7 Flores que Gostam de Sombra ou Meia Sombra!


Conheça 7 flores que gostam de sombra e saiba como cuidar

Em um país tropical como o Brasil, não é estranho encontrar lugares em que o sol bate o dia todo, o ano inteiro. Com isso, as flores apaixonadas por sol estão sempre bonitas, vistosas e saudáveis.

flores no jardim

Um dos grandes problemas entre quem deseja ter um lindo jardim diz respeito às condições naturais, entretanto, especialmente o sol. A falta de espaços adequados do lado de fora ou mesmo o desejo de ter plantas dentro de casa são situações que muitas vezes esbarram nas necessidades que muitas plantas possuem de tomarem extensivos banhos de sol.

artigo completo para jardinistas

Para resolver esse problema, entretanto, existe uma solução simples: escolher flores que gostam de sombra. Essas flores não precisam – ou mesmo não aceitam – ficar muito tempo no sol e, com isso, são boas opções para um jardim inverno ou para um cantinho no canteiro do jardim. Por isso, veja a seguir quais são essas flores e quais cuidados ter.

Quais flores que gostam de sombra? Nomes e tipos!

As flores que gostam de sombra são aquelas que não aceitam qualquer luminosidade solar direta ou aquelas que preferem crescer à meia-sombra. Algumas delas gostam mais de sol pleno, mas se adaptam bem a lugares com sombra. Nesses casos, algumas opções incluem:

· Lírio da paz

O lírio da paz é assim chamado por ter uma aparência bem branca e delicada em meio a flores de um tom verde bem escuro e fechado. Suas flores são bem delicadas e suas folhas, são bem finas.

cor branca que curtem uma sombrinha para vaso

Por isso, é uma planta que se desenvolve melhor quando fica em um local com sombra, como dentro de casa. Além de tudo, ela ajuda a limpar o ar do ambiente e precisa de uma umidade moderada – daí, inclusive, vem o fato de ela não ser exposta diretamente ao sol, já que isso pode comprometer a umidade.

· Antúrio

flores Flores que Gostam de Sombra fotos das mais lindas para seu jardim

Considerada bem exótica e de aparência nada delicada, o antúrio é conhecido por suas partes vermelhas exuberantes. Na verdade, o fato é que o antúrio não é uma flor em si, mas, sim uma planta.

Sua parte colorida e seu formato sinuoso, entretanto, permite que ela seja considerada, de certa maneira, entre as flores que gostam de sombra.

A rega deve ser feita moderadamente, de modo a não deixar o solo ressecado, mas também sem criar um ambiente propício ao desenvolvimento de fungos devido à umidade. Por isso, um ambiente de meia-sombra funciona bem nesse caso, especialmente se a luminosidade incidente é a do começo do dia.

· Violeta

Outra opção muito conhecida entre as flores que gostam de sombra é a violeta. Delicada, com tons que vão dos mais claros aos mais escuros, e com folhas de características únicas, essas flores são extremamente delicadas.

Gosta de Sombra Flores que Gostam de Sombra meia sombra

Molhar demais pode fazer com que elas morram e melhorar de menos, também. Quanto ao sol, a incidência intensa de raios solares pode fazer com que as folhas e flores fiquem queimadas, perdendo a beleza e a saúde da planta de maneira geral.

· Begônia

Aparecendo diversas cores e ideal para a decoração dos interiores, a begônia é uma flor bem delicada que precisa de cuidados quanto à exposição solar. Mais do que isso, ela precisa ser protegida quanto a uma série de outras condições de temperatura e de ambiente, como temperaturas mais frias ou vento.

dicas de flores cor branca flores

Elas também devem ser cultivadas em um substrato bem fértil, assim como a rega deve ter cuidado redobrado. As folhas não devem ser molhadas, devendo ser manipuladas com cuidado.

· Flor de maio

Sendo uma flor que dá a sua graça no outono — e, daí, o seu nome —, a flor de maio é outra possibilidade para quem tem um espacinho dentro de casa ou mesmo para quem quer decorar a varanda.

cor alaranjada com degradê cor roxinha cor rosinha

Ela se desenvolve muito bem em clima quente e em solo bem permeável. Apesar disso, o melhor é a meia-sombra, com a iluminação solar sendo mais indireta ao longo da maior parte do dia. Quanto à rega, é importante não deixar acumular água para evitar que a planta apodreça.

· Orquídea borboleta

Uma das espécies de orquídea mais conhecida e utilizada no Brasil é a orquídea borboleta. Sua aparência característica e delicada, que realmente lembra as asas de uma borboleta, se adapta bem ao clima tropical e às altas temperaturas.

flores que amam o sol para cada clima

Apesar disso, como toda boa orquídea ela demanda alguns cuidados especiais, inclusive em relação à incidência solar. Por isso, ela até pode ficar junto a uma árvore no quinta ou na varanda, mas o ideal é que ela seja mantida na sombra, absorvendo luminosidade de maneira indireta.

· Hortênsia

Outra flor bem delicada e que chama a atenção principalmente pelo seu tom de azul arroxeado é a hortênsia. Suas flores pequenas e delicadas combinam muito bem com canteiros que não fiquem totalmente expostos ao sol. Para dentro de casa, entretanto, essa não é uma boa opção, a menos que se trate de um jardim de inverno.

fotossintese cor azul

É importante que a incidência solar ocorra só pela manhã, já que exposição total ao longo da tarde pode fazer com que a flor fique murcha e mesmo queimada. A única exceção é se você vive em uma área em que mais frio o ano todo. O solo deve ficar sempre úmido para garantir seu desenvolvimento.

Quais cuidados ter com flores do tipo?

As flores que gostam de sombra exigem, sim, cuidados quanto à incidência solar direta, mas é importante ter em mente que isso não significa privá-las de iluminação. Para fazer a fotossíntese, plantas precisam de iluminação, então mesmo na sombra é importante que as plantas aproveitem o máximo de iluminação natural.

Além disso, também é importante tomar cuidado com as outras exigências dessas flores. Não adianta plantar em um lugar com sombra e esquecer a planta por lá. É preciso cuidar e atender a todas as necessidades para que ela esteja sempre bonita e saudável.

As flores que gostam de sombra aparecem em diferentes formas, tamanhos e cores, além de terem necessidades distintas. Seja para decorar o lado de dentro de casa ou para aproveitar aquele cantinho sem muito sol, elas são ótimas opções para ter flores sempre por perto em sua vida.

Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)