Flor Azaleia: Como Cuidar, Plantar, Cultivar!


Confira quais são as principais atitudes que você deve ter para cuidar da flor Azaleia

Existem algumas flores que são mais conhecidas em determinadas regiões do que outras. Rosas e margaridas, por exemplo, são muito populares, mas a flor Azaleia também não fica tão atrás. Embora venha do outro lado do mundo, não é tão difícil assim encontrar um arbusto dessa flor pelo Brasil – especialmente devido à sua resistência. Com isso, é uma ótima opção para se ter em casa e mesmo para auxiliar na decoração. Assim, veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre como cuidar dessa flor.

azaleia

A flor Azaleia + Fotos!

A Azaleia na verdade é um arbusto de origem oriental – mais precisamente, japonesa e chinesa – que possui a floração abundante. Possui mais de mil espécies diferentes e praticamente todas compartilham de características em comum: florescem no inverno, são relativamente robustas a determinadas condições e possuem cores que encantam pelo contraste com as folhas em tom verde escuro.

fotos da flor

As espécies mais comuns são as que apresentam tom rosado em suas pétalas, indo desde o rosa mais claro até o magenta ou púrpura. Menos comuns, mas igualmente lindas são as azaleias em tom coral. Com um laranja pastel que chama a atenção de quem passa por perto, a flor é exuberante e possui um aspecto único na natureza.

O uso da flor Azaleia

onde é usada

A flor Azaleia pode ser utilizada para paisagismo de modo a decorar jardins, canteiros ou mesmo vasos colocados em local estratégico da casa. A delicadeza da flor também combina perfeitamente em arranjos que podem ser dispostos pela casa.

na sua casa

Dependendo do estilo escolhido, também dá para usar essa flor em arranjos em eventos, como em casamentos. Por falar nessa celebração tão especial, a noiva que quiser incorporar uma flor tão popular do Brasil a um buquê de maneira refinada e delicada também pode optar por uma mistura de Azaleias.

flor azaleia

A grande vantagem de usar essa flor na decoração é que ela é relativamente barata e exige menos cuidados do que outras opções, como as peônias, por exemplo.

O solo ideal

o melhor solo

Para que a flor Azaleia floresça adequadamente, o solo não precisa ser preparado de nenhuma maneira muito especial. Por ser mais resistente, essa flor se dá muito bem em praticamente qualquer tipo de solo.

para todos os gostos

Se você quiser que as flores atinjam seu máximo potencial, entretanto, a história muda de figura. Nesse caso, é necessário que você misture terra comum de jardim, areia e composto orgânico. A proporção deve ser de 2/1/1 de modo a garantir que a flor tenha seus nutrientes necessários, mas não fique com as raízes encharcadas, por exemplo.

O nível de luminosidade necessário

luz do sol

Já em relação à luminosidade, a flor Azaleia pode ser plantada a pleno sol de modo que ela se desenvolva plenamente. Como a floração acontece no inverno, essa escolha faz sentido porque é a única forma de a planta conseguir a quantidade de luz necessária para sua nutrição e floração.

luminosidade

Caso não seja possível ou desejável, também dá para fazer o plantio em uma região de meia-luz. É o caso de um local com luminosidade indireta ou que só tenha a iluminação natural durante uma parte do dia.

cor rosa

Caso você pretenda cultivá-las dentro de casa, vai esbarrar no problema da luminosidade. Para garantir a beleza e exuberância das flores é necessário que você deixe o vaso em plena luz até que as flores se abram. A partir daí, ela pode voltar para a área interna desde que fique próxima a uma fonte intensa de luz natural, como uma janela.

cor clarinha

No geral, a regra de ouro é que a flor precisa de, pelo menos, quatro horas de exposição solar e contínua. Fora disso, dá para cultivá-la à meia sombra, mas quanto mais sol, melhor.

A quantidade certa de rega

Quanto às regas, a Azaleia não precisa de tanta água. Isso se deve principalmente ao fato de que encharcar a flor pode fazer com que a raiz fique excessivamente úmida, o que propicia o aparecimento de fungos em geral.

quantidade certa

Por isso, além de ter um solo – ou um vaso – com boa drenagem também é importante regar a planta somente quando o solo estiver seco. Além disso, a quantidade deve ser suficiente apenas para umedecer a terra e não para deixar a flor quase nadando em tanto líquido.

A importância das podas

a importância das podas

Assim como qualquer planta, a flor Azaleia também precisa de podas para que possa crescer ainda mais bonita e saudável. Deixá-la crescer de maneira totalmente livre, portanto, não é exatamente benéfico se você deseja uma flor sempre bonita e com coloração deslumbrante.

Caso note que as folhas e ramos estão secos ou muito compridos, é preciso fazer a poda para garantir que a planta possa “respirar”. Geralmente, o momento ideal para a poda é na primavera, já que é exatamente após o período de floração.

Se ainda há botões de flores para desabrocharem, é importante eliminar as flores que já estão secas. Isso estimula a planta a fazer florescer os botões em “espera” e garante uma floração continuada e mais duradoura.

A fertilização e o combate às pragas

a fertilização

Especialmente quando está muito volumosa, a Azaleia cria um ambiente perfeito para o aparecimento de fungos e outras pragas. Se as folhas estão adquirindo um aspecto esbranquiçado ou acinzentado pode ser sinal de que pragas estão tomando conta da planta. Nesse caso, é preciso fazer uma poda e utilizar produtos como o oxicloreto de cobre.

flores lindas

Se, por outro lado, a planta parece pouco desenvolvida e sem o brilho e volume que você esperava, ela pode estar sofrendo com a falta de nutrientes. Nesse caso, é necessário que você aposte em uma fertilização para garantir que a Azaleia possa se desenvolver plenamente.

Fertilizantes químicos que contêm fósforo são os mais indicados, enquanto os adubos naturais feitos com farinha de ossos também funcionam muito bem para esse propósito de obter a flor mais bonita possível.

A flor Azaleia é uma flor muito popular no Brasil e que aparece em diversas cores. Resistente e robusta, ela precisa de muito sol, pouca rega e alguns cuidados para evitar pragas e subnutrição. Com tudo isso em mente, vai ficar mais fácil cuidar dessa flor do jeito certo e garantir que ela esteja sempre o mais linda possível.

Curtiu? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)