Beladona: Frutos, Remédios, Formato, Perfume, Cores


Saiba agora quais são os dois tipos de beladona e tire suas dúvidas

Embora seja uma planta relativamente conhecida, a beladona causa muita confusão na cabeça das pessoas porque possui duas variações com o mesmo nome. Além das diferenças entre os nomes, uma de suas variações é potencialmente fatal e, por isso, conheça um pouco mais sobre os dois tipos de beladona.

Amaryllis beladonna

Atropa belladonna

A beladona com nome científico Amaryllis beladonna é uma flor bastante bonita, delicada e que possui uma floração bastante volumosa no inverno. Embora não forneça frutos, essa planta também possui sua toxicidade e suas principais características são:

· Formato de estrela característico

formato de estrela

A principal característica da flor de beladona é que sua flor possui um formato de estrela, normalmente com 6 pontas. Além disso, ela é uma flor que possui profundidade, ou seja, as pétalas crescem sobre um pistilo mais alongado – o famoso “copinho”, que dá mais corpo à flor e onde fica a parte reprodutiva da beladona.

Suas pétalas também não possuem largura homogênea, sendo mais largas na base e progressivamente mais pontiagudas, ajudando ainda mais no formato de estrela.

as mais lindas

· Diferentes tons

Como boa parte das flores, a beladona também aparece em diferentes tons na natureza. O tom mais conhecido é, sem dúvidas, o rosa pink, que normalmente possui o seu interior “manchado” de branco.

diferentes tons

Outros tons incluem o branco, amarelo, vermelho e o lilás, em uma das flores mais bonitas que existem.

· Perfume agradável

Outra característica que faz essa flor atrair o interesse de muita gente é o seu perfume doce e agradável. Sendo um pouco mais leve, a beladona é ideal para perfumar o ambiente de maneira bastante sutil e pontual.

perfume delicioso

· Terra rica é necessária

Caso você deseje plantar a beladona pertinho de você é ideal que você utilize uma terra rica em nitratos e que tenha passado por um processo de adubação. A terra e a planta também precisam ser regadas de maneira frequente, mas sem exageros.

cor bem rosa

O melhor ideal para cultivar essa planta é com incidência solar direta e a floração ocorre no período que vai do outono ao final do inverno, indo de maio a agosto.

· Bulbo tóxico

A parte tóxica dessa planta é o bulbo, que é uma espécie de raiz para o seu desenvolvimento. O cultivo dessa planta é feito com o bulbo e por isso é importante ter cuidado no manuseio para evitar possíveis intoxicações.

Atropa belladonna

tipos e espécies

Já a beladona cujo nome científico é Atropa beladonna é uma planta que, embora forneça flores, possui características bastante diferentes. Normalmente suas flores são roxas e bem fechadas, além de produzir frutos característicos. Algumas das principais características dessa planta incluem:

· Frutos atraentes

Curiosamente, a beladona possui outra variação é que é bastante tóxica. Ela possui frutos que são bastante atraentes para insetos e até mesmo para pessoas. O fruto é redondo, pequeno e escuro, assemelhando-se a uma mistura entre mirtilo e jabuticaba.

Além disso, os frutos são bastante brilhantes e aparecem aos montes em uma árvore de beladona que, inclusive, pode alcançar até 50 centímetros.

flores bonitas

· Potencial remédio medicinal

Sob prescrição médica a beladona pode ser utilizada como um remédio medicinal que normalmente é encontrado em formato de gotas.

zoom na anatomia

Os principais efeitos incluem o efeito analgésico, espasmolítico e inibidor de secreção. A beladona é muito utilizada como relaxante muscular, para dores vesiculares, crises de asma e também para a dilatação de pupilas em exames oftalmológicos.

Em casos menos comuns a beladona também é utilizada para problemas de digestão ou do sistema nervoso que sejam bastante específicos.

fotos ilustrativas

Os efeitos colaterais, entretanto, incluem disfagia – que é a dificuldade para engolir-, taquicardia, hipertensão, náuseas, vômitos e perda de consciência.

cor roxa

Conheça também a flor do deserto!

· Toxidade é preocupante

Apesar de sua beleza e até mesmo de suas boas propriedades não são raros os casos de pessoas que morrem intoxicadas com essa planta. Especialmente quando utilizada como alucinógeno em forma de chá, essa planta possui uma toxidade bastante preocupante.

tipo 2

Embora a região mais tóxica seja a sua raiz, a ingestão de apenas uma ou duas folhas e de alguns frutos já pode ser o suficiente para causar um envenenamento irreversível. Exatamente por causa dessa capacidade é que a beladona é considerada uma das flores mais venenosas e tóxicas encontradas atualmente.

Por isso, se tiver crianças ou animais prefira ter uma beladona em áreas de difícil alcance, porque em grandes quantidades essa planta pode levar à morte.

A beladona pode tanto fornecer flores lindas quanto frutos e partes perigosas para a saúde graças a sua toxicidade. Tudo isso depende do tipo de planta escolhida e por isso é tão importante manter-se atenta às características de cada tipo.

Dúvidas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)