Como Cultivar Violetas Sempre Floridas: Dicas e Vídeos


Populares hoje no Brasil, acredita-se que as violetas tenham origem europeia. Há relatos do surgimento de plantas belas como essa já no império grego, deixando a violeta famosa no mundo antigo. E sua beleza é tamanha que até hoje ela é cultivada e descrita como uma das mais belas flores do mundo. E é verdade, não é mesmo?

melhores dicas de jardinagem

Mas nem toda violeta é igual. Existem diversas subespécies, sendo a mais comumente cultivada no Brasil a violeta africana com descoberta datada de 1928 pelo alemão Walter Von Saint Paul. Uma das vantagens da popularidade da planta é ter um fácil cultivo nos diversos climas e tipos de terreno do nosso país, mas claro, com suas preferências. São considerados os cenários ideias um terreno úmido com o clima tropical úmido. Mas claro, caso você more no semi árido não há problema, nada que uma climatização artificial não resolva, não é mesmo?

cor roxa

Como cultivar violetas passo a passo

Existem duas formas de começar a colorir seu jardim com violetas: com mudas ou sementes. Plantação em semente é apenas indicada quando se há o cenário climático e da terra ideais porque são bem mais complicadas de começarem a brotar. As mudas, ao contrário, já estão em excelentes condições de desenvolver e ‘já deram certo‘, é só continuar com os cuidados para desenvolverem.

passo a passo

O primeiro passo para plantas violetas é escolher qual o local: é na janela, varanda ou outro local com sol e chuva? O ideal é uma área que receba sol apenas meio período, nem o dia todo e nem ausente, mas ao menos contato com os raios do sol algumas vezes ao dia. Seja em vaso ou em canteiro prepare a terra removendo possíveis ervas daninhas, sujeira e colocando terra adubada. Uma dica legal é comprar adubo orgânico em casas especializadas em vender plantas, são sempre produtos de qualidade. O adubo é misturado com a terra para plantio ao menos um dia antes de colocar a muda ou as sementes.

dicas de cultivo

Comprando a muda abra um buraco na terra para colocá-la central. Quanto mais fundo melhor e sem plantas ao redor para a violeta receber a melhor hidratação possível e nutrição sem competir com plantas de maior porte e mais saudáveis. Após colocar a muda ela deve ficar quieta apenas recebendo a regagem diária por ao menos duas semanas para se estabilizar em sua nova casa. Durante este período inicial não cabe mais ao redor e nem coloque adubo.

mudas ou sementes

A rega deve ser feita diariamente tanto no jarro ou canteiro na raiz como borrifando as pétalas para uma melhor hidratação, em especial nos dias quentes. O borrifador ajuda com a hidratação rápida em dias quentes e cidades onde o sol surge mais cedo e demora mais a se pôr. Mas jamais deve-se encharcar a terra, apenas deixá-la úmida o suficiente para mudar de cor para escuro. Se chegar a sair do vaso já é água demais.

com flores

Quer dar uma muda a um amigo? Espere um pouco. Nos primeiros seis meses a indicação dos especialistas é não remover a muda de forma alguma. A violeta leva um certo tempo para se adaptar ao terreno e removê-la pode causar a perda de nutrientes essenciais e diminuir a quantidade de ciclos ou causar a morte da planta.

as várias cores da natureza roxa e rosa como cultivar violetas

Curiosidades sobre as violetas

  • As flores são usadas para a cura também. Na medicina alternativa há desde florais usando as pétalas até chá para curar doenças como reumatismo, dor de ouvido, tosse e contra inflamações.
  • Na Europa as pétalas e folhas de violeta são comumente usadas na salada. Quase não tem sabor mas acrescentam aroma ao prato e por esta característica caíram no gosto popular. No Brasil a preferência é por usar na decoração em bolos e tortas, não indo muito além disso na culinária.

O que você achou? Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)