do período.

Essas flores roxas aparecem na verdade em uma árvore frondosa, de copa maior e bastante característica. Dependendo do local em que a árvore estiver, a flor pode ser mais clara, quase puxando para o rosa e inclusive contando com detalhes brancos, ou então pode ser mais escura e mais azulada.

* ALAMANDAS

sugestões indicações no mato

As alamandas roxas, por sua vez, na verdade enganam muita gente: apesar do seu nome, nem sempre elas são flores roxas, aparecendo, normalmente, em tons rosados. A flor roxa desse tipo na verdade é chamada de alamanda azul. Nesses casos, o tom de roxo é um pouco mais claro e, como é de se esperar, bem puxado para o azul, criando uma flor única.

Além disso, na alamanda azul o miolo da flor é bem amarelado, criando uma composição de cores que é bastante diferente na natureza.

* TULIPA

flores roxas fotos de flores

A tulipa também tem seus exemplares de flores roxas e que possuem um tom bastante único. No caso dessas flores, o tom de roxo se assemelha muito ao tom de uma taça de vinho ou, naturalmente, das uvas.

É uma das poucas flores na natureza que apresenta esse tom tão cru e tão sóbrio, já que normalmente as outras versões tendem para um tom muito mais vívido ou então muito mais escuro.

* ROSA

flores flor roxa cor roxa

Como não poderiam deixar de faltar, as rosas também aparecem em versões roxas embora sejam bem mais raras de serem encontradas. Normalmente o tom dessas flores é um lilás bem mais pálido e acinzentado, dando uma sobriedade a essa flor.

Para quem não encontrar, entretanto, é sempre possível adquirir rosas brancas e com corante específico fazer com que as flores se tornem roxas graças à capilaridade.

As flores roxas possuem diferentes representantes na natureza e aparecem nos mais diferentes tons, indo desde o lilás até o vinho bem escuro e quase preto. Assim, tudo o que você precisa fazer é escolher a versão que mais te agradar e incorporar na decoração ou mesmo presentear alguém especial.

Qual das flores acima você acha mais bonita? Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)