GUIA: Como Plantar Orquídeas: Cuidados, Cultivo, Dicas


Aprenda como plantar orquídeas do jeito certo para ter flores bonitas

As orquídeas são flores que encantam principalmente por dois motivos: sua aparência e sua relativa raridade. Como são flores mais difíceis de serem cuidadas, não é tão fácil cuidar de uma como é cuidar de um girassol, por exemplo. Nesse sentido, todos os cuidados começam, logo no plantio e errar nesse momento é garantia de prejudicar o desenvolvimento da planta. Por isso, confira a seguir um passo a passo de como plantar orquídeas e conseguir flores sempre lindas.

escolha o tipo

Escolha o tipo de orquídea adequado

O primeiro passo para saber como plantar orquídeas consiste justamente em escolher o tipo de orquídea adequado. Nesse sentido, o tipo mais indicado é aquele que se adaptar melhor às condições da sua região. Se você vive em um lugar muito úmido, por exemplo, é necessário escolher o tipo de orquídea adequado para essa condição.

mais adequado

Se você só tem espaço para vasos em lugar com muito sol, por outro lado, vai ser preciso escolher uma orquídea que aceite bem essa luminosidade constante. A grande vantagem é que o Brasil possui muitas espécies de orquídeas bem adaptadas para o clima tropical, então é bem provável que você não encontre dificuldades extras na hora dessa escolha.

escolha um vaso

Selecione o vaso indicado para a orquídea

A seguir, você vai precisar selecionar o vaso mais indicado para o tipo de orquídea desejado. Normalmente, é preferível que o vaso não acumule água e umidade em geral já que isso pode levar a um apodrecimento das raízes. Os vasos de plástico, entretanto, não estão totalmente descartados, mas os vasos de barro e os vazados tendem a ser melhores.

Além disso, o tamanho também é importante. Em vez de achar que uma orquídea precisa de um vaso muito grande, saiba que essas flores normalmente se beneficiam de raízes que ficam emaranhadas, o que propicia o seu desenvolvimento.

prepare o terreno

Prepare a flor para o plantio

A próxima etapa de como plantar orquídeas consiste em preparar a flor para o plantio. Normalmente as orquídeas vêm em pequenas mudinhas sem aços avulsos de terra ou em pequenos vasos. Portanto, para plantar do jeito certo você vai precisar fazer uma transferência de um vaso para outro.

Para conseguir isso retire a flor de seu local original com cuidado e lave a raiz delicadamente. Não use uma água forte demais e com as mãos vá lavando o acúmulo de resíduos e retire também as raízes mortas.

Dependendo, você também pode plantar orquídeas a partir das sementes. Nesse caso, entretanto, o processo se torna mais complexo e inclui o plantio diretamente no solo que deve estar adequadamente arado.

duas cores

Use substrato e material de drenagem

Quando a flor estiver pronta para o plantio, você deve acrescentar uma camada inicial de substrato ao vaso. A camada precisa ser tão maior quanto menos absorvente por o material do vaso – como plástico, por exemplo -, mas ela também não deve ocupar espaço demais no vaso. Em seguida, deve-se colocar o substrato, que será responsável por ajudar a nutrir a flor.

use substrato

Na sequência, a flor deve ficar em um dos cantos do vaso, Isso é importante para que o bulbo do raiz fique bem no centro e tenha espaço para se desenvolver. Por fim, complete com mais uma camada de substrato.

adubação necessária

Faça a adubação necessária

Para favorecer o desenvolvimento da orquídea você também pode fazer a adubação conforme o necessário. Cada tipo de orquídea vai necessitar de um tipo e de uma determinada quantidade de adubo e é importante que você conheça essas características para ajudar o desenvolvimento da planta.

plantando orquídeas

No geral, em estágios iniciais a adubação pode ser feita a cada 15 dias ou uma vez por mês. Fazer com uma frequência ou com uma quantidade maior de adubo do que o necessário vai queimar as raízes e dificultar a floração – exatamente o efeito oposto que você pretende obter.

Mantenha os cuidados necessários

Uma vez que a orquídea esteja plantada ela vai precisar de cuidados rigorosos para que se mantenha sempre bonita. A diferença de temperatura entre dia e noite, por exemplo, deve ficar em torno de 7 graus.

cuide delas

Além disso, as plantas precisam receber luz solar de maneira indireta para que possam se desenvolver. Quanto à quantidade de água, com orquídeas é melhor pecar pela falta do que pelo excesso, mas não ache que isso signifique abrir mão de regas frequentes no tempo certo. Também é importante saber que uma vez que a orquídea esteja florida e se desenvolvendo ela não deve ser mexida de lugar.

cuidados necessários

Sim, mesmo em um vaso a orquídea se acostuma com o ambiente em geral: clima, umidade e iluminação. Quando você a move de lugar, acaba gerando uma perturbação nesse status dela, o que exige maior adaptação e, portanto, gera mais dificuldade de floração.

Orquídeas

Transfira para uma árvore

A maioria das orquídeas brasileiras é do tipo que se desenvolve junto a troncos de árvores. Diferentemente do que muita gente pensa, entretanto, elas não são plantas parasitas que roubam a seiva do tronco. Na verdade, elas apenas usam o tronco como forma de se fixar e de se proteger do calor excessivo, já que a copa das árvores dá origem a sombras nessa região.

as mais bonitas

Uma vez que sua orquídea já esteja desenvolvida no vaso ou assim que você comprá-la você poderá transferi-la para uma árvore. Para isso, você deverá escolher uma árvore ou mesmo um tronco morto vertical no qual ela poderá se fixar. Basicamente é necessário amarrar a raiz junto ao substrato com a ajuda de um material biodegradável, como a gaze.

A seguir, é só prender a orquídea junto à árvore, com a “trouxinha” com a raiz e o substrato ficando perto do caule. Em cerca de 12 meses você poderá desfazer a amarração da raiz e a orquídea estará fixa à árvore.

O processo de como plantar orquídeas exige muita preparação e cuidado porque essas flores são naturalmente mais delicadas e exigem maiores cuidados. Sabendo como fazer, entretanto, você vai garantir orquídeas floridas e saudáveis que vão mudar o ambiente para melhor.

Você tem dúvidas? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)